Energy and Climate Summit decorre na CCDR Alentejo

A Secretária de Estado dos Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana de Espanha, Isabel Pardo de Vera, vai estar presente em Évora, amanhã, dia 26 de janeiro, às 10 horas, na IV edição do Energy and Climate Summit, dedicada ao tema da Mobilidade e do Transporte Ferroviário.

A governante irá participar na sessão de abertura, bem como no painel de debate sobre o papel da ferrovia na coesão territorial e no desenvolvimento económico. A conferência é organizada pelo Projeto GUARDIÕES – uma parceria entre o Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), o Fórum da Energia e Clima (FEC) e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA) –  e decorre no Auditório da CCDR Alentejo.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Tendo assumido o cargo de Secretária de Estado dos Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana de Espanha em julho de 2021, Isabel Pardo de Vera conta ainda com uma vasta experiência profissional na área das infraestruturas ferroviárias, tendo presidido a ADIF, entidade pública espanhola responsável pela construção e gestão das linhas ferroviárias.

O evento vai contar ainda com a participação do Secretário de Estado das Infraestruturas, Frederico Francisco; do Presidente da CCDR Alentejo, António Ceia da Silva; do Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá; do Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo; do Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Grilo; do Presidente da CP, Pedro Moreira; do Vice-Presidente das Infraestruturas de Portugal, Carlos Fernandes; da Presidente da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, Ana Paula Vitorino, entre muitas outras personalidades.

Durante a conferência, especialistas e responsáveis do setor da mobilidade, governantes e autarcas vão debater a estratégia da mobilidade e do transporte ferroviário no âmbito da transição digital, ambiental e energética; a mobilidade e o desenho das cidades; a ferrovia na coesão territorial e no desenvolvimento económico; a intermodalidade: como ir do ponto A ao ponto B e a necessidade de mais transportes públicos.

[/shc_shortcode]

Exposição “Um Mês. Uma História.” no arquivo Municipal de Montemor

A Exposição “Um Mês. Uma História.” está patente no Arquivo Municipal de Montemor-o-Novo até dia 31 deste mê.

O Arquivo Municipal pretende dar a conhecer e potenciar a valorização do património, através de uma história diferente em exposição, a cada mês.

A mostra pode ser visitada das 10 às 12.30 horas e das 14 às 18 horas.

Trânsito e estacionamento interditos na Rua José Adelino dos Santos esta quinta-feira

Devido a trabalhos de poda e corte de árvores que vão decorrer na Rua José Adelino dos Santos, em Montemor-o-Novo, o município de Montemor informa que para permitir a realização destes trabalhos e evitar eventuais danos, será interdito o trânsito e o estacionamento, amanhã, dia 26 de janeiro, previsivelmente entre as 7.30 horas e as 16.30 horas.

Os trabalhos poderão ser adiados, caso se verifiquem condições climatéricas adversas.

Águas Públicas do Alentejo reforça fiabilidade da adução à cidade de Beja

A AgdA – Águas Públicas do Alentejo, S.A., procedeu ontem, quinta-feira, dia 19, à assinatura do contrato da empreitada de Reforço da Fiabilidade da Adução a Beja nos paços do concelho da cidade, pelo valor de 2.633.776,00 euros e com um prazo de execução de 365 dias.

Na sequência de um concurso público, a empreitada em questão foi adjudicada à empresa Gr4PT e contempla a execução de uma nova adução à cidade, entre a ETA da Magra e o Reservatórios dos Falcões, um sistema elevatório composto por Estação Elevatória, ampliação da reserva do Reservatório dos Falcões e uma adução em conduta elevatória até ao Reservatório da Conceição, a substituição das condutas elevatórias na saída da Estação Elevatória da Pia Quebrada para a cidade, a execução de desvio da conduta Adutora ETA do Roxo-Reservatório da Atalaia em Santa Vitória e a substituição de troço da conduta Adutora entre Santa Vitória e Mombeja.

Com a estas importantes intervenções será garantida uma maior fiabilidade da Adução à cidade de Beja, com duas aduções independentes às reservas do centro da cidade, que vem complementar a fiabilidade que já tinha sido alcançada com as 3 origens de água atualmente existentes: Captações das Terras Frias, ETA do Roxo e ETA da Magra.

Prova do Vinho Novo de Cabeção arranca na sexta-feira

A 26ª edição da Prova do Vinho Novo de Cabeção vai decorrer, nesta freguesia do concelho de Mora esta sexta-feira e sábado, dias 27 e 28 de janeiro.

