Carnaval chega ao fim em Elvas após dias de muita folia na cidade

Terminou na tarde desta terça-feira, 21 de fevereiro, o 25º Carnaval Internacional de Elvas, com a saída do último corso, às ruas do centro histórico da cidade, e após cinco dias de muita folia: com os três grandes corsos, no sábado, domingo e hoje; a gala no coliseu e o desfile das crianças das escolas, na sexta-feira; e ainda a tradição das comadres e compadres, na quinta-feira.

Anabela Cartas, vice-presidente da Câmara de Elvas, felicita todos os grupos que participaram na edição deste ano do Carnaval de Elvas, considerando que “foram fantásticos, trouxeram imensas pessoas e se conseguiram superar, foram todos excelentes”.

No final, será feito um balanço, garante a vice-presidente, adiantando que “temos sempre que avaliar o que correu bem e menos bem, eu gosto deste formato, mas é a minha opinião, não quer dizer que outras pessoas não gostem de outros formatos, mas, no geral, considero que a população está toda muito satisfeita com a 25ª edição do Carnaval Internacional de Elvas”.

A vice-presidente explica ainda que continua “a fazer sentido a gala acontecer na sexta-feira, no Coliseu, para apresentar os grupos, mas sou da opinião que na segunda-feira tem que haver qualquer coisa em Elvas, para colmatar esta lacuna, porque temos as infraestruturas necessárias, temos o calor humano, o nosso saber-fazer e vamos conseguir fazer, na segunda-feira de Carnaval, qualquer coisa para engrandecer ainda mais o nosso Carnaval”.

Sobre o facto de o Rei do Carnaval ser Jorge Guerreiro, Anabela Cartas garante que “é excecional e não poderia ter sido de outra forma, o facto de ele, no fim do Carnaval ter feito um mini concerto no viaduto, foi ouro sobre azul, porque nunca tinha visto tanta multidão, como a que ele arrasta atrás de si, no carro do Carnaval, ele tem sido fantástico”, remata.

No corso de hoje, para além dos sete grupos do concelho – Vila Boim, Sociedade de Instrução e Recreio (SIR), Sociedade Recreativa 1º de Dezembro (“Azevia”), Santa Eulália, São Vicente, Gota d’Arte e Arkus – juntaram-se, uma vez mais, a trupe “Sou Filho Único” e o rei Jorge Guerreiro, e ainda duas comparsas de Olivença: Tarakanova e Donde Vamos La Liamos.

Apesar deste ser um carnaval organizado, há sempre foliões, a título individual ou em pequenos grupos, que se juntam à festa. As ruas, uma vez mais, encheram-se de público, vindo de toda a região, incluindo da Extremadura, para assistir a este derradeiro desfile da 25ª edição do Carnaval Internacional de Elvas.



Presidente da APORMOR aconselha criadores para cuidados a ter com a Língua Azul

A Língua azul, ou febre catarral ovina, é causada por um arbovírus, sendo que existem 24 serotipos do vírus que não desenvolvem imunidade cruzada entre si.

Esta doença pode ser severa em certas raças de ovinos, no entanto, raramente causa doença em bovinos, caprinos e em grande parte dos ruminantes selvagens.

Joaquim Capoulas, presidente da APORMOR, aconselha os criadores a ter alguns cuidados com os seus ovinos e bovinos, as espécies afetadas por este vírus, nomeadamente “ter cuidado com transportes e biossegurança, evitar troca de animais entre explorações e há uma vacinação obrigatória que era bom que todos fizessem”.

Este é um problema que, “para bem de todos, não se alastrasse mais”, acrescenta Joaquim Capoulas.

Estão em curso campanhas de vacinação obrigatória dos ovinos reprodutores e dos jovens destinados à reprodução dos efetivos. A vacina é fornecida às organizações de produtores pecuários, sendo que a DGAV aconselha ainda a vacinação dos restantes animais de espécies sensíveis, como bovinos.

Corso Carnavalesco de Estremoz já está nas ruas

O corso de Carnaval em Estremoz já está nas ruas, contando com mais de dez grupos e 500 foliões, nesta tarde de terça-feira, 21 de fevereiro.

O desfile teve início no Rossio Marquês de Pombal e, posteriormente, haverá matiné, com animação musical, no Pavilhão B do Parque de Feiras e Exposições de Estremoz, para continuação da folia.

O vídeo do início do corso carnavalesco de Estremoz para ver aqui.

Oficina de Produção Musical todas as quartas e sextas-feiras no Centro Juvenil

A Oficina de Produção Musical decorre todas as quartas e sextas-feiras, das 14 horas às 18 horas, no estúdio do Centro Juvenil.

Anabela Ferreira, do Centro Juvenil, explica que “a oficina de produção musical permite que os jovens, em contexto de estúdio de som, possam fazer produção musical”.

