Desagregação de freguesias analisada em sessão extraordinária

A Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras reúne amanhã, dia 1 de Dezembro, em sessão extraordinária para análise, discussão e votação da proposta de desagregação de freguesias.

António Danado, presidente da união de freguesias, refere que “foi aprovada uma proposta para que os eleitos na Assembleia de freguesia se possam manifestar, quanto à situação da desagregação de freguesias, e é isso que vai acontecer amanhã”.

Segundo o autarca, os eleitos da CDU entenderam que “este é o momento ideal para apresentar esta proposta aos representantes das restantes forças políticas (de recordar que a assembleia de freguesia é composta por cinco elementos da CDU, cinco do PSD e três da coligação PSD/CDS-PP).

António Danado refere que “a união de freguesias reúne todas as condições para avançar com a desagregação. E, por outro lado, a lei diz que nenhuma freguesia deve ter mais que 25 por cento do território do concelho. Esta união de freguesias tem mais de 33 por cento. Só por ai temos um erro manifesto quanto a esta matéria”.

“Caso esta proposta seja aprovada na Assembleia de Freguesia, será remetida à Assembleia Municipal que irá recolher o parecer da câmara municipal e remeterá para votação. Caso seja tudo aprovado, a proposta será, numa fase final, remetida para a Assembleia da República”, referiu António Danado.

A desagregação de freguesias era a primeira medida do programa eleitoral da CDU. António Danado refere que, em 2012, “a questão da extinção de freguesias motivou a criação de um abaixo-assinado para que fossem ouvidos na Assembleia da República”.

A sessão extraordinária Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras, para análise, discussão e votação da proposta de desagregação de freguesias realiza-se amanhã, às 15 horas, Centro Cultural das Silveiras.