Neste sábado, 17 de dezembro, a partir das 15h00, realizaram-se a maioria dos jogos da 4.ª jornada da Taça Distrito de Évora Dinis Vital.
O Grupo União Sport recebeu e bateu o Portel por 3-1; o Cabrela após estar a vencer por 0-2, acabou por perder em Vendas Novas por 3-2; o Cortiçadas perdeu em casa por 3-1 com os Foros de Vale de Figueira; e o Valenças foi goleado por 10-0 no terreno do Lusitano de Évora B. Ainda este sábado, mas às 19h00, o Fazendas do Cortiço vai a Monte Trigo.
No domingo, também às 15h00, o Estrela Escouralense viaja até ao Atlético de Reguengos. Recordamos que a equipa B do Grupo União Sport não participa na Taça Distrital.
No jogo que a RNA acompanhou com relato, e em que o Grupo União Sport (GUS) se despediu de 2022, com uma vitória na Taça, no Grupo B, por 3-1 com o Portel, carimbando já a passagem parav a 2.ª fase da Taça, o União entrou a pressionar e, logo aos 6 minutos, a defensiva do Portel deu uma prenda, que Thalison aproveitou para inaugurar o marcador. Aos 9 minutos, o União é obrigado a fazer a primeira alteração, com Leo a sair lesionado, entrando Marco Oliveira para o seu lugar. O Portel não entrou bem na partida, mas o GUS não estava a aproveitar a 100% as falhas do adversário. O jogo estava vivo, e em aberto, com o Portel aos poucos a tentar responder. Já após a meia hora, na sua primeira e única oportunidade na 1.ª parte, o Portel esteve perto do empate, mas Nuno Brás impediu esse ensejo. Ao intervalo o União vencia de forma justa, revelando de forma clara que tinha todas as condições para ganhar este jogo de forma tranquila, no entanto, havia que ser mais eficaz!
A 2.ª parte iniciou com uma alteração no Portel, formação que entrou melhor nos segundos 45 minutos, tendo uma grande chance para igualar, porém, depois de uma grande jogada, e só com o guarda-redes pela frente, o jogador do Portel rematou por cima. Aos 53 minutos, no União, João Bugio é substituído por Luís Madeira. Três minutos depois, aos 56 minutos, após cruzamento de Bruno Machado, o GUS chega ao 2-0, através de um autogolo. Aos 71 minutos, Ike é derrubado dentro da grande área, com o árbitro a assinalar grande penalidade contra o União. Na marcação, Vítor Serpa marca e reduz a desvantagem para o Portel. Vendo que o jogo podia complicar-se, João Guerra fez então tripla alteração, com Tiago Minhoca, Guilherme Francisco e Wesley a renderem Rodrigo Vicente, Fábio Capela e João Nobre. Aos 82 minutos, o Portel criou perigo, mas a defesa do União corta no momento certo. O União ganhava mas o jogo não estava fácil, pois o Portel acreditava que podia alcançar o empate, trazendo emoção aos instantes finais do encontro. Já nos descontos, o União chega ao terceiro golo, através de Bruno Machado, que cruzou e marcou com a ajuda do guardião do Portel. O jogo terminaria com a vitória por 3-1 para o União, uma vitória justa e procurada, mas que acaba por ser feliz, pois os golos tiveram sempre alguma infelicidade por parte do Portel que, ainda assim, valorizou a vitória do GUS.
Resultados (em atualização):
GRUPO A
Estrela Fc 3-2 Cabrela
Estremoz – Santana do Campo (15/01 – 15h)
GRUPO B
Gr. União Sport 3-1 Portel
São Pedrense – Borbense (14/01 – 15h)
GRUPO C
Sc Viana Alentejo 0-0 Arcoense
Cortiçadas de Lavre 1-3 Foros Vale Figueira
GRUPO D
Vera Cruz 0-0 Tourega
Canaviais – Aguiar (18/12 – 15h)
GRUPO E
Lusitano De Évora Clube “B” 10-0 Valenças Sport Club
Alcaçovense – Oriolenses (18/12 – 15h)
GRUPO F
Atlético de Reguengos 5-3 Escouralense (18/12 – 15h)
Descansa Bencatelense
GRUPO G
Monte Trigo 5-0 Fazendas Cortiço (17/12 – 19h)
Descansa Calipolense
GRUPO H
Redondense 2-1 Arraiolense
Descansa CHE Morense