U. Montemor arranca grande vitória por 3-0 em Vendas Novas

Neste domingo, 11 de dezembro, a partir das 15h00, realizou-se mais uma jornada do campeonato distrital da Associação de Futebol de Évora, com a Liga Elite a ter a sua 9.ª jornada e a Liga AFE a 8.ª jornada.
Na Liga Elite o Grupo União Sport teve uma vitória categórica em Vendas Novas, por 0-3, numa derrota pesada mas justa, enquanto que o Cabrela perdeu em casa por 1-3 com o Portel. Na Liga AFE, houve mais 2 derbys este fim-de-semana, com o Valenças a ganhar por 2-1 ao Cortiçadense e o Fazendas do Cortiço empatou 1-1 no Parque Desportivo de Montemor com os Foros de Vale Figueira. A equipa B do Grupo União Sport foi ao CHE Morense empatar 2-2, e o Escouralense goleou por 7-0 o Santana do Campo.

Na partida que a RNA acompanhou com relato, o Vendas Novas – Grupo União Sport, o treinador do União João Guerra repetiu, pela primeira vez nesta temporada, o 11 inicial. A partida iniciou equilibrada quando, aos 10 minutos, é assinalada grande penalidade favorável ao Vendas Novas. Na marcação, João Carrasco não concretiza, com o guardião alvinegro Nuno Brás a ter mérito e a defender bem, em mais um momento em que sobressai a qualidade do capitão do GUS. O jogo estava frenético e prometia, com o União a responder, em 3 minutos, com duas bolas no poste. Ao intervalo, mantinha-se o nulo no marcador, com 45 minutos intensos, numa bela partida de futebol, com oportunidades para ambos os conjuntos, onde só faltaram os golos.
A 2.ª parte iniciou sem substituições e com muitas paragens, fomentadas por pequenas faltas, mas com mais Estrela. Contudo, no espaço de 1 minuto, foi o GUS quem teve duas boas chances para marcar. Aos 56 minutos, após perda de bola do Vendas Novas, o esférico chega a Fábio Capela, que estava a ser o melhor em campo, que fez de trivela o primeiro da tarde. Um minuto depois, o GUS marcou novamente, com Rodrigo Vicente a rematar de pé esquerdo para o 0-2. Após o Estrela fazer tripla alteração, tentando reduzir distâncias, aos 66 minutos, João Bugio rende Luís Madeira. Aos 68 minutos, Capela aproveita novo erro do Vendas Novas, e bate com classe, bisando na partida. Paulo Mendes efetuou novas mexidas, com dupla alteração, com o União a responder com a entrada de Gonçalo Catalão para o lugar de Thalison, aos 75 minutos. Aos 85 minutos, João Guerra reforçou a defensiva do União, fazendo entrar Tomás Silva e Wesley para os lugares de Capela e Rodrigo Vicente. A partida teve ainda 6 minutos de descontos, onde Gakou teve perto de marcar, mas Nuno Brás negou o tento de honra ao Estrela. Em resumo, o União arrancou nesta tarde uma grande vitória diante do Vendas Novas, somando 3 vitórias consecutivas e ascendendo ao 2.º lugar da Elite. Fábio Capela foi considerado o homem do jogo, espalhando classe e bisando no encontro.

Resultados:

Liga Elite > JORNADA 9
Arcoense 3-3 At. Reguengos
Estrela Vendas Novas 0-3 U. Montemor
Arraiolense 0-1 Alcaçovense
Cabrela 1-3 Portel
Redondense 2-0 Monte Trigo
Canaviais 2-1 Sp. Viana

Liga AFE Série A > JORNADA 8
Estremoz 2-1 Bencatelense
Aguiar 1-2 Lusit. Évora B
Oriolenses 0-1 Borbense
Calipolense 4-0 Vera Cruz
Descansa Tourega

Liga AFE Série B > JORNADA 8
CHE Morense 2-2 U. Montemor B
Escouralense 7-0 Santana do Campo
Fazendas do Cortiço 1-1 Foros Vale Figueira
Valenças 2-1 Cortiçadense
Descansa: S. Pedrense

Exposição de pintura “Ligação à Terra” na Galeria Municipal até dia 23

A exposição “Ligação à Terra” está patente até dia 23 de dezembro, na Galeria Municipal de Montemor-o-Novo. Nesta exposição, Paulo Sendim apresenta o seu trabalho de pintura sobre tela e trabalhos em cerâmica, desenvolvido no espaço dos últimos 15 anos.

