“S/título #8” é peça de teatro apresentada este sábado na XL Box do Espaço do Tempo

“S/título #8” é a peça que tem como ponto de partida a escultura e o teatro, sendo a mais recente peça dos Auéééu Teatro com o escultor Fernando Roussado.

A estreia está marcada para sábado, dia 21 de janeiro, pelas 21.30 horas, na XL Box.

Sinopse: uma esfera de calcário de meia tonelada, uma atriz, quatro atores dos Auéééu Teatro, o escultor Fernando Roussado, marmelos vindos de Víctor Erice, blocos de tempo e outras coisas de encher o olho: este espetáculo aposta no encontro e na interferência entre o espaço da escultura e o corpo do teatro. O público que entrar na sala sabe tanto quanto quem está em palco. Ou quase. Aqui desafiam-se os princípios da racionalidade, da certeza, da conquista; contraria-se o controle, a hierarquia e a hegemonia; o jogo é virar as costas ao que acabou de ser criado e continuar a busca, reclamando a liberdade do risco e do abismo.

A Peça conta com entrada gratuita, mas os bilhetes devem ser reservados na BOL do Município de Montemor-o-Novo ou no Posto de Turismo.

Cerca de 250 pessoas na Mass Training em Suporte Básico de Vida em Montemor

O Pavilhão de Exposições de Montemor-o-Novo recebeu ontem, quarta-feira, 18 de janeiro, uma sessão de Treino (Mass Training) em Suporte Básico de Vida (SBV), numa organização da Unidade de Cuidados na Comunidade Monte Mor (UCC Monte Mor), no âmbito do estágio de mestrado em enfermagem comunitária e de saúde pública da enfermeira Cristina Lourenço, em parceria com o INEM, os Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, a Proteção Civil Municipal, com o apoio do Agrupamento de Escolas, Câmara Municipal e União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras.

Foram cerca de 250 pessoas que aceitaram o convite da UCC Monte Mor, numa sessão especialmente direcionada à comunidade escolar, mas que foi alargada a todos os parceiros que se juntaram a este projeto, bem como pessoas da comunidade.

Para o presidente da Câmara Municipal, Olímpio Galvão, esta “é uma ação a repetir nas escolas, associações, nas empresas e no município”. Desejando que os participantes obtivessem na iniciativa conhecimentos seguros de SBV, Olímpio Galvão referiu que “se algum de vós um dia salvar uma vida, este momento já valeu a pena”.

Para além do presidente de Câmara, também João Veiga, Diretor do Agrupamento de Escolas e Alexandra da Conceição Serôdio, Vogal da União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras, agradeceram a todos os participantes e a todas as entidades presentes pela colaboração, mostrando a sua satisfação pelo sucesso da sessão. Para além da UCC Montemor, deve-se destacar a iniciativa, o empenho, o trabalho e mobilização da enfermeira Cristina Lourenço, aluna mestranda da Universidade de Évora, sob a orientação da Enfermeira Fátima Santos.

Recordamos que este Mass Training em SBV teve como objetivo sensibilizar os participantes a agir em casos de emergência médica e prepará-los para saber efetuar corretamente manobras de reanimação. Foi abordada a cadeia de sobrevivência e realizado o treino do algoritmo de SBV.

RCM joga em casa no fim de semana

O Rugby Clube de Montemor (RCM), neste fim de semana de 21 e 22 de janeiro, tem as equipas de seniores e de sub-14 a atuar em Montemor-o-Novo.

No sábado às 15.30 horas, no Parque Desportivo Municipal de Montemor-o-Novo, o RCM recebe o Clube de Rugby de Évora, para a segunda jornada do Grupo do Título.

Também no sábado, mas às 12.45 horas, é disputada no Parque Desportivo Municipal de Montemor-o-Novo a primeira jornada do Torneio de Desenvolvimento Nacional Sub-14, com a participação de quatro equipas: RCM, Clube de Rugby de Évora, SL Benfica/Mustangs e Técnico (Lisboa).

Município cede Campo de Jogos 25 de Abril ao Fazendas do Cortiço

O Município de Montemor-o-Novo, representado pelo presidente da Câmara Municipal, Olímpio Galvão, e o presidente da Direção do Grupo Cultural e Desportivo de Fazendas do Cortiço, Paulo Paiva das Neves assinaram, recentemente, um protocolo de cedência do Campo de Jogos 25 de Abril.

Considerando “o acesso e a prática desportiva como direitos fundamentais”, a Câmara Municipal tem tentado criar condições ao exercício pelos montemorenses de atividades desportivas, disponibilizando à população em geral e às associações e grupos desportivos, significativos recursos financeiros, técnicos, logísticos e ainda equipamentos e instalações.

