“Quer Árvores!?” é a iniciativa no Mercado de Montemor no sábado

“Quer Árvores!?” é a iniciativa que vai estar no próximo sábado, dia 4 de fevereiro, no Mercado Municipal de Montemor, das 9.30 horas às 12.30 horas.

O Projeto Além Risco, financiado pelo EEA Grants Portugal e com o co-financiamento da CIMAC e Fundação Calouste Gulbenkian, prevê a plantação de mais de 50.000 árvores no distrito de Évora. Parte dessas árvores serão distribuídas aos cidadãos que as queiram plantar.

Dentro das quantidades disponíveis, são oferecidas, nesta campanha, até 15 árvores.

Para fazer o pedido até 3 de fevereiro, preencha o formulário.

Não se esqueça de trazer um vaso ou saco para levar as suas árvores.

2023 pode ser decisivo para a Rede Portuguesa de Arte Contemporânea

Foto: andafala.org

Este ano poderá ser decisivo para a entrada em funcionamento da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea, uma estrutura que reúne toda a criação e produção de arte contemporânea portuguesa, transformando-se numa plataforma que pretende divulgar, a nível nacional e internacional, os artistas e criadores portugueses, bem como as diferentes coleções públicas e privadas existentes em Portugal.

Ana Cristina Cachola é consultora desta rede e referiu-nos que, neste momento, “está a decorrer uma fase de inscrição para todas as entidades. Aquilo que nos deixa muito felizes é que esta rede vai ter dotação orçamental e vai ser financiada para projetos que possam ocorrer em rede”.

“Um bilhete único para diversos espaços e exposições a decorrer em locais diferentes são alguns dos propósitos desta rede. Nós podemos ter em Bragança e Elvas a mesma exposição, partindo do princípio que quem a vê numa cidade não vê na outra. Dessa forma, podemos aproveitar melhor os recursos e, com a dotação orçamental, poderemos qualificar melhor os recursos humanos destes espaços”, garantiu a curadora independente.

Cabe à Direção Geral das ARTES a implementação da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea, bem como a coordenação da equipa designada para esse fim, articulando a sua ação com a curadora da Coleção de Arte Contemporânea do Estado (CACE).

Renata Bueno expõe “Vínculo de Vida” em Santiago do Escoural

A exposição “Vínculo de Vida”, de Renata Bueno, foi inaugurada na sede da Junta de freguesia de Santiago do Escoural, no passado sábado, 28 de janeiro.

Para além de Renata Bueno e do presidente da Junta de Freguesia de Santiago do Escoural, José Geraldo, marcou presença na iniciativa a vereadora da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Sílvia Santos.

A exposição surgiu do projeto “Vínculo de Vida”, de Renata Bueno, que tem o apoio do Município de Montemor-o-Novo, e decorreu na União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras e na Freguesia de Santiago do Escoural. Tratou-se de um encontro entre a artista e alguns dos moradores mais idosos destas freguesias. Nesses momentos de encontro e partilha, Renata Bueno desenhou com tinta-da-china os rostos daqueles com quem se foi cruzando e entrosando, num trabalho que se afigura sobretudo de emoções e que extravasa os limites do desenho artístico em papel.

Na Junta de Freguesia de Santiago do Escoural, estão patentes os trabalhos efetuados com idosos desta freguesia. Na inauguração da mostra, percebeu-se facilmente a relação que Renata estabeleceu com os retratados, recebendo-os com um sorriso e encaminhando-os até a seu retrato. Com o apoio da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia foi possível também ofertar a cada um dos idosos uma cópia do seu retrato.

Esta exposição pode ser visitada até 28 de fevereiro, de segunda a sexta, das 9 às 17.30 horas, na Sede da Junta de Freguesia de Santiago do Escoural.

Oficina de Gravura juntou famílias no sábado na Oficina da Criança

De janeiro a abril, a Oficina da Criança realiza o ciclo “Sábados em Família”, um conjunto de várias oficinas que vão permitir bons momentos em família.

A primeira Oficina realizou-se na manhã deste sábado, 28 de janeiro. Neste primeiro sábado, destinado a famílias com crianças dos 3 aos 14 anos, teve lugar uma Oficina de Gravura, que possibilitou diversão, descoberta e bons momentos entre adultos e crianças!

O próximo sábado em família, com uma Oficina de Feltragem, acontece a 25 de fevereiro, das 10 às 12 horas, e tem com público as crianças dos 3 aos 14 anos.

As inscrições podem ser feitas de forma presencial ou através do e-mail ocrianca@cm-montemornovo.pt.

“António Zambujo, voz e violão” vai ter segundo espetáculo

“António Zambujo, voz e violão” vai ter segundo espetáculo, no dia 11 de fevereiro. Para além do espetáculo das 21.30 horas, vai decorrer uma nova sessão do concerto de António Zambujo, às 17 horas, no Cineteatro Curvo Semedo. Devido à elevada procura de bilhetes para o espetáculo.

Os bilhetes para o espetáculo de dia 11 de fevereiro, às 17 horas, vão estar disponíveis a partir das 9.30 horas, desta quarta-feira, dia 1 de fevereiro, no Posto de Turismo e na Bol.

