Motor Social de Vila Viçosa entrega prémios do do Concurso de Ideias “Conecta-te ao teu futuro!”

O Projeto Motor Social de Vila Viçosa desenvolveu ao longo da sua vigência várias atividades e ações relacionadas com o empreendedorismo. Em 2023 foram realizados dois concursos de ideias, um com os alunos do Ensino Secundário de Vila Viçosa e outro para desempregados do concelho.

O concurso de ideias com os estudantes do Ensino Secundário de Vila Viçosa realizou-se nos dias  6, 7, 8 e 9 deste mês, com o nome “Conecta-te ao teu futuro!”, onde participaram 228 jovens e foram entregues 67 ideias.

A entrega dos prémios realizou-se ontem, quinta-feira, dia 23 de fevereiro, no Agrupamento de Escolas, onde estiveram presente na entrega dos prémios a vereadora do Município de Vila Viçosa, Mónica Lobo, a professora Ana Sofia Branco, representante do Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa e a equipa do Motor Social.

As ideias premiadas foram as seguintes:

Em primeiro lugar ficou a ideia 𝐒𝐜𝐚𝐧 𝐌𝐞, de João Marmelo, Bernardo Mousinho, Luís Aurélio e Carolina Ramalho. Um projeto que prevê a criação de rede de QRCODES nos monumentos e pontos turísticos em Vila Viçosa, que permitam aos visitantes aceder a informação sobre cada local, monumento e descobrir os segredos mais bem guardados de Vila Viçosa;

Já em segundo ficou 𝐕𝐢ç𝐨𝐬𝐚 𝐂𝐚𝐦𝐩𝐢𝐧𝐠, de Mariana Esperança, Matilde Borrego, João Maria Velez e Maria Malta que pretende criar um parque de campismo em Vila Viçosa. O parque teria tendas de vários formatos para aluguer, cozinha comunitária, casas de banho, café e parque aquático. O parque contaria ainda com um programa de atividades culturais e desportivas.

Em terceiro 𝐌𝐚𝐝 𝐋𝐨𝐨𝐤, de Inês Cristo, Rita Dias, Filipe Fialho e André Lavado. Trata-se de um site Gerador de looks que permitiria aos utilizadores com dificuldades na escolha de roupa, gerar um look de acordo com as preferências do utilizador, que posteriormente poderia adquirir.

Foram ainda premiadas duas equipas que se destacaram com as suas ideias:  𝐌𝐮𝐥𝐭𝐢𝐯𝐢ç𝐨𝐬𝐚 (Joana Ferreira, Lara Moura, Maria Véstias, Raquel Alves). Construção de um Pavilhão Multiusos com o objetivo de ser o Centro Cultural e Social de Vila Viçosa. O Pavilhão além de conter sala de exposição e espetáculos, teria uma biblioteca digital, parque de diversões, cinema 3D, spa, pet sitting, entre outras valências; e 𝐂𝐥𝐮𝐛𝐞 𝐝𝐨 𝐋𝐢𝐯𝐫𝐨 𝐕𝐢ç𝐨𝐬𝐨 (Mariana Pisco).
Criação de uma livraria, com espaço de convívio onde fosse possível realizar pequenos eventos relacionados com a leitura e promoção de livros.

O Motor Social agradece “a todos os participantes, ao Município de Vila Viçosa e em especial ao Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa e à sua Direção, que nos permitiram realizar esta atividade”.

Nas próximas semanas serão anunciados os resultados do Concurso de Ideias realizado na comunidade com desempregados, assim como a data e local da cerimónia de entrega dos prémios.