Festa em São Geraldo com arte urbana na recuperação do lavadouro

Este sábado, o projeto “Estendal” viveu um dia de festa, em São Geraldo, no concelho de Montemor-o-Novo. Esteve a ser celebrada a conclusão da 1.ª fase do projeto Arte Urbana em Lavadouros Públicos

Desde setembro deste ano que em Montemor-o-Novo tinha sido iniciada a  primeira fase do “Estendal”, um Projeto de Arte Urbana em Lavadouros Públicos, que tem como tema base a água.

Nesta primeira fase, ganharam vida quatro lavadouros – Casa Branca, Santiago do Escoural, Fazendas do Cortiço e São Geraldo – respetivamente por Gonçalo MAR, Mariana Duarte Santos, Los Pepes (Meggie Prata e Francisco Leal) e Mariana Dias Coutinho, numa colaboração com as Juntas de Freguesias, de Santiago do Escoural e União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras.

A festa deste sábado em São Geraldo, onde a RNA esteve presente no Lavadouro de São Geraldo, um projeto simbólico e significativo, bem revelador do que é o Estendal!

A artista Mariana Dias Coutinho  que desenvolveu o projeto na aldeia de São Geraldo, fala-nos da intervenção que realizou e da experiência em que houve envolvimento das pessoas da aldeia “foi feita uma escolha de terras em vários locais com a ajuda da população de forma maravilhosa, senti-me sempre muito acompanhada, mapeado com 19 amostras os locais por onde as pessoas passaram, até ser escolhida a tonalidade da cor utilizada”

Numa frase, para Mariana Dias Coutinho “fica o espírito de comunidade de entre ajuda das pessoas desta aldeia de São Geraldo.Vou de coração cheio, com saudades de voltar. Hoje é dia de celebrar”.

O lavadouro da aldeia de São Geraldo, construído na década de 70, é dos poucos que ainda é utilizado. Foi neste lavadouro que ganhou vida uma intervenção realizada pela artista Mariana Dias Coutinho, intitulada Lavar a Terra, que aqui concretizou uma pintura mural, realizada com pigmentos naturais, agregando numa obra a passagem da lavagem de roupa na ribeira para os tanques do lavadouro e as características deste trabalho.

Parceira da Câmara de Montemor foi a União de freguesias de da Vila Bispo e Silveiras, cujo presidente António Danado, nos explicou que “se criou um laço de amizade entre a artista e os moradores, tendo se conseguido envolver a comunidade, tínhamos aceite o projeto da Câmara, mas com a condição de envolver a população, pois podíamos trazer aqui o melhor projeto. mas sem as pessoas esse projeto não iria avançar”. Mas avançou com a colaboração da comunidade que preparou uma festa para este sábado.

Olímpio Galvão, presidente da Câmara de Montemor destacou “a recuperação de um equipamento abandonado, sem qualquer tipo de uso , destacando a colaboração entre a câmara e as juntas de freguesia e com intervenções artísticas modernas mas de partilha e amizade com os habitantes de São Geraldo.”

Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada comemorado em Évora

Assinala-se amanhã, domingo, 20 de novembro, o Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada, para lembrar os que partiram, apoiar os que sofrem, e agir para impedir mais desastres, a GARE (Associação para a promoção de uma cultura de segurança rodoviária).

Em 2022, a Cerimónia Nacional decorre em Évora, contando com o apoio do Município de Montemor-o-Novo e a participação da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo.

Conheça a programação abaixo:

Exposição de Flores de Campo Maior até fim do ano no espaço.arte

A exposição de pintura “Flores de Campo Maior”, da autoria de Nogueira de Barros, inaugurada a 15 de outubro, está disponível para visita, no espaço.arte, em Campo Maior, até final do ano.

Segundo o artista, natural de Almada, os 18 quadros, “de médio e grande formato”, que pintou e que compõem esta mostra, retratam flores com “diversas formas e movimentos”, com “profundidades distintas”. As obras, diz ainda, surgem depois de ter estudado Campo Maior.

Sendo esta a última exposição do ano, no espaço.arte, Nogueira de Barros garante ser uma “honra” ser o responsável por encerrar a programação daquela equipamento municipal. Convidando toda a população a visitar a exposição, o artista garante “valer a pena”, não só para o público em geral, mas também para os alunos das escolas, até porque “é desde pequenos que as pessoas se começam a interessar por arte e por pintura”.

Equipas do concelho de Montemor jogam este domingo na 3ª jornada da Taça Dinis Vital

A 3ª jornada da Taça Distrito de Évora Dinis Vital joga-se amanhã, domingo, 20 de novembro, a partir das 15 horas.

Em relação ao jogo do grupo E, na Taça Distrito de Évora, o Valenças joga no D. Manuel I com o Oriolenses. De acordo com Fábio Neves, treinador do Valenças, antevê que a equipa adversária “vai querer comandar a partida”, mas vai tentar conquistar os três pontos.

O Escouralense, neste domingo, na 3.ª jornada do grupo F, da Taça Dinis Vital, viaja até Bencatel. Para João Rolo, treinador do Estrela Escouralense, o Bencatelense é sempre uma “equipa difícil”, contudo, o objetivo “é ir à procura da vitória, numa altura em que o plantel ainda é curto”.

O Fazendas do Cortiço, do Grupo G, viaja até Vila Viçosa para defrontar o Calipolense. Fábio Regouga, treinador do Cortiço, revela que este jogo coloca frente a frente as duas equipas que vão disputar a última vaga do grupo para seguir nesta competição.

Recordamos uma vez mais que a equipa B do Grupo União Sport, como a equipa principal está na Taça Distrito de Évora, está impedida de participar nesta competição e assim tem a 2.ª semana de paragem consecutiva.

