O Município de Montemor-o-Novo, representado pelo presidente da Câmara Municipal, Olímpio Galvão, e o presidente da Direção do Grupo Cultural e Desportivo de Fazendas do Cortiço, Paulo Paiva das Neves assinaram, recentemente, um protocolo de cedência do Campo de Jogos 25 de Abril.
Considerando “o acesso e a prática desportiva como direitos fundamentais”, a Câmara Municipal tem tentado criar condições ao exercício pelos montemorenses de atividades desportivas, disponibilizando à população em geral e às associações e grupos desportivos, significativos recursos financeiros, técnicos, logísticos e ainda equipamentos e instalações.
É nesse âmbito, que surge o Protocolo de Cedência de Instalações Desportivas entre o Município com GCD Fazendas do Cortiço, do Campo de Jogos 25 de Abril. Pela sua história, antiguidade, abrangência e atividade, o GCD Fazendas do Cortiço “é uma importante agremiação desportiva do concelho, estando neste momento a disputar o Campeonato Distrital da Associação de Futebol de Évora. Este acordo irá facilitar o consolidar e ampliar do trabalho que esta associação tem desenvolvido, inclusivamente possibilitando a candidatura a apoios e fundos nacionais e comunitários”.
Esperando-se para muito em breve o início das obras de requalificação do Campo de Jogos 25 de Abril, cujo contrato já foi assinado, e que inclui a colocação de relvado sintético, este protocolo prevê que estas instalações poderão ser utilizadas por outros clubes do concelho, nomeadamente o Grupo União Sport e Rugby Clube de Montemor, tal como à população escolar.