O Rastreio do cancro do cólon e do reto está a decorrer em Mora, nos Centros de Saúde. Este rastreio organizado do cancro do cólon e reto tem vindo a ser alvo de preocupação nos últimos anos na região Alentejo.
Pessoas com idade entre 50 e 74 anos podem fazer este rastreio, nos Centros de Saúde onde encontram inscritos.
Será fornecido um kit para realizar uma pesquisa de sangue oculto nas fezes. A forma correta para fazer essa recolha pode ser consultada aqui.
Caso a pessoa tenha efetuado uma colonoscopia nos últimos 5 anos, ou esteja a ser seguido em consulta de especialidade por doença do colón e reto, não necessita fazer este exame e deve informar o seu médico de família dessa situação; não deve proceder à recolha da amostra de fezes durante a menstruação ou se tiver outro tipo de sangramento no reto (ex. hemorroidas sangrantes ou outra causa), adie a colheita da amostra, pelo menos três dias após já não ter sinais de perda de sangue; não necessita estar em jejum para a recolha da amostra; mantenha a sua medicação habitual; mantenha a sua alimentação habitual, com reforço de alimentos ricos em fibra para aumentar o volume das fezes.