Resultados dos Quartos de Final da Taça da Inatel de Évora

Realizou-se este fim-de-semana, 28 e 29 de janeiro, os Quartos de Final da Taça da Inatel de Évora.

Os resultados registados foram: Cano 2-1 São Manços, Graça do Divor 2-4 Vimieiro, Montoito 0-2 Foros da Fonte Seca e Perolivense 2-2 Rosário (2-3 nos penaltis).

Assim, para as meias-finais passam Cano, Vimieiro, Foros da Fonte Seca e Rosário.

Escouralense, U. Montemor B e Foros de V. Figueira empatados no 1.º lugar do Grupo B da Liga AFE

Este domingo, 29 de janeiro, realizou-se mais uma jornada do Distrital de Seniores da Associação de Futebol de Évora, contudo, na Elite, Grupo União Sport e Cabrela adiaram as suas partidas. O redondense – União foi adiado para 16 de abril e o Cabrela – Atlético de Reguengos passou para 21 de fevereiro.

Já no grupo B da Liga AFE, este domingo, o derby entre Grupo União Sport “B” e Valenças terminou com um empate 1-1. Primeiro marcou o Valenças por Kurt Lopes, com o golo do empate a surgir, de grande penalidade, na 2.ª parte, por Diogo Cardinhos. O Fazendas do Cortiço foi até Santana do Campo empatar 2-2, o Foros de Vale de Figueira recebeu e venceu o São Pedrense por 2-0 e o Escouralense, após mais de mês e meio de paragem, ganhou por 4-1 em casa ao CHE Morense.

O Campeonato do Grupo B da Liga AFE está animado, com 3 equipas do concelho de Montemor, nos primeiros 3 lugares, com 17 pontos: Escouralense, Fazendas do Cortiço e Foros de Vale de Figueira.

Resultados:

Liga Elite 12.ª jornada > 29 jan. 2023
Viana Alentejo 0-4 Portel
Canaviais 3-0 Alcaçovense
Monte Trigo 1-2 Arcoense
Casa Povo Cabrela – Atlético Sc (21 FEV)
Lusitano Arraiolense – Estrela Fc (16 ABR)
Redondense – Gr. União Sport (16 ABR)

Liga AFE GRUPO A 10.ª jornada > 29 jan.2023
Oriolenses 0-0 Aguiar
Bencatelense 7-0 Tourega
Borbense – Estremoz (21 FEV)
Lusitano De Évora Clube “B” – Calipolense (21 FEV)
Descansa: Vera Cruz

Liga AFE GRUPO B 10.ª jornada > 29 jan.2023
Gr. União Sport “B” 1-1 Valenças
Santana Campo 2-2 Fazendas Cortiço
Foros Vale Figueira 2-0 S. Pedrense
Estrela Escouralense 4-1 Che Morense
Descansa: Cortiçadense

 

 

Bárbara Tinoco atua dia 30 de abril na Ovibeja

Depois de confirmadas as presenças de “Os Quatro e Meia” e “Xutos e Pontapés na edição deste ano da Ovibeja, surge agora o nome de Bárbara Tinoco para atuar na noite de 30 de Abril.

De recordar que a Ovibeja 2023 decorre de 27 de Abril a 1 de Maio no Parque de Feiras e Exposições Manuel de Castro e Brito.

Candidaturas até dia 3 do Prémio Europeu para a Juventude Carlos Magno

O Prémio Europeu para a Juventude Carlos Magno é atribuído, anualmente, pelo Parlamento Europeu e também pela Fundação que dá nome a este prémio, na Alemanha. Carlos Magno é considerado o pai da Europa e impulsionador da união dos países.

O objetivo deste prémio, explica Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, é “valorizar projetos promovidos por jovens, entre os 16 e os 30 anos, que promovam a união e convivência pacífica entre as comunidades, bem como a tolerância e compreensão, nas mais diversas formas de expressão, desde eventos culturais, exposições, entre outros”.

Ana Pereira recorda que o ano passado este prémio foi atribuído a um projeto português, da Idanha-a-Nova, à Orquestra Sem Fronteiras, que nos seus elementos tem jovens portugueses e espanhóis, que reflete o que está na essência deste prémio”.

As candidaturas para o Prémio Europeu Carlos Magno estão abertas até dia 3 de fevereiro, pode consultar toda a informação aqui. O primeiro prémio recebe um valor de 7.500 euros, o segundo lugar, 5 mil euros e o terceiro, 2.500 euros.