Na inauguração, o Município de Montemor-o-Novo fez-se representar pelo vereador da Cultura e Arte, Henrique Lopes. A exposição estará patente até ao próximo dia 23, de segunda a sexta-feira, entre as 10 e as 12 horas e das 14 às 18 horas.

Câmara de Monforte desvia trânsito de pesados do interior da vila

A Câmara Municipal de Monforte está a construir uma variante que permita ligar o IP2 à Estrada Municipal 515, com o intuito de desviar o trânsito de pesados do centro da vila.

De acordo com o presidente da câmara, Gonçalo Lagem, “esta nova via de comunicação vai dar mais conforto e segurança, quer aos condutores dos veículos pesados, quer aos restantes condutores que circulam na vila”.

Com esta ligação, vai ser possível dinamizar ainda mais a zona industrial, “cuja obra de ampliação terminou recentemente e estamos agora a encontrar investidores para que ali possam surgir projetos”.

Gonçalo Lagem explica que foram criados mais “sete lotes, com um hectare cada, devidamente estruturados e que cumprem todas as normas”.

Câmara Municipal de Monforte dinamiza zona industrial, com o intuito de atrair novos investidores, e constrói variante para desviar trânsito de pesados do interior da vila.

RNA acompanha deslocação do GUS ao campo do Estrela de Vendas Novas

A 9ª jornada da Liga Elite joga-se hoje, domingo, 11 de dezembro, a partir das 15 horas.O Grupo União Sport viaja até Vendas Novas, para um clássico do distrital de Évora, jogando com o Estrela de Vendas Novas, num jogo que é sempre de muita emoção e alguma rivalidade.

O União vem de uma vitória importante e saborosa diante do Atlético de Reguengos enquanto que, o Vendas Novas ganhou fora com Alcaçovense, que não é de boa memória para os alvinegros, já que impuseram a primeira derrota da época ao conjunto treinado por João Guerra.

Acresce que o Vendas Novas é uma das duas únicas equipas (com Canaviais) que ainda não perdeu neste campeonato, com a curiosidade de ter empatado, tal como o União, com Canaviais, Monte Trigo e Portel. A formação treinada por Paulo Mendes é também a melhor defesa com apenas 2 golos sofridos em 8 jornadas. Para João Guerra, treinador do GUS, este “é um clássico e um jogo extremamente difícil contra uma equipa claramente candidata”. O União vai tentar fazer “aquilo que tem feito nos últimos jogos”, diz o técnico Unionista.

Ainda na Elite, após duas derrotas, o Cabrela joga em casa com o Portel. Apesar de treinar apenas na sexta-feira, André Repolho, treinador do Cabrela, espera “uma resposta positiva” por parte da equipa.

Acompanhe esta tarde, a Bancada Desportiva, aqui na RNA, com Paulo Canas e Nuno Gamito, o resultado dos jogos da Liga Elite e Liga AFE, com as atenções centradas na deslocação do GUS a Vendas Novas.

