8º Corso Carnavalesco de Montemor-o-Novo trouxe à cidade mais um dia de folia

O 8º Corso Carnavalesco de Montemor-o-Novo decorreu esta tarde, junto ao Rossio. Este desfile teve a organização da União de freguesias da Nossa Senhora, Bispo e Silveiras, e o Movimento Associativo da Freguesia.

Entre muita folia e diversão, o presidente da União de freguesias, António Danado, exprime como é voltar a ter este momento carnavalesco na cidade: “finalmente voltamos, era isso que queríamos. Nesta avenida onde decidimos que iria ser o nosso sambódromo. Trouxemos as pessoas à rua. Foi ao nível das nossas expectativas e acima de tudo aquilo que não queremos é servir e completar Montemor”.

Este ano o Corso Carnavalesco contou com 17 grupos de quase 600 participantes, que animaram as ruas de Montemor. “Desde 2020 que não temos um desfile de carnaval, o último foi oito dias antes da Covid-19. E voltarmos às ruas é incrível”, declara ainda o presidente de União de Freguesias.

Diversão não é só a palavra do dia ou do Carnaval, mas também da vida, como expressa António Danado: “o Carnaval são só três dias, mas acima de tudo e dos problemas todos que temos na sociedade, também temos que nos divertir. Temos que apostar nesses dias e esquecer os problemas, aproveitar a vida, estar com a família e fazer aquilo que nos apeteça”.

Máscaras, fatos de vários temas, música, aplausos e muita gargalhada levou a cidade de Montemor a saborear este momento carnavalesco. O que torna o carnaval numa época especial e cheia de animação é facto das pessoas usarem a sua criatividade. Neste caso, vários grupos decidiram sair à rua para “trazer alegria e sabedoria dos seniores” ou “fazer questão de abrilhantar a população” ou ainda “pelo convívio e animação”. Entre confetes os temas são diversos e “criados pelas próprias mãos todo o pormenor”.

O desfile de carnaval na cidade é possível graças às pessoas que estavam a assistir sempre com um sorriso na cara: “Há máscaras muito originais e há cada vez mais pessoas aderir (ao desfile)” como “é incrível, foi uma boa iniciativa pela parte da organização, estão de parabéns”.

O 8º Corso Carnavalesco de Montemor-o-Novo trouxe de volta folia, animação e momentos que ficam na história da cidade.

 

Cozido na Panela de Barro está de volta ao Ciborro

A freguesia de Ciborro, este fim de semana, conta com duas festividades de Carnaval. O baile de carnaval realiza-se este sábado, na Casa de Cultura e Recreio, às 21.30 horas, e o tradicional Cozido na Panela de Barro decorre amanhã, às 13 horas, no Largo do Povo.

“Vamos ter duas iniciativas, uma delas organizada pelo Rancho Folclórico do Ciborro, o baile de carnaval, na Casa de Cultura e Recreio, às 21.30 horas. No qual convido todos aqueles que queiram participar e se divertir um pouco a estarem presentes” e também “no domingo vamos ter o já tradicional Cozido na Panela de Barro, que já fazemos há três anos. O cozido consiste na recriação dos trabalhos antigos do campo, onde já temos cerca de 300 pessoas inscritas. Vai ser uma tarde de diversão, com o músico Pedro Pais a animar este momento”, descreve Nélia Campino, presidente da Junta de Freguesia do Ciborro, sobre este fim de semana carnavalesco na freguesia.

Relativamente ao Cozido na Panela de Barro, Nélia Campino, conta a história desta tradição típica do Ciborro: “antigamente realizavam este cozido. Por isso, neste sentido, e também porque uma freguesa nossa desafiou-nos a recriar novamente esta tradição, voltamos com esta iniciativa. É uma atividade que temos feito e tem tido algum sucesso até porque logo na primeira semana meia atingimos 260 inscrições e tivemos logo que encerrar as inscrições para conseguirmos controlar quer o espaço quer o número de inscritos. Esta iniciativa teve ainda o intuito de recriar um pouco a tradição antiga e aquilo que se fazia no trabalho no campo, que eramos almoços que eram feitos por uma cozinheira em lume no chão e também os antigos almoços na cooperativa que se realizava há muitos anos atrás”

O conceito de recriar o Cozido na Panela de Barro é trazer de volta “o antigamente e a diversão”

Carnaval sai este domingo à rua em Vila Viçosa

O desfile de Carnaval de Vila Viçosa, em Vila Viçosa, realiza-se amanhã, domingo, dia 19.

A organização está a cargo da associação Calipofoliões e Miguel Ventura, responsável pela associação, refere que “as expetativas são muito altas e contamos com mais de 300 foliões inscritos”.

O Carnaval de Vila Viçosa conta este ano com animação musical com Zé Pedro Sousa, seguido de baile na Praça da República.

Tiago Salgueiro, vice-presidente da câmara de Vila Viçosa, espera que “o Carnaval seja mais um ponto alto no concelho”.

Desfile de Carnaval em Vila Viçosa realiza-se este domingo, a partir das 15 horas, com animação musical a cargo de Zé Pedro Sousa. Amanhã, Bencatel, no concelho de Vila Viçosa, recebe o desfile de Carnaval.

Foros V. Figueira despede-se da Taça Dinis Vital com derrota com Arcoense

O Foros de Vale de Figueira, que descansou na passada jornada da Liga AFE, foi a primeira equipa do concelho a entrar em campo na 6.ª e última jornada da fase de grupos da Taça Dinis Vital. Na sexta, às 20h00, no Campo Artur Jorge, em Arcos, o Foros defrontou o Arcoense, num jogo apenas para cumprir calendário, já que o Foros já sabia que não seguia em frente na Taça. O resultado foi uma derrota por 2-0. Pedro Pereira, treinador do Foros, diz que foi um jogo difícil mas do qual saiu contente com a réplica que o Foros deu, sendo que a vitória é mais que justa!

