Lavre ganha a Santanense e fica isolado no 1.º lugar

Neste sábado, 11 de fevereiro, o Grupo Desportivo de Lavre recebeu no Campo da Amoreira, na 3.ª jornada, do Grupo C, da 2.ª fase do Inatel Santarém, a equipa do Santanense. O Lavrense venceu por expressivos 5-1 (com 2-0 ao intervalo), com hat-trick de Rúben Martins, considerado o melhor em campo, com os restantes golos a serem marcados por Diguinho e Ribeiro. O Lavre demorou um pouco a entrar no jogo, mas após os primeiros 20 minutos, a formação do Lavrense dominou totalmente a partida, num bom jogo do Lavre. Foi uma jornada positiva, já que, com a derrota do Figueirense, o Lavre assume o 1.º lugar do grupo isolado.
Na próxima semana há paragem de campeonato, com a competição a regressar no domingo, 26 de fevereiro, com o Lavre a deslocar-se a Santo Estevão.

U. Montemor vence em Viana e aproxima-se de Canaviais

Este domingo, 12 de fevereiro, prosseguiu o Distrital de Seniores da Associação de Futebol de Évora.
Na Liga Elite, jogou-se a 14.ª jornada, com o Grupo União Sport (GUS) a ter uma vitória muito suada no Campo João de Sousa Faria e Melo, ganhando por 1-2 diante do Sp. Viana do Alentejo, somando a sua 10.ª vitória consecutiva, enquanto que o Cabrela perdeu em casa por 0-1 com o Lusitano Arraiolense.
Na Liga AFE, no Grupo B, disputou-se a 12.ª jornada, com a realização de mais dois derbys entre equipas do concelho de Montemor-o-Novo. Desta feita, no sábado, e tendo como palco o Estádio 1.º de Maio, a equipa “B” do Grupo União Sport perdeu por 1-4 na receção ao Cortiçadas de Lavre. Já este domingo, o Estrela Escouralense ganhou por 3-0 com o Valenças do Ciborro, enquanto que o Fazendas do Cortiço foi a Mora ter uma vitória arrancada a ferros, por 3-4, diante do CHE Morense. O Foros de Vale de Figueira descansou nesta jornada.

Em relação ao desafio que a RNA acompanhou com relato, e onde o União jogou fora de portas com o Sp. Viana, a formação da casa entrou melhor e mais pressionante na partida, com o União a tentar assentar jogo. Desta forma, e naturalmente, foi a equipa de Nuno Canelas a criar as primeiras situações de perigo, deixando 2 avisos aos alvinegros. Só aos 20 minutos o União conseguiu aproximar-se da área contrária, conseguindo uma primeira oportunidade. Pouco depois, aos 23 minutos, o Viana adiantou-se no marcador, com o capitão Leonel Levi a subir mais alto, após cruzamento, e a colocar a bola no fundo da baliza do União. O União estava com muitas dificuldades e tardava em conseguir responder à desvantagem. Aos 44 minutos, quando nada o fazia prever, foi à lei da bomba que Zé Quito deu a igualdade ao União, num remate fortíssimo de primeira, a mais de 25 metros da baliza, um golaço do mais recente reforço do União. Pouco depois, o Viana quase volta à vantagem, na sequência de um erro infantil da defesa alvinegra. O jogo chegaria ao intervalo com um empate a 1 bola no marcador, um resultado mais agradável para a equipa montemorense, visto que o Sp. Viana esteve melhor que o União nos primeiros 45 minutos.
A 2.ª parte iniciou sem mexidas nos 11 iniciais de ambas as formações. A primeira chance da 2.ª parte foi para o União, mas o Viana respondeu com uma jogada onde valeu um excelente corte de Carlos Cassola. O Viana continuava a ter algum ascendente na partida quando, contra a corrente do jogo, aos 62 minutos, e de bola parada, o União deu a cambalhota no marcador, fruto de um cruzamento perfeito, com Leonardo Pereira, livre de marcação, apontou o 1-2. Aos 65 minutos, João Guerra efetua a 1.ª alteração, reforçando o meio campo, com Luís Madeira a render Catalão. Aos 78 minutos, ambos os emblemas efetuaram uma substituição, com Fernandes a entrar para o lugar de Brasão, no Viana, enquanto que no União João Semedo substituiu Rodrigo Vicente . Entretanto, no Viana, Aragão rendeu Gassamá e, aos 89 minutos, no GUS, Capela e Wesley renderam Bruno Machado e António Vicente. Já muito perto do final da partida, o União esteve muito perto de marcar o 3.º tento, com João Semedo a rematar à trave. A partida iria terminar com o União a alcançar 3 preciosos pontos, num jogo muito difícil, com o União a ter de fazer das tripas coração para vencer, pois sentiu muitas dificuldades perante um Viana que deu muito boa conta de si, pelo menos até aos 60 minutos, e que vendeu cara a derrota.