Ciclo de Música na Oficina da Criança começou em Montemor

No passado sábado, 21 de Janeiro, decorreu a primeira iniciativa deste Ciclo, dedicada às Práticas Performativas na Infância, teve como público-alvo professores, educadores, animadores e outros interessados.

Esta sessão integrou diferentes linguagens artísticas como movimento, música e artes visuais, privilegiando o envolvimento do corpo como um todo e a sua relação com o mundo e os outros, em propostas passíveis de realizar em contexto educativo.

A próxima iniciativa decorre a 18 de fevereiro, entre as 10 e as 11 horas e destina-se a a adultos e bebés dos zero aos três anos.

Música e Movimento é o mote para essa segunda sessão, com crianças pequenas e adultos cuidadores, que se juntam para escutar, dançar e cantar, num ambiente acolhedor e criativo.

As inscrições podem ser feitas de forma presencial ou através do e-mail ocrianca@cm-montemornovo.pt.

Área Protegida Privada do Montado do Freixo do Meio no “Ambiente em FM”

A Área Protegida Privada do Montado do Freixo do Meio, no concelho de Montemor-o-Novo, integra agora a Rede Nacional das Áreas Protegidas, devido à “conservação de valores naturais relevantes” e às espécies de realce na fauna, revela José Janela, da Quercus.

Situada num território com mais de sete mil anos de presença humana, a Área Protegida Privada Montado do Freixo do Meio pertence à Herdade do Freixo do Meio.

A iniciativa de criar esta zona da Herdade em área protegida surgiu do proprietário, Alfredo Cunhal Sendim, derivado à “área contínua de mais de 400 hectares, manchas de vegetação associadas a amontoados e afloramentos rochosos de medronhais e carrascais”, explica ainda José Janela.

O Montado do Freixo do Meio pode ser visitado em várias modalidades, desde de visita livre ou guiada. Esta área protegida privada é o destaque desta semana no programa “Ambiente em FM”, que pode ouvir no podcast abaixo:

GNR de Évora faz dez detenções durante o fim de semana

Foram efetuadas dez detenções em flagrante delito, cinco pelo crime de condução em estado de embriaguez, entre sexta-feira e ontem, de dia 27 a 29 de janeiro, pelo Comando Territorial de Évora da GNR. Destas detenções em flagrante delito, foram ainda efetuadas três pelo furto de produtos agrícolas, uma pelo crime de resistência e coação sobre funcionário e uma pelo crime de desobediência.

Ocorreram durante o fim de semana nove acidentes de viação, sendo cinco colisões, dois despistes e dois atropelamentos de animal de raça suína, dos quais resultaram um ferio leve, danos materiais e ferimentos nos animais.

Foram ainda registados cinco incêndios urbanos nas localidades de Redondo, Mourão, Borba, Vendas Novas e Reguengos de Monsaraz, dos quais resultaram danos em três contentores de lixo e em duas chaminés de habitação respetivamente.

No âmbito da criminalidade, foram registadas 33 ocorrências, tratando-se de 20 crimes contra o património, cinco contra as pessoas, cinco contra a vida em sociedade, dois crimes contra o estado e um previsto em legislação avulsa.

Ao nível contraordenacional a GNR registou ainda 130 infrações à legislação rodoviária, cinco à legislação ambiental e duas à legislação policial.

A GNR dá continuidade às operações Escola Segura 2022/2023 e Lake 2022/2023.

Exposição “Pintadeiras de Pão” no Convento de São Domingos de quarta a domingo

A exposição “Pintadeiras de Pão” está patente até ao próximo dia 31, no Convento de São Domingos, em Montemor-o-Novo. As pintadeira tinham como função imprimir marcas, nos bolos ou no pão, que, entre os séculos XV e XIX, eram cozidos em fornos comunitários, permitindo identificar a que famílias os produtos pertenciam.

A exposição encerra às segundas feiras e às terças-feiras da parte da manhã; no dias restantes, está aberta das 10 horas ao meio-dia e meia hora e das 14 às 18 horas.

Gabinete do Produtor Agrícola ajuda pequenos agricultores no Mercado em Montemor

O Mercado Municipal de Montemor-o-Novo dispõe de um serviço gratuito de apoio técnico e aconselhamento agrícola.

Trata-se do Gabinete do Produtor Agrícola que, como revela Anabela Ferreira, da SMEA (Semear em Montemor Estratégia Alimentar), pretende “dar apoio técnico aos produtores para os ajudar a identificar, por exemplo, as dificuldades nas suas culturas, dar apoio ao nível da sustentabilidade económica e sustentável do produtor, bem como às hortas comunitárias porque a ideia é promovê-las, trazer mais gente para as hortas comunitárias e, tem ainda como objetivo incentivar e trazer mais jovens para a produção agrícola”.

Quem pretender algum tipo de apoio, a estes níveis, “pode deslocar-se ao mercado municipal e tirar as suas dúvidas junto do técnico especializado que lá se encontra, ou seja, para além de incentivar os produtores nas suas produções, pretende ainda ajudá-los nas questões das ameaças que as hortas têm em determinadas colheitas”.

Gabinete do Produtor Agrícola que está localizado na Loja E do Mercado Municipal DE Montemor e encontra-se em funcionamento todas as quartas-feiras, das 9.30 horas ao meio-dia e meia hora, de forma a auxiliar os pequenos agricultores do concelho de Montemor-o-Novo.