É nesse âmbito, que surge o Protocolo de Cedência de Instalações Desportivas entre o Município com GCD Fazendas do Cortiço, do Campo de Jogos 25 de Abril. Pela sua história, antiguidade, abrangência e atividade, o GCD Fazendas do Cortiço “é uma importante agremiação desportiva do concelho, estando neste momento a disputar o Campeonato Distrital da Associação de Futebol de Évora. Este acordo irá facilitar o consolidar e ampliar do trabalho que esta associação tem desenvolvido, inclusivamente possibilitando a candidatura a apoios e fundos nacionais e comunitários”.

Esperando-se para muito em breve o início das obras de requalificação do Campo de Jogos 25 de Abril, cujo contrato já foi assinado, e que inclui a colocação de relvado sintético, este protocolo prevê que estas instalações poderão ser utilizadas por outros clubes do concelho, nomeadamente o Grupo União Sport e Rugby Clube de Montemor, tal como à população escolar.

Prémio Região Empreendedora Europeia em destaque no “Espaço Europa”

O Prémio Região Empreendedora Europeia, tem este ano como tema geral “Empreendedorismo e comunidades resilientes”, cujas candidaturas estão abertas até ao dia 29 de março.

Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, revela que este prémio assume-se como “um reconhecimento de excelência, às cidades e regiões que promovam o empreendedorismo e apoiem as suas empresas locais, assente numa estratégia de apoio para os próximos dois anos”.

O objetivo, entre outros, “é ajudar as empresas para uma transição mais digital, mas também numa transição mais verde, por exemplo, com maior eficiência energética, e aposta na economia circular”, acrescenta Ana Pereira.

Ana Pereira refere ainda que “após o reconhecimento da região empreendedora haverá uma monitorização, por parte da Comissão Europeia, para perceber se as ações estão a ser realizadas, e por isso, a candidatura tem de ser muito rigorosa, nesse sentido”.

O Prémio Região Empreendedora Europeia, que pode obter mais informações aqui, é o tema desta semana do programa “Espaço Europa”, que pode ouvir no podcast abaixo:

Campo Maior: especialistas procuram estratégias para evitar extinção da águia-caçadeira

Foi para encontrar possíveis estratégias, com vista a evitar-se a extinção da águia-caçadeira, que cerca de 30 especialistas se reuniram esta quarta-feira, 18 de janeiro, no Centro Cultural de Campo Maior, numa iniciativa promovida pelo projeto “Searas com Biodiversidade”, do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, da Universidade do Porto.

Esta reunião, explica o responsável pela iniciativa, o professor João Paulo Silva, juntou “diferentes intervenientes que podem ter um papel importante na conservação” da espécie. “Vamos partilhar com peritos internacionais a sua experiência e identificar as medidas que podem ser implementadas, pensando muito numa lógica inicial de medidas de emergência e depois, também, em medidas de longo prazo”, adianta.

Apesar de assumir que Portugal já tem “alguma experiência” nesta área, João Paulo Silva não esconde que é importante “tirar proveito de equipas que já têm mais de 20 anos de experiência com a conservação desta espécie”.

Campo Maior e Elvas, em tempos, lembra ainda o investigador da Universidade do Porto, eram um “hotspot” para a espécie, a nível nacional, mas que, entretanto, desapareceram. Ainda assim, “continua a ser uma área com bastante potencial e que tem habitat, pelo que, pensando em eventuais medidas de reintrodução, é uma área importante”.

Desde que foi dado o alerta para o desaparecimento da espécie, em Portugal, várias as entidades, como o Instituto de Conservação da Natureza, a Liga para a Proteção da Natureza e a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves têm promovido diferentes iniciativas para salvaguardar a água-caçadeira.

Campanha “Quero Árvores” esta sexta-feira em Alcáçovas (Viana do Alentejo)

O município de Viana do Alentejo tem em marcha a Campanha “Quero Árvores”, que tem como objetivo a distribuição gratuita de árvores aos cidadãos residentes no concelho.

Esta assume-se como uma das formas de mitigar os efeitos das alterações climáticas na qualidade térmica do ambiente urbano é plantar árvores.

É com base nessa constatação e necessidade que o Projeto Além Risco promove a plantação de 50 mil árvores em dois anos nos 14 concelhos do distrito de Évora. Cerca de 20 mil árvores serão plantadas pelos cidadãos residentes através das campanhas Quero Árvores.