Liga Elite > 14.ª jornada> 12/02
Canaviais 1-1 Atlético Sc
Redondense 4-2 Estrela Fc
Sc Viana Alentejo 1-2 Gr. União Sport
Casa Povo Cabrela 0-1 Lusitano Arraiolense
Monte Trigo 1-0 Alcaçovense
Portel 1-1 Arcoense

Liga AFE > Grupo A > 12ª jornada> 12/02
Lusitano de Évora Clube “B”4-0 Vera Cruz
Aguiar 0-0 Estremoz
Oriolenses 1-1 Calipolense
Borbense – Tourega (não se realizou)
Descansa: Bencatelense

Liga AFE > Grupo B > 12.ª jornada> 12/02
Gr. União Sport “B”1-4 Cortiçadas de Lavre
Estrela Escouralense 3-0 Valenças
Che Morense 3-4 Fazendas Cortiço
Santana Campo 3-0 S. Pedrense
Descansa: Foros de Vale de Figueira

 

Elisabete Fiel expõe “Ensaio sobre a alegria” na Casa da Cultura de Elvas

“Ensaio sobre a Alegria” é o nome da exposição, da autoria de Elisabete Fiel, que está patente na Casa da Cultura de Elvas.

Trata-se de uma mostra de pintura que pretende “levar as pessoas a sentir alegria em simples momentos do dia-a-dia”, de acordo com a autora da exposição, a elvense Elisabete Fiel. Além das telas, a exposição tem também a vertente musical e as telas retratam, sobretudo “paisagens imaginárias, usando as cores como uma ilusão”.

A exposição “Ensaio sobre a Alegria” pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9 às 13 e das 14 às 17 horas e ao sábado das 10 às 13 horas, até dia 18 de Fevereiro.

Liga Elite: GUS vai defrontar o Sporting Viana no Campo João de Sousa Faria e Melo

A 14ª jornada da Liga Elite joga-se hoje, domingo, 12 de fevereiro, no Distrital de Seniores da Associação de Futebol de Évora.

Nesta jornada, o Grupo União Sport desloca-se até ao Campo João de Sousa Faria e Melo, em Viana do Alentejo, para defrontar o Sporting Viana.

O GUS vai até ao terreno do Sporting de Viana, que há dois jogos que não vence, vindo de uma derrota caseira de por quatro bolas a zero contra o Portel. Na 1.ª volta o União bateu o Sporting de Viana por 3-0, em Montemor. O União está na 2.ª posição, com 29 pontos, enquanto o Viana está em 7.º com 15 pontos.

Para João Guerra, treinador do GUS, “é mais um jogo difícil e a tabela classificativa não reflete o valor do plantel do Viana, uma equipa em transformação e que se tem reforçado ultimamente”.

Ainda na Liga Elite, na jornada deste domingo, o Cabrela recebe o Lusitano Arraiolense. Na opinião de André Repolho, treinador do Cabrela, este é “um jogo de tudo ou nada” pois “têm de vencer, para lutar pela disputa da manutenção”.

Para além destes jogos, nesta 14ª jornada defrontam-se também:

Liga Elite
Canaviais – Atlético Sc
Redondense – Estrela Fc
Sc Viana Alentejo – Gr. União Sport
Casa Povo Cabrela – Lusitano Arraiolense
Monte Trigo – Alcaçovense
Portel – Arcoense

Acompanhe hoje, na Bancada Desportiva, , entre as 15 horas e as 19 horas, com Paulo Canas e Nuno Gamito, o resultado dos jogos da Liga da Associação e Liga Elite.

Câmara de Arraiolos aposta em Zona de Recreio na Barragem do Divor

“Barragem do Divor – Zona de Recreio Público e Náutico” é um dos projetos da Câmara Municipal de Arraiolos para este ano, cujo investimento abrange os 600 mil euros do orçamento municipal.