O Foros, que sai daTaça com um saldo de 2 vitórias e 4 derrotas, que ditaram o 3° lugar no grupo C, apontando desde já baterias para o derby com o Grupo União Sport B, na próxima jornada da Liga AFE!

Guarda-redes da TIS Futsal na Seleção Sub-15 da Associação Futebol de Évora

César Vieira (1.º jogador à esquerda, na fila de cima), guarda-redes da TIS Futsal, está a representar a Seleção da Associação de Futebol de Évora, liderada pelo mister João Serrano, num torneio Interassociações Sub-15, em São João da Madeira. O César tem brilhado na baliza da TIS demonstrando muita qualidade mas também muita margem de progressão!
A seleção de Évora vai competir neste torneio nacional, entre 18 e 21 de fevereiro, com a organização da Associação de Futebol de Aveiro.
Évora vai defrontar as associações de Santarém (dia 18, às 12h15), Algarve (dia 19, às 10h00), Setúbal (dia 20, às 14h30) e Leiria (dia 21, às 14h30).
De realçar o jogo do dia 20, frente a Setúbal, terá transmissão em direto no Canal 11.

Taça Dinis Vital: Cabrela recebe o Santana do Campo este domingo

Termina neste fim de semana de Carnaval, a fase de grupos da Taça Dinis Vital 2022/2023. A sexta e última jornada vai jogar-se entre 17 e 19 de fevereiro, ou seja, sexta a domingo.

O Cabrela recebe o Santana do Campo, este domingo, às 15 horas, para a sexta jornada da Taça Dinis Vital com a passagem à próxima fase da Taça já garantida. Por isso, André Repolho, treinador do Cabrela, diz que vai aproveitar “para dar oportunidade a jogadores com menos minutos”.

Também neste domingo o Cortiçadense viaja até ao terreno do Sporting de Viana para a Taça Distrito de Évora. Mário Carrasco, treinador do Cortiçadas de Lavre, adianta que este jogo serve “para cumprir calendário” numa partida “apenas para desfrutar” e “rodar alguns jogadores”.

O Estrela Escouralense recebe o Bencatelense. Nesta semana também não foi possível fazer a antevisão com o treinador do Escouralense, João Rolo.

Foliões saem esta tarde às ruas de Borba

A cidade de Borba comemora hoje, sábado, dia 18, o Carnaval com o tradicional desfile pelas ruas da cidade.

Para além do tradicional corso carnavalesco “que tem início pelas 15 horas, a Junta de Freguesia de Matriz, a Junta de Freguesia de S.Bartolomeu e o Município de Borba prepararam um lanche convívio para todos os foliões”, de acordo com Leonel Infante, da organização.

“Este ano temo uma novidade, uma vez que a banda “Baila Brasil” vai animar o desfile num camião palco”, referiu o responsável, assegurando ainda que “são esperados, pelo menos, 500 foliões no desfile”.

Desfile de Carnaval realiza-se hoje, pelas 15 horas, em Borba

Próximo sorteio do Euromilhões com jackpot de 87 milhões de euros

O sorteio de ontem, 17 de fevereiro, do Euromilhões, não teve totalistas, pelo que na próxima terça-feira, dia 21, estará a jogo um jackpot de 87 milhões de euros.

Dois segundos prémios, no valor de 389 mil euros, saíram no estrangeiro. Para Portugal vêm dois terceiros prémios, de cerca de 18 mil euros. Este terceiro prémio saiu a um total de dez apostadores.

Os quase 1500 euros do quarto prémio saíram a 38 jogadores, seis deles com aposta registada em território nacional.

A chave vencedora do sorteio de ontem é composta pelos números 8, 23, 27, 42 e 45 e pelas estrelas 1 e 9.

A informação apresentada na dispensa a consulta da lista de prémios no portal dos Jogos Santa Casa.

8º Corso Carnavalesco de Montemor no Rossio este sábado

Foto arquivo

O 8º corso Carnavalesco de Montemor-o-Novo vai realizar-se este sábado, às 15 horas, numa organização da União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras, com o tradicional desfile pela cidade.

António Danado, presidente da União de Freguesias, revela que este ano têm 17 grupos inscritos: “Não iremos contar com menos de 500 pessoas a desfilar, mas há sempre alguém que falta há última da hora e outras pessoas que aparecerem há última da hora. Quanto mais tivermos na folia melhor e nós estamos preparados para vivê-la de forma intensa”.

Para além da folia “intensa”, o presidente da União de Freguesias, expressa que dois dos objetivos com este desfile “é a reativação do projeto e que todos se possam divertir no sambódromo”.

O presidente da União de Freguesias pede ainda a toda a população “para terem calma” e alerta para o fecho ao trânsito de algumas ruas. “As ruas na zona do Rossio vão estar com o trânsito muito limitado. Chamamos atenção de todos e acima de tudo calma para nos divertirmos em segurança. E que não seja posto nada em causa, principalmente para a nossa população”.

António Danado explica ainda o percurso feito pelas ruas da cidade e como termina o desfile: “o desfile vai partir das ruas entre as duas escolas, junto à redonda inferior do Rossio. De seguida vamos dar a volta à Praça de Touros, iremos subir a rua junto à escola secundária e depois viramos à esquerda para a Rua dos Forcados Amadores de Montemor, descendo posteriormente a rua do matadouro. E depois alguns vão dar uma segunda volta pelas mesmas ruas. Já no final, iremos todos para o Parque de Feiras e Exposições para continuar a folia e anunciarmos o prémio atribuído ao melhor grupo”.