Uma residência artística com o título “Matérias Coordenadas”, por Magalie Rastello e Marcelo Valente (o duo MAGMA), vai decorrer no telheiro da encosta do Castelo, no próximo dia 12 (sábado).
O duo MAGMA foi um dos vencedores do Concurso de Residências Artísticas Tradição Contemporâneo 2022 e está a desenvolver o seu projeto em outubro e novembro, na Oficinas do Convento.
‘Matérias Coordenadas’ consiste na construção de uma impressora 3D cerâmica, rudimentar e low-tech, que funciona 100% a energia muscular e pode ser manejada por várias mãos. Os artistas vão criar uma pasta composta de barro misturado com matérias orgânicas locais para, em seguida, imprimir objetos singulares e efémeros no exterior, em torno do lugar da residência, de forma coletiva e participativa. Uma vez imprimidos os objetos, deixam o barro meio cozido ou meio cru, seco pelo fogo, pelo sol ou pelo vento.
As questões que o duo focaliza são a temporalidade dos objetos feitos de barro, e a pertinência de produzir objetos que não duram muito tempo. A organização é das Oficinas do Convento – Associação Cultural de Arte e Comunicação.