11º jornada da Liga AFE com dois derbys do concelho de Montemor

A 11ª jornada da Liga AFE joga-se amanhã, dia 5 de fevereiro, no Distrital de Seniores da Associação de Futebol de Évora. No Grupo B, há dois derbys do concelho de Montemor-o-Novo.

O Escouralense após muito tempo sem competir, regressou ao campeonato com uma vitória, que lhe permitiu partilhar o 1.º lugar com Cortiço e Foros de Vale de Figueira, todos com 17 pontos.

Neste domingo, o Escouralense joga fora de portas, no Parque Desportivo de Montemor, casa emprestada do Fazendas do Cortiço. Na 1.ª volta, estes emblemas empataram 1-1. João Rolo, treinador do Estrela Escouralense, espera uma partida “muito difícil, um jogo de tripla”, relembrando que o Cortiço “está invencível, mas o Escoural quer manter-se no topo”.

O Fazendas do Cortiço, por seu turno, após três jogos fora de portas, joga na sua casa emprestada, recebendo o Escouralense. Para Fábio Regouga, treinador do Cortiço, afirma que se trata de um jogo “muito difícil, pois o Escouralense está numa fase ascendente e os resultados falam por si, há 6 jogos que não perde, somando 5 vitórias e 1 empate, e apanha o Cortiço na pior fase da época, já que vem de 3 empates”. Apesar disso, o técnico do Fazendas do Cortiço adianta que “estão com muita vontade de dar a volta”.

O Foros de Vale de Figueira, que venceu em casa o São Pedrense por 2-0, na última jornada, desloca-se na presente jornada a Cortiçadas de Lavre, um derby que nesta temporada já acontece pela a quarta ocasião, com vantagem clara dos Foros. Segundo Pedro Pereira, treinador dos Foros de Vale de Figueira, estes encontros têm sido sempre “equilibrados e difíceis”, considerando que, apesar da classificação do Cortiçadense, o jogo “não vai ser pêra doce”.

Já o Cortiçadense, que descansou na última jornada, e que ainda não conseguiu uma vitória nesta temporada, tendo 2 empates no campeonato da Liga AFE (com Foros e S. Pedrense), está na última posição do Grupo B da Liga AFE, com 2 pontos averbados.

A terminar falamos de dois emblemas que se defrontaram e empataram a uma bola na passada jornada: o Grupo União Sport B e o Valenças.

Nesta jornada, no sábado, a equipa B do Grupo União Sport, viaja até ao São Pedrense que vem de 3 derrotas, após empate com Cortiçadas e vitória com Valenças. O União B há 5 jogos que não vence. Na 1.ª volta, o GUS B ganhou por 2-0 ao S. Pedrense. O treinador do GUS B, Gonçalo Teixeira, refere que “a deslocação ao São Pedrense não se adivinha nada fácil pois esta equipa tem vindo a melhorar e mudou de treinador, o que pode ter um efeito motivador”.

O Valenças que, após 2 empates (com Foros e GUS B), recebe o Santana do Campo. Fábio Neves, treinador do Valenças, diz que este “é mais um jogo para vencer, diante de um Santana que vem motivado com o empate com o Cortiço da última jornada”.

Para além destes jogos, nesta 11ª jornada defrontam-se também:

Liga AFE > Grupo A
Estremoz – Oriolenses
Vera Cruz – Bencatelense
Calipolense – Borbense
Tourega – Lusitano de Évora B

Liga AFE > Grupo B
Pedrense – Grupo União Sport “B” (4/02)
Valenças – Santana do Campo
Fazendas do Cortiço – Estrela Escouralense
Cortiçadense – Foros de Vale de Figueira

Acompanhe amanhã, na Bancada Desportiva, entre as 15 horas e as 19 horas, com Paulo Canas e Nuno Gamito, o resultado dos jogos da Liga da Associação e Liga Elite, com destaque para o jogo entre o GUS e o Canaviais disputado no Estádio 1º de Maio.