Pesado arde na nacional 4 perto de Borba (c/vídeo)

Um veiculo pesado de mercadorias incendiou-se  na estrada nacional 4, entre a Albufeira de Borba e a cidade de Borba, ao final da tarde desta quarta-feira. O alerta ocorreu segundo o CDOS de Évora às 18.14 horas.

O transito foi interrompido e só após a intervenção dos Bombeiros e da GNR foi permitida a circulação, ainda que apenas  num sentido.

O pesado transportava veículos automóveis ligeiros e o incêndio terá começado numa das rodas traseiras. Não há feridos a registar e terão sido afectados pelo menos quatro veículos transportado.

No local estão as corporações de Bombeiros de Borba, Estremoz e Vila Viçosa, num total de sete veículos, com  15 operacionais, incluindo neste número duas patrulhas da GNR que tomaram conta da ocorrência. Veja aqui o vídeo.

Férias escolares de Natal na Oficina da Criança

Encontram-se a decorrer as inscrições para o programa de Férias Escolares de Natal da Oficina da Criança, que decorre entre 19 e 30 de dezembro, da responsabilidade do Município de Mora.
Diariamente, entre as 9 e as 17 horas, crianças e jovens residentes ou estudantes no concelho de Mora, cujas idades se compreendam entre os três e os 12 anos, podem participar nas atividades preparadas para ocupar os tempos livres da pausa letiva do Natal.
O presente programa, segundo a autarquia, “visa proporcionar um conjunto variado de atividades e experiências que estimulem a aquisição de competências pessoais, sociais, relacionais, desportivas, artísticas e culturais”.
A participação neste programa de atividades contempla o almoço gratuito, assegurado pelo Município de Mora. As inscrições decorrem até dia 8 de dezembro, através do link: http://desporto.cm-mora.pt/oficinacrianca/login.php . Mais informações relativas ao programa podem ser consultadas na página da inscrição.

Manuel Justino Ferreira homenageado no dia 16

Em Montemor-o-Novo, na Edição 20 dos Cantares ao Menino, no próximo dia 16, sexta-feira, vai ter lugar uma homenagem a Manuel Justino Ferreira. O átrio da Câmara Municipal de Montemor é o local onde principia este evento, às 21 horas.

Este poeta montemorense deixou-nos há 20 anos,  a 28 de outubro de 2002. No que se propõe ser “um belo serão natalício”, a música, “a poesia do Manel” e “a amizade que nos une a todos” vão ser os ingredientes do programa apresentado.

Câmara de Borba promove workshop sobre Caminhos de Santiago

No âmbito do projeto Caminhos Jacobeus do Oeste Peninsular, que tem como objetivo identificar e promover os itinerários jacobeus transfronteiriços, a Turismo do Alentejo e Ribatejo efetuou a ligação transfronteiriça de cerca de 70 km de extensão do Caminho de Santiago Português Nascente e o Caminho Português da Raia, entre Elvas, Vila Viçosa, Borba e Estremoz com Badajoz.

O projeto contempla a sinalização, dinamização e valorização do património histórico, paisagístico e cultural deste território, no sentido de promover esta variante e melhorar a experiência do viajante.

Na sequência, a Turismo do Alentejo e Ribatejo e o Município de Borba vão realizar um Workshop onde serão abordadas as temáticas de Estruturação | Conhecimento | Experienciação | Dinamização dos Caminhos de Santiago no Alentejo e Ribatejo.

Esta iniciativa é dirigida para a comunidade, entidades públicas e privadas, locais e regionais, e contará com diversos oradores em sessões de sala e caminhadas.

A sessão decorre amanhã, dia 15, no Cineteatro Municipal de Borba, entre as 10 e as 13 horas.

GNR de Évora deteve duas pessoas

O Comando Territorial de Évora da GNR de Évora registou ontem, dia 13 de Dezembro, cinco acidentes de viação, sendo quatro despistes e uma colisão, dos quais resultaram um ferido leve e danos materiais.

Foi ainda registado um incêndio em viatura pesada de mercadorias, na zona industrial de Mora, tendo ardido parte de carga e um pneumático da mesma.

No âmbito da criminalidade foram registadas cinco ocorrências, sendo três crimes contra o património; um crime contra as pessoas e um crime contra a vida em sociedade.