Quanto aos restantes jogos da Liga Elite:

Estrela Vendas Novas 0-0 U. Montemor

Arcoense 0-0 At. Reguengos

Arraiolense 0-0 Alcaçovense

Cabrela 0-0 Portel

Redondense 0-0 Monte Trigo

Canaviais 0-0 Sp. Viana

Município de Mora reúne com ARS Alentejo e ACeS Alentejo Central

O Município de Mora reuniu com a Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo e o Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) do Alentejo Central para análise do ponto de situação no concelho.
Foi exigida, por parte da autarquia, uma “resposta imediata” à necessidade de contratação de médicos para a população de Cabeção e Pavia, cuja situação é reconhecida pela autarquia como “improrrogável”.
Neste sentido, foi proposto um conjunto de soluções, por parte do Município, tendo em vista a mais breve resolução desta situação.
Foi ainda analisada a situação da urgência noturna e aos fins de semana na Unidade de Saúde de Cuidados Personalizados de Mora. Discutiram-se possíveis estratégias para o bom funcionamento desta unidade, cuja “importância para a população é inequívoca”, segundo a autarquia.
O Município de Mora “continua a fazer todos os esforços para garantir a saúde e o bem-estar da população”.

“Qualquer ideia boa para o Alentejo nós apoiamos”, diz presidente de Borba

O Município de Borba, à semelhança de mais 22 municípios e sete entidades do Alentejo, faz parte do processo de inscrição da produção artesanal do vinho de talha da Vidigueira no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, para que, numa fase posterior, se possa apresentar a sua candidatura Comissão Nacional da UNESCO.

O dossier de inscrição já foi entregue e aguarda-se a avaliação da Direção-Geral do Património Cultural, que deve ser conhecida até ao início do mês de dezembro.

O presidente da câmara de Borba, António Anselmo, refere que Borba pretende “apoiar todas as candidaturas que sejam favoráveis para a região Alentejo, independentemente de quem as lidera. Vila Viçosa avança com uma situação, Estremoz avança, Alandroal avança, Elvas avança, se serve para todos nós eu sou a primeiro a lá estar. Não preciso de cabeças de cartaz. Eu apoio”.

Caso a inscrição da produção artesanal do vinho de talha no Inventário Nacional se concretize, a formalização da candidatura à Comissão Nacional da UNESCO pode ser formalizada no início de 2023.

São parceiros da candidatura os municípios de Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Arronches, Borba, Beja, Campo Maior, Cuba, Elvas, Estremoz, Évora, Ferreira do Alentejo, Marvão, Mora, Moura, Mourão, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Santiago do Cacém, Serpa, Viana do Alentejo e Vidigueira) e 7 entidades (Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património, Comissão Vitivinícola Regional do Alentejo, Direção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo, Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Direção Regional de Cultura do Alentejo, Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo ERT e Vitifrades).

A Rota do Vinho da Talha é um projeto também liderado pelo Município de Vidigueira, em fase de implementação, que abrange os mesmos concelhos, com a finalidade criar um produto turístico que promova o território e o património cultural, gastronómico e arqueológico.

Esta estratégia do Município de Vidigueira pretende unir o Alentejo em torno deste produto autêntico e de excelência, através da salvaguarda desta técnica ancestral com 2 mil anos e da sua transmissão às novas gerações.

Município de Montemor quer melhorar zona industrial da ADUA

O município de Montemor-o-Novo reconhece que a zona industrial da ADUA precisa de vários melhoramentos, estando já a trabalhar nesse sentido.

Olímpio Galvão, presidente da Câmara Municipal, revela que em termos de limpeza já foram contratadas empresas para tornarem aquela zona mais atrativa. “Em termos de imagem, o proprietário que está na entrada da ADUA, foi forçado a criar um muro envolvente, ao seu negócio, para não ter aquele mau aspeto que dá quando se entra na zona industrial, e esperemos que tenha a obra concluída o quanto antes; já em termos de limpeza foi contratada uma empresa externa, para limpar as ervas e os pavés, bem como alguns trabalhos que tornem essa zona mais atrativa”, garante.

Neste momento, o Gabinete de Projetos do município, adianta ainda o autarca, “está trabalhar para reinventar alguns espaços para criar lotes, dentro do que está definido em PDM, que neste momento é possível construir e, penso que até final do ano estará concluído”. A possível expansão, explica Olímpio Galvão, pode vir a ser feita “pelos Casais da ADUA, um problema de décadas e complexo, que está há muito tempo por resolver”.

OI Município de Montemor-o-Novo pretende fazer melhoramentos na zona industrial da ADUA, para a tornar mais atrativa.