Observação Noturna de Estrelas no Castelo de Montemor na sexta-feira

A observação noturna de estrelas vai ter lugar esta sexta-feira, 9 de dezembro, no Castelo de Montemor-o-Novo, com início marcado para as 21 horas.

 

A observação noturna do céu tem o acompanhamento de técnicos do Centro de Ciência Viva de Estremoz. O convite é feito para que cada interessado compareça acompanhado de elementos da família.

As inscrições são feitas em juventude@cm-montemornovo.pt, a ação tem um número limite de dez jovens e dirige-se a maiores de 14 anos.

Marcos Santos levou “Evocations” ao Ciclo de Outono

O Cineteatro Curvo Semedo acolheu, na passada sexta-feira, 2 de dezembro, Marco Santos, que apresentou o seu novo álbum “Evocations”, no âmbito do Ciclo de Outono.

Há mais de uma década que Marco Santos se encontrou com Montemor-o-Novo, dessa forma, o músico e compositor, fez questão de transmitir ao público presente o afeto que sente pela cidade e pessoas.

Neste serão frio de outono, Marco Santos (composição, bateria e eletrónica) esteve acompanhado por Carlos Garcia (no piano) e Óscar Graça (no piano e sintetizadores), numa iniciativa que nos aqueceu com boa música.

Com 20 anos de carreira, Marco Santos tem na bateria e percussão o seu instrumento principal. Nos últimos 14 anos teve a sua base entre Portugal e a Holanda, onde criou a United Art Movement e um festival anual onde promove a união de várias formas de arte. Lançou alguns álbuns em nome próprio, elogiados pela crítica e pelo público e tem colaborado com vários artistas do panorama nacional e internacional, no âmbito da música, dança e teatro.

Este novo disco, em que Marco Santos gravou unicamente piano, voz e eletrónica, conta com 7 composições autorais gravadas à distância, durante a pandemia em 2020, e que tem cerca de 25 artistas envolvidos. Durante o concerto, foram projetados os sete vídeos realizados por diferentes artistas visuais para cada um dos temas.

“Centrais nucleares não estão preparadas para a guerra”, diz a Quercus

Nenhuma central nuclear foi construída para operar em condições de guerra e este foi mais um problema levantada pela guerra na Ucrânia.

Quando a 11 de Março de 2011 houve o sismo e tsunami que afetou a central japonesa de Fukushima, realizaram-se teste de strees nos quais foram apontados hipotéticos problemas relacionados com potenciais ataques terroristas.

De acordo com José Janela, presidente do núcleo regional de Portalegre da Quercus, “as Nações Unidas, através da Agência Internacional de Energia Atómica, têm como missão garantir a segurança das centrais nucleares. No entanto, a intenção da Rússia em controlar a central de Zaporijja coloca em dúvida que estejam a ser cumpridas todas as normas de segurança”.

Quercus alerta para necessidade de manter segurança das centrais nucleares, sobretudo após a invasão ucraniana por parte da Rússia.

Montemor incentiva ao cinema na Oficina da Criança

A Oficina da Criança, em Montemor-o-Novo, vai desenvolver, em dezembro, uma oficina criativa de filme em Stop Motion. A data ainda não foi divulgada, mas é adiantado que esta proposta desenvolve-se de tarde, entre as 14 e as 18 horas.

Nesta oficina, imagina-se uma história, passa-se por todas as etapas da criação de um filme e conjugam-se diferentes linguagens expressivas. A participação é livre e destina-se a crianças entre as 5 e as 14 horas.

GNR de Évora detém dois condutores embriagados em Montemor e Portel

O Comando Territorial de Évora da GNR, na sua área de responsabilidade registou este fim de semana, 13 acidentes de viação, sendo nove colisões e quatro despistes, dos quais resultaram dois feridos leves.

Dois incêndios foram registados, neste período, sendo um em veículo, na EN114, e outro em contentor da recolha de lixo, em reguengos de Monsaraz

A GNR efetuou ainda três detenções em flagrante delito, sendo duas pelo crime de condução de veículo em estado de embriaguez, em Portel e Montemor-o-Novo e outra por crime de desobediência, em Reguengos de Monsaraz.

No âmbito da criminalidade, foram registadas 20 ocorrências, sendo cinco crimes contra as pessoas, dez contra o património, três contra a vida em sociedade, um contra o Estado e outro contra animais de companhia.

Ao nível contraordenacional a GNR registou ainda 84 infrações à legislação rodoviária e seis à legislação ambiental.

“Versos no Ar” a rubrica diária da RNA com alunos de escolas de Montemor

A Rádio Nova Antena (RNA) vai transmitir, de segunda a sexta-feira, uma nova rubrica intitulada de “Versos no Ar”, que conta com poemas declamados pelas crianças de pré-escolar e primeiro ciclo do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo.

A professora Ana Cristina Massano explica que esta iniciativa surge do “emergente e necessário contacto das crianças com as obras poéticas, e é prática explorarmos o texto poético e damos um grande ênfase ao texto poético, dada a extrema importância no desenvolvimento intelectual das crianças, onde trabalhamos a oralidade e escrita”.

Esta é também uma forma de “abordagem lúdica da nossa própria língua, bem como múltiplas atividades, como criação de rimas, jogos de palavras, entre outros e entendemos que contribuiu para o desenvolvimento de competências linguísticas, nos nossos alunos e a componente estética”, acrescenta Ana Cristina Massano.

A professora adianta ainda que os ouvintes, podem assim através da RNA, divulgar e dar a conhecer “o trabalho que é feito na sala de aula com os alunos e, paralelemente, atribuir intencionalidade às suas produções, para que não fique apenas registado na sala de aulas, partilhando com a comunidade”.

Os poemas trabalhados, em sala de aula, serão assim emitidos na Rádio Nova Antena, lidos pelos próprios alunos, depois da recolha áudia, na sala de aula.

O programa “Versos no Ar” começa a ser emitido hoje, diariamente de segunda a sexta-feira, às 9.30 horas e repetição às 14.30 horas.