“Continuamos a ter jovens interessados, obviamente que não é uma multidão, uma vez que hoje em dia o jovem tem um grande conforto em casa e tem acesso às novas tecnologias e ao conforto que há dez anos era impensável”, esclarece Anabela Ferreira relativamente aos jovens.

A Oficina de Produção Musical é dedicada aos jovens com mais de 14 anos.

Importância dos exames complementares de diagnóstico no “De Boa Saúde”

Os meios complementares de diagnóstico e terapêutica desempenham um papel importante na atividade clínica, possibilitando ao médico prescrever ao paciente o tratamento mais ajustado em cada momento. Existem dois tipos de meios complementares: os de diagnóstico e os de terapêutica.

Na edição desta semana do programa “De Boa Saúde”, o médico Pintão Antunes explica que os exames complementares “são fundamentais, na medicina moderna, para os profissionais de saúde poderem complementar um diagnóstico”.

A importância dos exames complementares de diagnóstico é o tema em destaque esta semana no programa “De Boa Saúde”, com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes, que pode ouvir no podcast abaixo:

Ciclo de Dança e Música, por Rita Roberto, na Oficina da Criança

Na Oficina da Criança está a decorre até março, um Ciclo de Dança e Música, por Rita Roberto. No passado sábado, 18 de Fevereiro, houve música e movimento, com crianças pequenas (0 aos 3 anos) e adultos cuidadores a juntarem-se para escutar, dançar e cantar.

A próxima sessão do Ciclo de Música será a 18 de Março, entre as 14 horas e as 18 horas, para adultos e crianças a partir dos 4 anos. O tema será Dançar em Família. As descobertas que uma criança faz, em família. Nesta sessão, encontram-se novas linguagens e redescobrem-se modos de partilha, tendo como base a relação afetiva. Conhecer o outro, crescer com ele, conhecer o seu corpo em ação, as suas ideias e emoções, e dançar com ele.

X Edição do Torneio António Duarte Silva Borges no CTMN esta segunda-feira

No decorrer X Edição do Torneio António Duarte Silva Borges- Sub12, Nível A, de 18 a 22 de fevereiro, no Clube de Ténis Montemor-o-Novo (CTMN), foi registado, esta segunda- feira mais um torneio.

O Torneio António Duarte da Silva Borges é uma prova oficial da Federação Portuguesa de Ténis, no escalão de Sub12, Nível A, com a categoria máxima da FPT e que conta com os melhores atletas femininos e masculinos nacionais. Estão inscritos na prova 74 atletas em ambos os géneros.

Sendo um dos torneios mais importante que o CTMN organiza de carácter nacional, intitulado de torneio António Duarte Silva Borges, sócio fundador e o segundo Presidente do Clube de Ténis de Montemor-o-Novo, durante 15 anos.

Nesta X Edição do torneio, o CTMN, conta com dois atletas em prova no Quadro Principal, nomeadamente Tiago Leal, número 13 Nacional do escalão e Margarida Catatão.

Clube de Ténis de Montemor promove deslocação ao Estoril Open a 4 de abril

O Clube de Ténis de Montemor-o-Novo vai organizar uma deslocação para todos os seus atletas, e não só, à oitava edição do maior torneio de ténis, que se realiza em Portugal, o Millennium Estoril Open, que decorre entre 1 e 9 de abril, no Clube de Ténis do Estoril.

A deslocação acontece no dia 4 de abril, revela Dora Sampaio, presidente da direção do Clube de Ténis de Montemor, de forma a permitir, a todos aqueles que queiram, ver “um grande torneio, onde acompanhamos jogos, estaremos na parte, que as crianças gosta muito, que é a parte dinâmica do torneio e terá uma pequena sessão de informação, onde vão poder interagir com os jogadores e ainda uma parte lúdica e técnica sobre o torneio em si”.

Dora Sampaio acrescenta que este será “um dia muito bem passado”, naquele que “é o maior torneio de ténis, em Portugal”.

Clube de Ténis de Montemor-o-Novo que promove no dia 4 de abril, uma deslocação dos seus atletas, ao Millennium Estoril Open.

Cabrela festeja o Carnaval esta terça-feira

A freguesia de Cabrela volta, este ano, a festejar o Carnaval, com as festividades marcadas para amanhã, dia 21, a partir das 15 horas.

A presidente da Junta, Paula Martins adianta que nesse dia haverá “desfile pelas ruas da freguesia, seguindo-se uma matiné, que é já uma tradição”, mas explica que se as condições climatéricas permitirem o desfile parte da Casa do Povo até ao Largo, onde se realiza a matiné, caso não o permitam, a matiné será na Casa do Povo”.

Paula Martins garante que este dia tem sempre “centenas de pessoas”, convidando as pessoas para que levem a” sua máscara e se divirtam connosco”.

Cabrela que conta, na terça-feira, de Carnaval, dia 21, com um desfile e uma matiné, para assinalar esta efeméride.