Amanhã, a Taça Distrito de Évora tem transmissão na Rádio Nova Antena, na Bancada Desportiva com Paulo Canas e Nuno Gamito das 14 às 19 horas.

Na última hora de emissão Paulo Canas visita uma filial do Grupo União Sport:o Grupo União Sport Sancristovense, onde é dada a conhecer esta associação de São Cristóvão, os seus sonhos e iniciativas, através do seu presidente David Reis e da tesoureira Cátia Carvalho.

Quanto aos restantes jogos desta terceira jornada da Taça Dinis Vital:

GRUPO A

Santana do Campo – Cabrela

Estremoz – Estrela Vendas Novas

GRUPO B

Borbense – Portel

Pedrense – U. Montemor

GRUPO C

Foros Vale Figueira – Arcoense

Cortiçadense – Sp. Viana

GRUPO D

Tourega – Aguiar

Vera Cruz – Canaviais

GRUPO E

Valenças – Oriolenses

Lusit. Évora B – Alcaçovense

GRUPO F

Bencatelense – Escouralense

Descansa At. Reguengos

GRUPO G

O Calipolense – Fazendas do Cortiço

Descansa Monte Trigo

GRUPO H

CHE Morense – Arraiolense

Descansa Redondense

Lançamento da Revista Memória Alentejana em Montemor este domingo

A Biblioteca do Grupo dos Amigos de Montemor-o-Novo, situada no Convento de São Domingos, recebe amanhã, domingo, 20 de novembro, às 10 horas, o lançamento da 44.ª edição da Revista “Memória Alentejana”, um projeto do Centro de Estudos Documentais do Alentejo.

Esta edição, que tem como tema central o Megalitismo no Alentejo Central, inclui um destaque alargado ao concelho de Montemor-o-Novo, numa colaboração entre o CEDA e o Município de Montemor-o-Novo.

A revista apresenta vários artigos assinados por técnicos do Município, onde se abordam temas como a Gruta do Escoural, o Roteiro Megalítico, Roteiro Literário Levantado do Chão, Morbase, Serra de Monfurado e a Importância dos Ecossistemas.

Esta edição contempla ainda uma entrevista ao presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, e um artigo sobre a Nova Política Cultural do Município, pelo vereador do Pelouro da Cultura e Arte, Henrique Lopes, e outro sobre as Visitas ao Património, pelo vereador do Pelouro do Património Cultural, António Xavier.

Nesta edição assumem igualmente relevância reportagens e artigos com Rui Horta, Bruno Chaveiro e Júlio Jorge.

Após a apresentação da revista, segue-se uma visita ao Museu de Arqueologia e à Anta-Capela de São Brissos.

PS distrital de Évora reunido em Montemor

O 20º Congresso da Federação de Évora do Partido Socialista (PS) realiza-se este sábado, no Pavilhão do Parque de Feiras e Exposições de Montemor-o-Novo.

 

 

O presidente da Federação Distrital do PS e autarca de Vendas Novas, Luis Dias realça o facto da “reunião se realizar em Montemor, sobretudo depois do PS ter vencido as eleições no concelho e a oportunidade de juntar os representantes dos militantes do distrito onde o partido tem obtido bons resultados”.

O congresso decorre durante este sábado em Montemor.

Recolha de sangue este domingo de manhã em Montemor

A Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Montemor-o-Novo realiza amanhã, domingo, 20 de novembro, na sua sede, uma recolha de sangue.

Floriano Saiote, presidente da associação, apela à população para que “compareça e doe sangue, porque precisamos de pessoas saudáveis, entre os 18 e 65 anos e pesem mais de 50 quilos”.

Os dadores que o fazem primeira vez, adianta Floriano Saiote, devem ir cedo, “entre 10.30 horas e as 11 horas, para reponderem ao inquérito e ver se estão aptos, têm uma consulta e fazem a sua dádiva, falamos de uma meia hora ou 45 minutos que ganhamos na nossa vida porque estamos a ajudar alguém e, não nos podemos esquecer que há sempre alguém que está a precisar do nosso sangue”.

Quem não se inscrever pode aparecer de igual forma e realizar a sua dádiva, amanhã, das 9 horas e até às 13 horas.

Espetáculo “Filarmonik-Filarmonia Rock” da Banda Carlista no Curvo Semedo

A Banda da Sociedade Carlista promove esta noite o concerto “Filamoniak-Filarmonia Rock”, no Cineteatro Curvo Semedo.

Este concerto está inserido no ciclo de Outono, que decorre em Montemor-o-Novo até dezembro. Para o vice presidente da Câmara, Henrique Lopes trata-se de um espetáculo “bastante particular”, uma vez que sai fora do contexto habitual das bandas, “aqui vamos ter um espetáculo de fusão do elétrico-acústico, e também com um conjunto de convidados que terão instrumentos mais elétricos e teremos melodias ligadas a bandas como Led Zepplin, Queen, Rolling Stones, Pink Floyd, Scorpions, entre outros”.

Henrique Lopes acrescenta que este é um “espetáculo arrojado” porque vamos ter um reportório “fora da caixa”, tendo em conta o que as bandas, “habitualmente, costumam produzir”.

O Concerto da Banda Carlista está marcado para hoje, às 21.30 horas, no Cineteatro Curvo Semedo.

Euromilhões com jackpot de 65 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões, na terça-feira, vai contar com um jackpot de 65 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou na chave sorteada ontem.

O segundo prémio, de 245 mil euros, saiu a três apostadores no estrangeiro. Já o terceiro prémio, de 15 mil euros, contemplou 11 apostadores, dois com boletim registado em Portugal.

A chave sorteada no concurso de ontem do Euromilhões é composta pelos números 13            , 16, 19, 35 e 41 e pelas estrelas 1 e 11.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.