Prova do Vinho Novo de Cabeção arranca na sexta-feira

A 26ª edição da Prova do Vinho Novo de Cabeção vai decorrer, nesta freguesia do concelho de Mora esta sexta-feira e sábado, dias 27 e 28 de janeiro.

Este ano, a iniciativa conta com algumas novidades, nomeadamente, o facto de “decorrer em dois dias, e pelas 16 horas, na Casa do Povo “a prova de vinho de Cabeção, contando com 40 vinhos distintos a concurso, avaliados por um júri de cinco pessoas, ligados à atividade do vinho”, revela a presidente da Câmara de Mora, Paula Chuço.

Já pelas 21.30 horas, decorre a entrega dos prémios e a inauguração oficial, na Casa do Povo de Cabeção e conta com a presença do secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel e do presidente da Câmara de Vidigueira, Rui Raposo, para apresentar a candidatura do vinho da talha a Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

No sábado, a partir das 10 horas, “há uma visita guiada a várias adegas, para grupos de 15 pessoas, para provar os vinhos e fazer uma visita guiada”. Já durante a tarde, entre as 14 e 18 horas, no pavilhão de Cabeção há também “prova de vinhos que podem adquirir um copo, por cinco euros”, e dá direito a essa prova, acrescenta a presidente.

Para além dos vinhos, no evento não faltam as associações que angariam verbas com a venda de “alguns petiscos típicos”, bem como a animação musical a cargo dos grupos de cante do concelho.

Paula Chuço acrescenta que “quem vier vai provar um néctar que não existe noutro local, eles fazem aqui um vinho muito especial e o que queremos é dar a conhecer o bom vinho que se faz no concelho, bem como a história do vinho da talha de Cabeção”.

Para a presidente da Câmara de Mora este é um certame que permite ao visitante “desfrutar de todos os tipos de iguarias disponíveis no certame”.

A sessão de inauguração terá também um momento musical, dedicado ao tradicional Cante Alentejano pelo Grupo Coral Fora D’oras.