Produção de azeite em Montemor “com quebra de 75 por cento”

O setor oleícola antevê que este ano de 2022 vai ser um ano com uma quebra prevista na produção na ordem dos 30%, a nível nacional.

Na Cooperativa Caminhos do Futuro, em Montemor-o-Novo, a situação é mais preocupante, uma vez que, de acordo com Hélder Linguiça, presidente do conselho de administração da Cooperativa Caminhos do Futuro, em Montemor-o-Novo, “este ano será muito abaixo do ano passado, com a quebra a rondar os 75 por cento. Devemos ter cerca de 25 por cento de produção em relação ao ano passado. O ano passado andámos a rondar o um milhão de toneladas e este ano devemos chegar perto das 300 toneladas”.

Normalmente, de acordo com Hélder Linguiça, “quando um ano é muito produtivo, o seguinte é sempre inferior. Depois há anos, como o que está a acontecer, em que a descida da produção de acentua ainda mais”.

“À fraca produção junta-se também o elevado preço da azeitona, que praticamente duplicou o que nos deixa numa situação complicada p+ara garantir azeite na nossa loja o ano todo”.

Produção de azeite cai bastante este ano o que vai levar aio aumento do preço de venda ao consumidor.