Foram ainda efetuadas duas detenções: uma em flagrante delito pelo crime de ofensas à integridade física simples e uma, fora de flagrante delito, em cumprimento de mandado de detenção para cumprimento de pena.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

No âmbito contraordenacional registaram-se 36 infrações à legislação rodoviária e três à legislação ambiental.

A GNR de Évora dá ainda continuidade às operações Resina 2022, Floresta Segura 2022, Fuel 2022, Campo Seguro 2022, Escola Segura 2022-2023, Comércio Seguro 2022 e operação Lake 2022/2023.

[/shc_shortcode]

Agenda de dezembro nas Oficinas do Convento em Montemor

A agenda de dezembro da Oficinas do Convento, em Montemor-o-Novo, já está disponível, abrindo a possibilidade de se conhecer as atividades programadas ao longo do mês.

Não esqueça ainda de fazer a inscrição nas seguintes atividades: curso de iniciação à olaria (telheiro@oficinasdoconvento.com , no valor de 130 euros); e curso de cerâmica de médio formato (telheiro@oficinasdoconvento.com , no valor de 140 euros).

Mais informações em www.oficinasdoconvento.com

Concelho de Mora com diversas atividades nesta época natalícia

A magia do Natal vai invadir o concelho de Mora já a partir de amanhã, quinta-feira, 15 de dezembro, com diversas atividades.

Paula Chuço, presidente da Câmara de Mora revela que este ano, as atividades “envolvem todas as freguesias, onde não falta o Pai Natal, vamos ter alguma animação nas freguesias e localidade Malarranha, vamos ter o coro de Natal, na Igreja e vamos tentar ter a própria neve a cair na praça porque recriava o espírito de Natal, teremos também um almoço e mais algumas surpresas”.

A presidente acrescenta que no próximo ano se pretende fazer “algo bem maior, que nunca tenha sido feito e que ficará na história”.

Concelho de Mora que entra no espírito natalício a partir desta quinta-feira, 15 de dezembro, com diversas atividades.

“Cada Criança um Rei”: a campanha solidária que decorre em Montemor

A Campanha Solidária “Cada Criança um Rei” volta a ser dinamizada pela União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras, até 31 deste mês.

São várias as associações e instituições da cidade que participam nesta iniciativa, que pretende recolher brinquedos, livros ou roupa às crianças mais carenciadas.

António Danado, presidente da União de Freguesias revela que, este “é um projeto estruturante”, por um lado porque “é envolvida a comunidade escolar, onde criamos a convicção, nestes jovens, de que o que têm e ao qual não dão importância pode ser importante para outra criança, de forma a incutir às crianças o espírito de partilha e solidariedade, e acima de tudo dar um sorriso a muitas crianças e às suas famílias”.

Esta iniciativa surgiu de “uma parceria da associação de pais, Aprender a Ser e da Cercimor e depois a UF acabou por dinamizar e envolver todas as escolas e associações de pais, da área desta freguesia”.

“Cada criança um rei”, pretende assim recolher brinquedos, livros ou roupa para as crianças do concelho, artigos que serão, posteriormente, distribuídos “no dia 6 de janeiro, pelas entidades parceiras, a Cercimor, Santa Casa, Porta Mágica, entre outros, para que estas façam chegar os artigos às crianças que mais precisam”, adianta António Danado.

Apesar de a iniciativa ter um maior enfoque nesta época natalícia, durante todo o ano a União de Freguesias recebe este tipo de artigos, acrescenta António Danado, adiantando que o armazém já tem “muitas coisas, porque não fechamos a portas durante o ano, apesar de só distribuirmos nesta altura”.

António Danado explica ainda que os artigos podem ser entregues “em todas as sedes da União de Freguesias, nas escolas e jardins-de-infância públicos e privados, IPSS e Colégio Jardim dos Sentidos”.

O presidente da UF acrescenta que, também costumam distribuir “um marca páginas, para relembrar, que esta é a altura de sermos um bocadinho mais solidários”.

Campanha Solidária “Cada Criança Um Rei” volta, a ser dinamizada pela União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras.

Euromilhões com jackpot de 40 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões, na sexta-feira, vai contar com um jackpot de 40 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou na chave sorteada ontem.

O segundo prémio, de 131 mil euros, saiu a quatro apostadores no estrangeiro. Já o terceiro prémio, de sete mil euros, contemplou 17 apostadores, dois com boletim registado em Portugal.

A chave sorteada no concurso de ontem do Euromilhões é composta pelos números 3, 9, 12, 26 e 30 e pelas estrelas 10 e 11.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.