Este domingo no Distrital de Seniores da Associação de Futebol de Évora, na 11.ª jornada da Elite, última jornada da 1.ª volta do campeonato, houve derby do concelho de Montemor-o-Novo, com o Cabrela a perder em casa com o Grupo União Sport (GUS) por 0-3, um resultado justo mas pesado para um Cabrela que merecia pelo menos o tento de honra.
O Grupo União Sport (GUS) tentou desde o início da partida tomar as rédeas do encontro, confirmando-se que o Cabrela iria tentar vender cara a derrota. Só aos 23 minutos o União teve a sua primeira grande oportunidade, com Catalão a cruzar bem, mas Marco Oliveira cabeceou mal. Aos 31 minutos, o Cabrela é forçado a substituir, por lesão, Patoleia por Ricky. Um minuto depois, a equipa forasteira chegava à vantagem. Após canto, o central João Nobre foi à área e, livre de marcação, cabeceou para o 1.º da tarde. O Cabrela teve boa reação ao golo sofrido e esteve perto do empate, aos 39 minutos, na sequência de um pontapé de canto, com António Vicente a tirar a bola em cima da linha de golo. Ao cair do pano da 1.ª parte, numa jornada rápida, Marco Oliveira fez um passe atrasado para Capela chutar para o 0-2, aos 45 minutos. Ao intervalo o União vencia de forma justa, porém o resultado era algo exagerado.
A 2.ª parte iniciou com o Cabrela a efetuar uma 2.ª alteração, com Miguéns a ser substituído por Bernardo Lopes. Os segundos 45 minutos começaram frenéticos, com oportunidades para ambos os conjuntos. O Cabrela esteve muito perto do empate, a aproveitar uma desatanção da defesa Unionista, com Ricky a rematar rasteiro mas ao poste esquerdo. Logo de seguida, o União teve uma grande oportunidade, com Gonçalo Catalão, na cara do golo, a atirar ao lado. O Cabrela estava mais afoito mas infeliz, com Tiago Francisquinho a rematar uma bomba ao poste direito. Numa altura em que o Cabrela já merecia um golo, aos 59 minutos, João Guerra efetua a primeira substituição no GUS, com Thalison a render Catalão. Aos 67 minutos, André Repolho fez nova alteração no Cabrela, com Miguel Balona a entrar para o lugar Tomás Martins. Aos 70 minutos, o GUS faz tripla alteração fazendo entrar Bugio, João Semedo e o guarda redes Willian Paes, saindo Luís Madeira, Rodrigo Vicente e Nuno Brás, este último a sair lesionado, com queixas no ombro. O relógio avançava e, à entrada dos últimos 10 minutos da partida, o resultado não se alterava. Já a pisar os últimos 5 minutos de jogo, no Cabrela, Luís Pires rende João Diogo. Aos 89 minutos, depois de cruzamento da esquerda de António Vicente , Thalison marca de cabeça, em cima da linha de golo, o terceiro tento do GUS. Aos 90 minutos, o União faz dupla alteração, com Tomás Silva e Wesley a entrarem para os lugares de Capela e António Vicente.
A partida chegaria ao seu término com o União a alcançar a 7.ª vitória consecutiva, num jogo mais dividido na 2.ª parte.
Resultados:
Liga Elite> 11.ª jornada >15 jan. 2023
Redondense 1-0 Alcaçovense (14/01)
Estrela Vendas Novas 2-2 Arcoense (João Carrasco, Filipe Maia; Filipe Serralheiro, Ricardo Cavaco)
Arraiolense 0-3 A t. Reguengos
GD Cabrela 0-3 U. Montemor (João Nobre, Fábio Capela, Thalison)
GDR Canaviais 1-0 GD Portel (Brandão)
Sp. Viana 1-1 Monte Trigo
Liga AFE 15/01 15h00 – 7.ª jornada
Tourega 0-4 Calipolense