Lavre vence com boa exibição no arranque da 2.ª fase do Inatel de Santarém

Iniciou-se neste sábado, 28 de janeiro, a 2.ª fase da Liga de Futebol de 11 da Fundação Inatel Santarém. O Lavre, que vai jogar esta 2.ª fase com Barrorense, Montinhos dos Pegos, Santanense, Figueirense e Estevense, deslocou-se na 1.ª jornada a Montinhos dos Pegos. O Lavre venceu por 2-0, naquela que foi a sua melhor exibição até ao momento, com os golos a serem marcados por Rúben Martins (considerado o melhor em campo) e Diguinho, numa boa vitória que peca por escassa. Tal como o treinador Filipe Ferreira disse à equipa no final do jogo – “soube a pouco” – já que o Lavre podia ter alcançado um resultado histórico, porém o desperdício foi grande.
No próximo sábado, 4 de fevereiro, o Lavre recebe no Campo da Amoreira o Barrosense, à 15h00.

10ª jornada da Liga AFE joga-se este domingo

A 10ª jornada da Liga AFE do Distrital de Seniores da Associação de Futebol de Évora, joga-se hoje, 29 de janeiro, com as partidas marcadas para as 15 horas.

No grupo B há derby entre Grupo União Sport B e o Valenças, no Estádio 1.º de Maio, em Montemor-o-Novo.

Enquanto o líder Fazendas do Cortiço vai até Santana do Campo, o Foros de Vale de Figueira recebe o São Pedrense.

O Escouralense, cuja última partida disputada teve lugar a 18 de dezembro, regressa mais de um mês depois à competição, jogando em casa com CHE Morense. João Rolo, treinador do Escouralense, não poupa nas palavras e critica esta paragem, que considera ser inaceitável. “É hora de os clubes perguntarem à Associação se quem duas divisões, ou uma divisão e outra para entreter, porque tendo em conta a situação de falta de árbitros não lembra a ninguém ter uma paragem de um mês e meio”.

O técnico antevê assim um “jogo difícil”, até porque a sua equipa está “com pouco ritmo”.

Já o Fazendas do Cortiço defronta o Santana do Campo. Fábio Regouga, treinador do Fazendas do Cortiço, diz que esta é uma “deslocação tradicionalmente difícil”, contra uma equipa bem organizada, com um bom treinador”.

Nesta 10.ª jornada do Grupo B da Liga AFE, o Cortiçadas de Lavre descansa.

Já na Liga Elite, o Grupo União Sport e o Cabrela adiaram as suas partidas. O Redondense – União foi adiado para 16 de abril e o Cabrela – Atlético de Reguengos passou para 21 de fevereiro.

Quanto aos restantes jogos:

Liga Elite 12.ª jornada 

Viana Alentejo – Portel

Canaviais – Alcaçovense

Monte Trigo – Arcoense

Casa Povo Cabrela – Atlético Sc (21 FEV)

Lusitano Arraiolense – Estrela Fc (16 ABR)

Redondense – Gr. União Sport (16 ABR)

Liga AFE GRUPO A 

Oriolenses – Aguiar

Bencatelense – Tourega

Borbense – Estremoz (21 FEV)

Lusitano De Évora Clube “B” – Calipolense (21 FEV)

Descansa: Vera Cruz

Liga AFE GRUPO B

Gr. União Sport “B”- Valenças

Santana Campo – Fazendas Cortiço

Foros de Vale Figueira – S. Pedrense

Estrela Escouralense – Che Morense

Descansa: Cortiçadense 

Alentejo regista diminuição do número de desempregados inscritos no IEFP

A região Alentejo registou, no passado mês de dezembro, uma diminuição do número de desempregados inscritos no Instituto de Emprego e Formação Profissional, em 1 %, comparativamente com o mesmo mês em 2021.

Arnaldo Frade, delegado regional do Alentejo do Instituto de Emprego e Formação Profissional revela que “na região Alentejo, fechámos o ano com pouco mais de 15 mil desempregados, numa situação de queda do desemprego, comparativamente com dezembro de 2021”.

Arnaldo Frade acrescenta que a “evolução do desemprego é, neste momento positiva, mas não quer dizer que não tenhamos que trabalhar todos os dias para sensibilizar as pessoas para a importância de aumentar a sua qualificação, porque só assim podem transitar para o mercado de trabalho”.

O delegado regional do Alentejo do Instituto de Emprego e Formação Profissional revela ainda que a realidade na região é que “há muitas intenções de investimento e não as podemos perder porque se concluiu que as pessoas não se querem qualificar, por isso, há aqui um desafio de todos, para captar esse investimento e que percebam que trabalhamos para qualificar as pessoas e que as empresas sintam que vale a pena investir na região”, conclui.

Segundo os dados divulgados pelo IEFP, o número de desempregados, a nível nacional, no mês de dezembro foi o mais baixo, nesse mês, nos últimos 30 anos, uma diminuição de -11,8% face a dezembro de 2021.

Jovem montemorense é campeã nacional de dança desportiva

A jovem montemorense, Adriana Calaboiça, de 11 anos, sagrou-se recentemente Campeã Nacional do Circuito de Dança Desportiva, no Escalão Juvenil Iniciados standard 1, na época 2022.

