Cheias: Governo avança com apoio de 185 milhões para 293 milhões de prejuízos

Identificados, em todo o país, 293 milhões de euros em prejuízos, causados pelas cheias de dezembro, o Governo aprovou, na semana passada, em Conselho de Ministros, os apoios destinados àqueles que foram afetados pela intempérie, num volume global de 185 milhões.

Estes apoios, que “são verbas muito significativas”, revela a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, dividem-se, entre outros, por 91 milhões destinados a equipamentos e infraestruturas municipais, 20 milhões para empresas e dez milhões para a agricultura.

Ana Abrunhosa irá agora reunir com os presidentes de Câmara, para “lhes explicar como é que vão ser os apoios para os equipamentos e infraestruturas municipais e para as pequenas empresas que também sofreram danos”.

“Vão ser os nossos autarcas a fazer as obras e alguns deles vão submeter a candidatura com as obras já feitas, porque me têm mandado fotografias e porque há situações que não podem esperar. Aqui é tentar agilizar a reposição das condições normais dos territórios”, diz ainda a governante.