Este ano, a iniciativa conta com algumas novidades, nomeadamente, o facto de “decorrer em dois dias, e pelas 16 horas, na Casa do Povo “a prova de vinho de Cabeção, contando com 40 vinhos distintos a concurso, avaliados por um júri de cinco pessoas, ligados à atividade do vinho”, revela a presidente da Câmara de Mora, Paula Chuço.

Já pelas 21.30 horas, decorre a entrega dos prémios e a inauguração oficial, na Casa do Povo de Cabeção e conta com a presença do secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel e do presidente da Câmara de Vidigueira, Rui Raposo, para apresentar a candidatura do vinho da talha a Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

No sábado, a partir das 10 horas, “há uma visita guiada a várias adegas, para grupos de 15 pessoas, para provar os vinhos e fazer uma visita guiada”. Já durante a tarde, entre as 14 e 18 horas, no pavilhão de Cabeção há também “prova de vinhos que podem adquirir um copo, por cinco euros”, e dá direito a essa prova, acrescenta a presidente.

Para além dos vinhos, no evento não faltam as associações que angariam verbas com a venda de “alguns petiscos típicos”, bem como a animação musical a cargo dos grupos de cante do concelho.

Paula Chuço acrescenta que “quem vier vai provar um néctar que não existe noutro local, eles fazem aqui um vinho muito especial e o que queremos é dar a conhecer o bom vinho que se faz no concelho, bem como a história do vinho da talha de Cabeção”.

Para a presidente da Câmara de Mora este é um certame que permite ao visitante “desfrutar de todos os tipos de iguarias disponíveis no certame”.

A sessão de inauguração terá também um momento musical, dedicado ao tradicional Cante Alentejano pelo Grupo Coral Fora D’oras.

InnovPlantProtect socorre-se do SIG no trabalho de proteção de plantas

Com o Sistema de Informação Geográfica, conhecido como SIG, iniciou-se, há algum tempo a esta parte, uma nova “era” para a geografia. Esta tem vindo a ser uma ferramenta importante também no trabalho que é desenvolvido no InnovPlantProtect, em Elvas, na aplicação prática na proteção de plantas e dos sistemas agroflorestais.

O SIG, segundo a diretora do Departamento de Monitorização e Diagnóstico do laboratório colaborativo, Ilaria Marengo, é “um sistema de recolha, de organização e de análise de dados, referenciados espacialmente, ou seja, os dados têm uma coordenada geográfica, como é o caso de estradas, prédios, árvores, montanhas, rios e, assim por adiante.

Esta ferramenta, adianta a investigadora, organiza a informação em camadas, o que permite “encontrar relações, padrões e pistas, que ajudam a tomar melhores decisões, tanto no tempo quanto no espaço”.

No caso do InnovPlantProtect, o SIG é usado para construir ferramentas de apoio à decisão para os governantes que atuam na contenção e monitorização da propagação de pragas e doenças. “Se um agricultor fizer soar o alarme, dizendo que algo estranho está a acontecer na sua propriedade, que as plantas estão a morrer, os especialistas visitam o campo e descobrem que, na verdade, a planta foi afetada por uma doença”, revela Ilaria Marengo.

Para que se construir uma ferramenta SIG “eficiente e útil”, existem várias instituições públicas que fornecem os dados necessários, como a Direção Geral do Território, a Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento e a Direção Geral de Alimentação e Veterinária. “Outras entidades que fornecem dados são as universidades, uma vez que os cientistas realizam muito trabalho de campo e investigações”, diz ainda a investigadora.

O programa desta semana do InnovPlantProtect para ouvir, na íntegra, no podcast abaixo.

 

Município de Montemor faz visita técnica à FITUR em Madrid

O município de Montemor-o-Novo esteve presente em visita técnica na Feira Internacional de Turismo – FITUR 2023, em Madrid, em contato com vários agentes turísticos nacionais e internacionais.

A visita foi promovida numa lógica de estratégia e prospeção das melhores práticas do turismo a nível internacional, e enquadrada na Missão empresarial da Agência de Promoção Turística do Alentejo.

A FITUR, uma iniciativa promovida pelo IFEMA e pela Organização Mundial do Turismo (OMT), decorreu de dia 18 a 22 de janeiro. Esta feira é dedicada aos profissionais de turismo a nível global, onde os encontros de negócios oferecem reuniões eficientes, com agendas destinadas a identificar necessidades, oferecer soluções e gerar acordos de negócios. O evento oferece um fórum exclusivo para promover marcas, apresentar novos produtos, conhecer as últimas tendências do turismo, bem como promover contactos e dar a conhecer novas ideias.