Adriana nasceu na Suíça e veio depois para Montemor-o-Novo viver, sendo que foi no país que a viu nascer que ganhou a paixão pela dança e desde dessa altura “o gosto pela dança começou a crescer”, exprime Adriana Calaboiça.

A jovem montemorense afirma que pratica “três horas por dia e duas vezes por semana”, para conseguir atingir o nível de campeã nacional do circuito de dança desportiva.

Relativamente ao circuito, Adriana diz ter sido “interessante” e ao mesmo tempo foi um “desenvolvimento” inesperado. Quanto ao nervosismo a campeã nacional do circuito de dança desportiva admite que a diversão combate este sentimento: “para mim deixar o nervosismo para trás era só dançar. Porque nós estávamos praticamente lá (no campeonato Nacional do Circuito de Dança Desportiva) só para nos divertir”, explica ainda Adriana.

A representar a Ritmus Academia de Dança, de Setúbal, Adriana conseguiu alcançar este título, ao ser a mais pontuada, após as seis Provas do Circuito Nacional de Solos. Para além deste título, a jovem alcançou ainda um 3.º lugar em Latinas 1.

Fotografias com utentes da Casa João Cidade no Arquivo de Montemor

Uma mostra fotográfica, na qual os utentes da  Comunidade Sócio Terapêutica Casa João Cidade assumem o papel principal , está patente no edifício do Arquivo Municipal de Montemor-o-Novo.

Esta exposição, como revela João Aleixo, diretor técnico do Centro de Atividades da Casa João Cidade, “apresenta, à comunidade, um dos trabalhos realizados, ao longo ano com os nossos clientes da resposta de Centro de Atividades e é para nós muito importante porque é o assinalar deste Dia e é muita mostra do nosso trabalho”.

Este projeto, de fotografia, contou com fotógrafos voluntários da comunidade, assim como o apoio de uma maquilhadora voluntária, de cabeleireiros que se voluntariaram, lojas que cederam roupas e adereços e locais em Montemor, que cederam os seus espaços.

São 12 as fotografias que constam desta exposição e que integram também “o segundo projeto associado a este primeiro que é o calendário de 2023”.

João Aleixo adianta ainda que estas fotografias partem, “por um lado, das escolhas feitas junto dos nossos clientes, baseadas nas propostas dos fotógrafos profissionais, que encontraram temas, personagens e locais, que cada cliente vestiu”.

O facto de, este projeto contemplar, para além da exposição, também um calendário para 2023 implicou que, acrescenta João Aleixo, “muitas das fotografias estivessem relacionadas com a temática de cada mês do ano e com as atividades que, no Centro de Atividades, desenvolvemos em cada período do ano”.

João Aleixo convida a população a visitar esta exposição que, “é um trabalho final fantástico, tem um grande valor artístico e é muito motivador para os nossos clientes ter este espaço de visita sempre com pessoas”.

Mostra fotográfica com os utentes da  Comunidade Sócio Terapêutica Casa João Cidade que está patente até dia 31 deste mês, no edifício do Arquivo Municipal de Montemor, e pode ser visitada das 10 às 12.30 horas e das 14  às 18 horas.

Homem detido por posse ilegal de arma e munições proibidas

O Comando Territorial de Évora da GNR, através do Posto Territorial de Vendas Novas, deteve, no dia 26 de janeiro, um homem de 57 anos, por posse ilegal de armas e munições proibidas, no concelho de Vendas Novas.

No âmbito de uma investigação por violência doméstica, os militares da Guarda realizaram diligências policiais, que permitiram apurar que o suspeito, infligiu maus tratos físicos à sua companheira, uma mulher de 39 anos. No decurso da ação realizou-se uma busca domiciliária, onde foi possível apreender uma caçadeira; 43 munições; um carregador e uma faca de cozinha.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

O detido foi constituído arguido e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Montemor-o-Novo.

A ação contou com o reforço do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas de Évora.

A violência doméstica é crime público e denunciar é uma responsabilidade coletiva. Se precisar de ajuda ou tiver conhecimento de alguma situação de violência doméstica participe:

No Portal Queixa Eletrónica, em queixaselectronicas.mai.gov.pt;

Via telefónica, através do número de telefone: 112;

No Posto da GNR mais próximo à sua área de residência, tendo os nossos contactos sempre à mão em www.gnr.pt/contactos.aspx;

Na aplicação App MAI112 disponível e destinada exclusivamente aos cidadãos surdos, em http://www.112.pt/Paginas/Home.aspx;

Na aplicação SMS Segurança, direcionada a pessoas surdas em www.gnr.pt/MVC_GNR/Home/SmsSeguranca.

[/shc_shortcode]