A freguesia de Santiago do Escoural acolhe na noite de 31 de dezembro, uma Festa de Passagem de ano.
A Festa faz-se na Praça da República da freguesia com um madeiro aceso toda a noite e conta ainda com música e animação.
Dois protocolos de Delegação de Competências do Município de Montemor-o-Novo, ambas com a assinatura do presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, foram assinados, na manhã de quinta-feira, 29 de dezembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho,.
Foi assinado o Contrato de Descentralização de Competências no Diretor do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, João Veiga, para o ano de 2023.
Seguiu-se a assinatura da Delegação de Competências da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo na Diretora Executiva do Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central, Maria do Céu Canhão para a prática dos atos relativos ao pessoal integrado na Carreira de Assistente Operacional que exerce funções na Unidade de Apoio à Gestão (UAG), Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Montemor e Serviço de Urgência Básica (SUB).
A concretização de ambos os protocolos tem como objetivo dar continuidade à prestação de um serviço público de qualidade e eficiência na gestão dos recursos locais nas áreas da Educação e da Saúde.
O Coronel Simões de Azevedo é o novo comandante do Regimento de Cavalaria nº3 de Estremoz, sucedendo no cargo ao Coronel Peralta Pimenta.
Em declarações à Rádio ELVAS, o novo Comandante do RC3 garante que, “numa primeira fase, o objetivo passa por conhecer a realidade do regimento para depois tomar decisões, de acordo com as necessidades”.
Por outro lado, o coronel assegura que pretende manter “a ligação, muito enraizada, entre o regimento e a população de Estremoz”.
Atualmente, “o RC3 tem 172 funcionários, dos quais nove são civis e 163 são militares”., de acordo com o Coronel Simões de Azevedo.
A cerimónia, presidida pelo Comandante das Forças Terrestres, Tenente-General Mendes Ferrão, contou com a presença do Comandante da Brigada de Reação Rápida, Brigadeiro-General Ferreira Duarte, e das restantes entidades civis.
O atleta montemorense Rodrigo Leal, formado no Clube de Ténis de Montemor-o-Novo, encontra-se a disputar a final do Masters Juvenil da Federação Portuguesa de Ténis no Clube de Ténis do Jamor.
Para este torneio, são convidados os oito jogadores mais pontuados por género e escalão etário, desde que tenham participado em pelo menos seis provas de singulares do Grupo Juvenil (torneios nível A e B, Campeonatos Regionais e Campeonato Nacional).
De recordar que Rodrigo Leal continua a desenvolver o seu processo desportivo no Clube de Ténis de Montemor-o-Novo.
O Colégio da Europa, uma instituição académica estabelecida em Bruges desde 1949, tem abertas as candidaturas às bolsas de estudo das pós-graduações para o ano letivo 2023/2024.
“Direito da União Europeia, estudos económicos europeus e estudos políticos europeus são algumas das áreas de investigação deste colégio que conta com propinas a rondar os 27 mil euros”, referiu-nos Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo.
“Os candidatos devem ter pelo menos 240 ECTs na sua formação, o que corresponde, por exemplo, a uma licenciatura e pelo menos um ano de mestrado”, diz a responsável.
As candidaturas devem ser apresentadas no site do Colégio da Europa, até dia 18 de janeiro de 2023.
As bolsas de estudo do Colégio da Europa são o tema da edição desta semana do Espaço Europa, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo.
Das cerca de três dezenas de candidaturas apresentadas à última edição do Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas (PRID) do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), foram sete os clubes contemplados, na região Alentejo, com um apoio superior a 200 mil euros.
Em Évora, os apoios vão para o Grupo Desportivo e Recreativo Canaviais (Évora), Clube de Ténis de Évora, Clube de Padel de Mora e Clube de Futebol de Estremoz. No distrito de Portalegre, apenas o Clube de Futebol Estrela Alcorreguense, de Alcórrego, em Avis, foi contemplado com este apoio. Em Beja, o IPDJ irá apoiar o Grupo Desportivo de São Teotónio (Odemira), e em Setúbal, a Sociedade da Juventude Cercalense (Cercal do Alentejo).
Estes apoios, que irão alavancar um investimento de cerca de meio milhão de euros, distribuídos um pouco por toda a região alentejana, irão requalificar diferentes espaços desportivos em diferentes investimentos, particularmente no que diz respeito à eficiência energética, requalificação de parques desportivos e respetivos pavimentos.
O PRID tem como destinatários clubes e associações desportivas de Portugal continental e visa a requalificação das instalações desportivas ao serviço das populações. As organizações associativas locais, especialmente os clubes desportivos, são estruturas que se relacionam com as comunidades da sua área de influência, disponibilizando atividades e serviços que satisfazem as suas necessidades de natureza desportiva e cultural.
A Coprapec, Cooperativa Agrícola de Compra e Venda de Montemor-o-Novo, C.R.L. reúne esta quinta-feira, 29 de dezembro, EM Assembleia-Geral.
O único ponto da Assembleia é a eleição dos Órgãos Sociais da Cooperativa para o triénio de 2023/2025.
A Assembleia Geral Ordinária está marcada para as 20 horas, na sede da Cooperativa, em Montemor-o-Novo, pelas 20 horas. Se à hora marcada para a reunião não se verificarem o número de presenças necessárias para o seu funcionamento legal, a Assembleia Geral reunirá, com qualquer número de presenças, uma hora depois, conforme determina os Estatutos.
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo realiza hoje, quinta-feira, dia 29 de dezembro, a sua Assembleia Geral.
António Pinetra, presidente da Associação, revela que o ponto único desta assembleia “é a aprovação do plano de atividades e orçamento para 2023, pelo que convoco todos os sócios a marcar presença”.
A Assembleia Geral da Associação Humanitária dos Bombeiros de Montemor tem lugar hoje, às 20 horas, no quartel da corporação.
Nove acidentes de viação, dos quais cinco colisões, três atropelamentos e um despiste foram registados ontem, quarta-feira, 28 de dezembro, pelo Comando Territorial de Évora da GNR. Destes sinistros resultaram quatro feridos leves e danos materiais.
A GNR efetuou ainda uma detenção em flagrante delito pelo crime de condução sem habilitação legal.
No âmbito da criminalidade, foram registadas 12 ocorrências, sendo quatro crimes contra as pessoas, seis contra o património, um contra a vida em sociedade, e outro previsto em legislação avulsa
Ao nível contraordenacional a GNR registou ainda 51 infrações à legislação rodoviária, 16 à legislação policial e uma à legislação ambiental.
A GNR dá continuidade às operações Resina 2022, Floresta Segura 2022, Fuel 2022, Campo Seguro 2022, Escola Segura 2022/2023, Comércio Seguro 2022, Lake 2022/2023 e Operação Natal e Ano Novo 2022/2023.