UÉ nomeada para o Prémio Nacional de Melhor Formação em Turismo

A Universidade de Évora (UÉ) foi nomeada para o Prémio Nacional de Melhor Formação em Turismo, conferido no âmbito do Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2023 que vai ser entregue no primeiro dia da BTL, a 1 de março.

Este ano, são cem os nomeados, em 16 categorias, às quais acresce o prémio “Personalidade do Ano”, que é escolhido diretamente pela equipa do Publituris. A votação online já arrancou e decorre até dia 17 de fevereiro.

A Universidade de Évora tem vindo a participar no esforço de afirmação e consolidação da área de conhecimento em Turismo em Portugal através da formação, da investigação e da organização de eventos científicos e de apoio à comunidade como é exemplo a Licenciatura em Turismo.  Este investimento institucional permite garantir aos alunos de mestrado em Turismo e Desenvolvimento de Destinos e Produtos uma formação teórica consistente, alicerçada nos novos paradigmas do pensamento em Turismo numa ótica de Desenvolvimento Sustentável de Destinos e Produtos.

Os nomeados são submetidos a uma votação online de forma a apurar os vencedores em cada categoria; A votação online decorre no site dos prémios entre os dias 23 de janeiro de 2023 e 17 de fevereiro de 2023. Para validar o voto é exigida a introdução do e-mail, que terá de ser idêntico ao de registo na newsletter do Publituris.pt. Recorde-se que em 2016 a Universidade de foi a vencedora do Publituris Portugal Travel Awards.

Ensemble Monte Mor promove workshop de dança no sábado

Foto arquivo

A Escola de Música e Dança Ensemble Monte Mor promove no sábado, 28 de janeiro, um workshop de dança, no Auditório Feliciano Pastaneira, da instituição de ensino artístico.

Carlos Cruz, coordenador da Ensemble Monte Mor revela que esta é uma atividade aberta ao público em geral e não é preciso ter experiência em dança, porque o objetivo “é promover a dança, como uma ótima fonte de exercício físico, tornando a assim a prática aberta para todos”.

São três os formadores que, neste workshop, farão uma demonstração de diversos tipos de dança: Obelixx Menezes fará o workshop de popping, às 10 horas; o professor Miguel Tecedeiro, um workshop de waacking, às 11 horas e a professora Margarida Martins, pelas 14 horas, de dancehall.

Carlos Cruz explica que qualquer pessoa, a partir dos seis anos, se pode inscrever, através do email ensemblemontemor@gmail.com ou presencialmente na Escola (Rua Bento Gonçalves nº 14, Montemor-o-Novo).

Este é o segundo workshop dinamizado pela Ensemble Monte Mor. Carlos Cruz revela que a adesão ao primeiro “foi muito boa, no qual as pessoas demonstraram vontade em aprender”.

Escola de Música e Dança Ensemble Monte Mor que promove no sábado, um workshop de dança, durante o dia, nas instalações desta instituição.

Euromilhões com jackpot de 54 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões prevê um jackpot no valor de 54 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou ontem, na chave sorteada.

O segundo prémio, no valor de 263 mil euros, saiu a dois apostadores no estrangeiro.

Para Portugal veio um terceiro prémio, no valor de 30 mil euros, num total de quatro contemplados.

O quarto prémio, de 1.126 euros, foi para 34 apostadores, quatro deles com aposta registada em Portugal.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 11 – 27 – 41 – 43 – 47 e pelas estrelas 07 e 11.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.

GNR de Évora regista 88 infrações nas estradas em 24 horas

Três colisões foram registadas ontem, terça-feira, 24 de janeiro, pelo Comando Territorial de Évora da GNR. Destes sinistros resultaram danos materiais.

A GNR efetuou ainda uma detenção em flagrante delito pelo crime de condução sem habilitação legal.

No âmbito da criminalidade, foram registadas oito ocorrências, sendo cinco crimes contra o património, um contra as pessoas, um previsto em legislação avulsa e outro de maus tratos a animais de companhia

Ao nível contraordenacional a GNR registou ainda 88 infrações à legislação rodoviária e uma à legislação policial.

A GNR dá continuidade às operações Escola Segura 2022/2023, Lake 2022/2023 e Passageiros em Segurança.

Reunião de Câmara de Montemor esta quarta-feira às 15 horas

A segunda reunião ordinária da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, no ano de 2023, tem lugar esta quarta-feira, 25 de janeiro, às 15 horas.

A sessão é aberta ao público e conta com a transmissão em direto na página do Facebook do Município, ficando posteriormente disponível para visualização permanente nas páginas de Facebook e Youtube.