Dessa forma, a campanha decorre amanhã, dia 20 de janeiro, em Alcáçovas, no Jardim Público,  entre as 18 e as 19.30 horas, sendo limitado a um máximo de dez árvores por pessoa. A inscrição deve ser feita aqui

O Projeto Além Risco tem o financiamento do EEA Grants e o cofinanciamento da CIMAC e da Fundação Calouste Gulbenkian. Poderá consultar todas as informações do projeto aqui.

Três feridos graves em acidentes de viação registados pela GNR de Évora

Três feridos graves e quatro feridos leves foram o resultado de cinco acidentes de viação, dos quais três colisões, um despiste e um atropelamento, que foram registados ontem, dia 18 de janeiro, pelo Comando Territorial de Évora da GNR. Destes sinistros ainda resultaram danos materiais.

Na localidade de Vila Viçosa foi registado um incêndio urbano, tendo destruido um ar condicionado de uma habitação.

A GNR efetuou ainda duas detenções em flagrante delito: uma pelo crime de condução sem habilitação legal e outra pelo crime de falsificação de documentos. Foi ainda dado cumprimento a um mandado de condução no âmbito da saúde mental.

No âmbito da criminalidade, foram registadas dez ocorrências, tratando-se de cinco crimes contra o património, três contra as pessoas, um previsto em legislação avulsa e outro contra a vida em sociedade.

Ao nível contraordenacional a GNR registou ainda 106 infrações à legislação rodoviária, dez à legislação policial e três à legislação ambiental.

A GNR dá continuidade às operações Escola Segura 2022/2023, e Lake 2022/2023.

“Futebol para todos” esta sexta-feira no Estádio 1º de Maio

Foto de arquivo

“Futebol para todos”, vai decorrer amanhã, no Estádio 1º de Maio, em Montemor-o-Novo. O futebol adaptado traz ao concelho um encontro entre os mais velhos e os jovens.

Numa parceria entre o Grupo União Sport (GUS), a Casa João Cidade, a Cercimor e a Associação 29 de abril, o futebol adaptado junta as várias gerações, conforme revela o presidente do GUS, Rafael Jeremias, “o encontro chama-se Futebol para todos, porque apesar deles terem as suas diculdades, têm vontade, trabalham duas vezes por semana para irem a estes encontros”.

Rafael Jeremias revela ainda quais as equipas que” vão participar no torneio neste primeiro encontro de futebol adaptado vão ser: o Estrela futebol clube, o Juventude, o Clube Futebol de Estremoz, o Lusitano Ginásio Clube , os Canadiais e a Equipa Senior do União”.

O vereador da Câmara de Montemor, António Pinto Xavier, felicitou o GUS por esta iniciativa: “agradeço o desempenho da direção do Grupo União Sport, em tentar desenvolver o futebol adaptado em Montemor. O clube já tem dado algumas cartas, nessa modalidade, e espero que continue a crescer e que mais associações possam juntar-se (a esta inciativa), porque o desporto tem mesmo que ser para todos e isto (futebol adaptado) é um bom exemplo disso”.

“Futebol para todos” é uma parceria entre o GUS, a Casa João Cidade, a Cercimor e a Associação 29 de abril.

Jogadoras do RCM treinam na seleção nacional de sub-18

Cinco jogadoras do Ruby Clube Montemor (RCM) treinam na seleção nacional de sub-18 feminina.

Pilar Grenha, Carlota VC Valério, Sofia Ding, Diana Serrador e Ana Pedras Alvas, são as atletas que integram a seleção nacional.

“O ruby feminino está a crescer e é importante também apoiar e que seja praticado por pessoas do sexo feminino” realça Pedro Sousa, da direção do RCM.

Ferido grave em acidente na EN 4 helitransportado para Lisboa

Foto arquivo

Um ferido em estado grave foi helitransportado para o Hospital de São José, em Lisboa, na sequência do acidente que decorreu na tarde de ontem, dia 18, na Estrada Nacional (EN) 4 entre Montemor-o-Novo e Vendas Novas, de acordo com a informação dada pelo Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central.

O acidente provocou ainda seis feridos ligeiros que foram transportados para o Hospital do Espírito Santo, em Évora.

De recordar que devido a este acidente a EN 4 esteve cortada ao trânsito nos dois sentidos, tendo sido reaberta no final da tarde de ontem.

No local estiveram 39 operacionais, entre Bombeiros de Vendas Novas e de Montemor- o-Novo, GNR, INEM, Serviços municipais de Proteção Civil e Infraestruturas de Portugal, apoiados por 16 veículos e um meio aéreo.