GNR regista quatro mortos e 11 feridos graves durante Operação Ano Novo

Imagem: GNR de Évora

No decorrer da Operação Ano Novo, a GNR registou 555 acidentes em todo o país, dos quais resultaram quatro vítimas mortais, 11 feridos graves e 106 feridos leves, entre quinta-feira, 29 de dezembro, e as 7h30 deste domingo, dia 1 de janeiro.

Em comunicado enviado às redações, a Guarda explica que duas das vítimas mortais derivam de uma colisão entre um veículo ligeiro de passageiros e um motociclo, na EN 374, em Bucelas, Lisboa, na sexta-feira. Também na sexta-feira uma outra colisão entre dois veículos ligeiros de passageiros, na EN 398, em Moncarapacho, Faro, resultou num morto. A quarta vítima mortal resultou de um despiste de um veículo ligeiro de passageiros, na A28, na Póvoa de Varzim, na manhã de ontem.

A GNR fiscalizou 23.360 condutores, dos quais, 193 conduziam com excesso de álcool e, destes, 101 foram detidos por conduzirem com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l. Foram ainda detidas 65 pessoas por conduzirem sem habilitação legal.

Das 5 427 contraordenações rodoviárias detetadas, a GNR destaca 1530 por excesso de velocidade, 357 por falta de inspeção periódica obrigatória; 172 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;  96 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução; e 138 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.

Durante a operação, que decorre até amanhã, 2 de janeiro, a GNR irá continuar a priorizar a fiscalização às seguintes infrações: condução sob a influência do álcool e de substâncias psicotrópicas; excesso de velocidade; falta de inspeção periódica obrigatória; manobras perigosas; incorreta execução de manobras de ultrapassagem, de mudança de direção e de cedência de passagem; e utilização indevida do telemóvel.