“Uma pausa com Taças Tibetanas” nos dias 2 e 16 de fevereiro na Biblioteca Municipal

“Uma pausa com Taças Tibetanas”, por Ana Rita Palmiro é a iniciativa da Biblioteca Municipal Almeida Faria, que vai decorrer nos dias 2 e 16 de fevereiro.

Trata-se de sessões individuais de massagem de som com taças tibetanas, que conduzem a profundo relaxamento, criam fluxo energético positivo, estimulam a criatividade e a motivação e une em harmonia o corpo o espírito e a alma.

As sessões decorrem das 14.30 às 17 horas e duram cerca de 25 minutos por pessoa.

As inscrições são gratuitas, mas limitadas a três participantes por sessão, pelo que podem ser feitas através do telefone 266 898 105 ou do email biblioteca@cm-montemornovo.pt.

Bonecos de Santo Aleixo em espetáculo no Bernardim Ribeiro

O Teatro Bernardim Ribeiro, em Estremoz, acolhe amanhã, domingo, um espetáculo dos Bonecos de Santo Aleixo, marionetas tradicionais do Alentejo.

O espetáculo “tem como objetivo assinalar a data em que as antigas freguesias de Santa Maria e Santo André se unificaram na atual união de freguesias”, de acordo com o presidente Pedro Ramalho.

Para o presidente da União de Freguesias, este ato de fusão “deve ser assinalado, uma vez que foi benéfico para as freguesias de Santa Maria e Santo André”.

O espetáculo do Centro Dramático de Évora (CENDREV), organizado pela União das Freguesias de Estremoz (Santa Maria e Santo André), está marcado para as 16 horas de amanhã, no Teatro Bernardim Ribeiro.

Derby entre GUS B e Valenças este domingo no Estádio 1º de Maio

A 10ª jornada da Liga AFE do Distrital de Seniores da Associação de Futebol de Évora, joga-se amanhã, domingo, 29 de janeiro, com as partidas marcadas para as 15 horas.

No grupo B há derby entre Grupo União Sport B e o Valenças, no Estádio 1.º de Maio, em Montemor-o-Novo.

Gonçalo Teixeira, treinador do GUS B, apela à presença dos unionistas e mostrarem o seu apoio à equipa, e espera um jogo “extremamente complicado”.

Por parte do Valenças, Fábio Neves, treinador da equipa do Ciborro, sabe que este jogo vai ser “bastante difícil”, destacando a qualidade do GUS B, mas afirma que a sua equipa está “preparada, com os jogadores mais trabalhados e mentalizados que para ganhar tem que jogar e sofrer muito”.

Já o Foros de Vale de Figueira recebe nesta jornada o São Pedrense. Pedro Pereira, Treinador dos Foros de Vale de Figueira, antevê “um jogo difícil diante de uma equipa orientada pelo treinador montemorense André Flores, que certamente quer iniciar a segunda volta com pontos”.

Quanto aos restantes jogos desta jornada da Liga AFE:

GRUPO A 

Oriolenses – Aguiar

Bencatelense – Tourega

Borbense – Estremoz (21 FEV)

Lusitano De Évora Clube “B” – Calipolense (21 FEV)

Descansa: Vera Cruz

GRUPO B

Gr. União Sport “B”- Valenças

Santana Campo – Fazendas Cortiço

Foros de Vale Figueira – S. Pedrense

Estrela Escouralense – Che Morense

Descansa: Cortiçadense

Acompanhe amanhã, a partir das 14 horas, aqui na RNA, a Bancada Desportiva com Paulo Canas e Nuno Gamito, os resultados dos jogos da Liga da associação.

Smashtour capta jovens talentos no Clube de Ténis de Montemor este domingo

Um Smashtour, do plano Nacional de Deteção de Talentos da Federação Portuguesa de Ténis decorre amanhã, domingo, 29 de janeiro, no Clube de Montemor-o-Novo.

Dora Sampaio, presidente da direção do Clube de Ténis de Montemor revela que esta atividade se destina “a atletas dos escalões de sub-8 e sub-10, de várias zonas do país, e é muito importante porque vai colmatar com o torneio de smashtour, dentro destes escalões, e na deteção de talentos numa avaliação técnica destes jovens atletas”.

Clube de ténis de Montemor-o-Novo que acolhe manhã um smashtour, que serve, muitas vezes de rampa de lançamento para os mais jovens talentos do ténis nacional e pretende, de uma forma sustentada, continuar a dar solidez à base do ténis Nacional.

Primeira sessão do Ciclo Agustina Bessa Luís -100 anos este sábado na sede da Theatron

A primeira sessão do Ciclo Agustina Bessa Luís -100 anos, organizado pela Biblioteca Municipal Almeida Faria, tem lugar hoje, sábado, 28 de janeiro, na sede da Teathron.

Esta iniciativa, inserida nas atividades da Comunidade de Leitores da Biblioteca Municipal, como explica Nuno Cacilhas, técnico deste espaço, pretende acima de tudo “aprofundar mais a vida e obra desta importante escritora do panorama literário nacional, junto dos leitores”.

Nuno Cacilhas revela que, neste dia, será “abordada a vida e obra de Agustina Bessa Luís com base na biografia escrita por Isabel Rio Novo, escritora e professora na Universidade do Poro, intitulada “O Poço e a Estrada: Biografia de Agustina Bessa-Luís”; contando ainda com leituras de Agustina Bessa-Luís, com Pedro Silva no contrabaixo e André Roxo no saxofone”.

Primeira sessão do Ciclo Agustina Bessa Luís -100 anos que tem lugar hoje, às 21 horas, na sede da Theatron – Associação Cultural.

Euromilhões com jackpot de 64 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões, na terça-feira, vai contar com um jackpot de 64 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou na chave sorteada ontem.

O segundo prémio, de 186 mil euros, saiu a quatro apostadores no estrangeiro. Já o terceiro, de 13.400 euros, foi atribuído a 13 apostadores, um com boletim registado em Portugal.

A chave sorteada no concurso de ontem do Euromilhões é composta pelos números 8, 9, 15, 19 e 31 e pelas estrelas 10 e 12.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.

Banda Filarmónica da Casa do Povo de Cabrela comemora 93 anos com arruada

A Banda Filarmónica da Casa do Povo de Cabrela comemora, amanhã, domingo, 29 de janeiro, 93 anos de existência.

Para assinalar a data, será feita “uma arruada com a banda da Sociedade Filarmónica União e Progresso da Abrigada, com partida da Casa do Povo e o Largo Dr. Pascoal Coelho, onde será entoada a marcha “Saudação a Cabrela” e depois segue-se na Casa do Povo um concerto por parte das duas bandas”, revela Paula Martins, membro da banda de Cabrela.

Paula Martins acrescenta que, se espera que “depois de dois anos de pandemia, a atividade da banda seja reposta”, e acredita que “2023 será um bom ano para a nossa banda filarmónica”.

As comemorações dos 93 anos da Banda Filarmónica da Casa do Povo de Cabrela têm início às 15 horas.