“Nós já temos adjudicadas as obras para o início desta empreitada. Pretendemos que arranque o mais depressa possível”, garante João Campos, vereador da Câmara de Arraiolos explica o objetivo desta obra e o financiamento investido

O vereador da Câmara de Arraiolos explica ainda o objetivo desta obra: “Esta é uma zona de recreio náutico e também pública, que pretende promover o turismo na região e pretende atrair cada vez mais pessoas ao nosso concelho através de mais uma oferta criada pela câmara municipal”.

“Tem o investimento de cerca de 600 mil euros, é um projeto que está incluído no orçamento municipal para 2023 e é este ano que pretendemos concluir as obras”, revela João Campos relativamente ao investimento na empreitada denominada de “Barragem do Divor – Zona de Recreio Público e Náutico”

Relativamente ao orçamento municipal para este ano o valor é de 13 852 588€. Segundo João Campos, o planeamento de projetos a desenvolver para 2023 com o orçamento municipal passa por: “intervir nas aldeias, reabilitando elementos patrimoniais do concelho, como fontes e tanques; temos previsto o arranjo de algumas vias de transportes ou de comunicação; a criação do centro de acolhimento turístico e interpretativo, por exemplo, no Palácio dos Condes do Vimeiro, no Laboratório de Arte Têxtil Contemporânea e no Museu do Dordio Gomes; um espaço de go working, que permitirá às empresas partilhar alguns recursos para desenvolver o seu trabalho; temos o objetivo de construir e requalificar a rede pedonal; a intervenção na barragem do Divor; a criação de projetos de loteamento municipal para dar respostas a solicitações que nos têm feito chegar e também permitindo algum desenvolvimento, no sentido de os jovens e as pessoas que queiram vir para Arraiolos que venham e aqui se fixem. O município tem também vários projetos em termos mais gerais, como o centro comunitário das ilhas, a construção de uma piscina coberta e outros projetos de cariz cultural, turístico e social”

“A Cerâmica Portuguesa” para visitar na Galeria Municipal de Montemor

A exposição itinerante “A Cerâmica Portuguesa” está patente até dia 24 deste mês, na Galeria Municipal de Montemor-o-Novo.

Esta exposição conta “com um conjunto de obras das 26 vilas e cidades que formam a Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica, na qual Montemor-o-Novo está inserido, tendo sido um dos fundadores, em 2018”, revela o vice-presidente da Câmara de Montemor, Henrique Lopes.

Para o vice presidente da Câmara de Montemor, esta mostra tem como objetivo “promover e incentivar o desenvolvimento local regional e nacional, na defesa, preservação e promoção do património cultural associado à atividade da cerâmica, para dar uma maior visibilidade a esta arte”.

Henrique Lopes recorda que, “houve uma requalificação, por parte do Telheiro, e também a inauguração do Centro de Investigação de Cerâmica, nos antigos lavadouros de Montemor, onde nasceram as Oficina e Centro de Investigação de Cerâmica e da Terra, e é por esta via que Montemor também se integra nesta associação e temos já um conjunto interessante de ceramistas, que muitos apesar de não serem de cá, trabalham aqui”.

“Dar outra visibilidade e dinamismo à cerâmica, e proporcionar aos munícipes um maior contacto com esta arte” é outro dos objetivos desta exposição, afirma ainda Henrique Lopes, terminando dizendo que “a cerâmica está viva e esperamos que ganhe escala e dinâmica, numa visão mais otimizada, no contexto cultural, artístico, turístico e económico de Montemor-o-Novo”.

“A Cerâmica Portuguesa”, em exposição, até dia 24 de fevereiro, na Galeria Municipal de Montemor-o-Novo.

Cortiçadense ganha em Montemor ao União B por 4-1

Na Liga AFE, no Grupo B, disputa-se este fim-de-semana a 12.ª jornada, com a realização de mais dois derbys entre equipas do concelho de Montemor-o-Novo. Desta feita, neste sábado, 11 de fevereiro, e tendo como palco o Estádio 1.º de Maio, a equipa “B” do Grupo União Sport perdeu por 1-4 na receção ao Cortiçadas de Lavre, com os golos da vitória do Cortiçadense a serem apontados por Emanuel Cá (2), Alexandre Constantino e ainda um autogolo. O golo do GUS B foi marcado por Sálio Ai Ai.

Após ter regressado às vitórias na jornada passada, diante do São Pedrense, a equipa B do Grupo União Sport, tal como antevia o seu treinador Gonçalo Teixeira, teve um jogo complicado neste sábado, com o Cortiçadas de Lavre a viajar até Montemor apostado em tentar levantar a cabeça e dar a volta por cima e, de facto, o Cortiçadense conseguiu uma vitória motivadora.