Saiba onde vão estar os radares da PSP em novembro no distrito de Évora

A Polícia de Segurança Pública dá a conhecer os locais onde irá instalar os radares, neste mês de novembro, sendo esta uma das  formas  dissuadir os condutores de infringirem as regras do código da estrada, os limites de velocidade

No distrito de Évora os radares vão estar nas seguintes datas e locais:

  • Dia 10 de novembro, às 15 horas, na Avenida Rainha Santa Isabel (Estremoz)
  • Dia 15 novembro, às 9.30 horas, na CM 1094 Estrada do Bairro de Almeirim (Évora)
  • Dia 17 novembro, às 14.30 horas, na 114  Av. Túlio Espanca (Évora)
  • Dia 21 novembro, às 9.30 horas, na Avenida D. Manuel Trindade Salgueiro (Évora)
  • Dia 25 novembro, às 10 horas, na EN 18 ao Gil (Estremoz)

 

“O aparente Caos da Diversidade” estreia este domingo no Curvo Semedo

“O aparente Caos da Diversidade” é o nome do filme que estreia este domingo, 6 de novembro, em Montemor-o-Novo.

Trata-se de um filme coletivo animado elaborado pelos alunos de 5º e 6º anos da EB2/3 São João de Deus, no ano letivo passado.

Na sessão serão também entregues os certificados de participação aos participantes.

O filme é exibido domingo às 16 horas, no Cineteatro Curvo Semedo.

4ª jornada da Liga AFE joga-se este domingo

A 4ª jornada da Liga AFE, da Associação de Futebol de Évora tem lugar amanhã, domingo, 6 de novembro, depois de uma paragem no fim de semana passado, com os jogos marcados para as 15 horas.

O Estrela Escouralense, recebe este domingo a formação do São Pedrense. João Rolo, treinador do Estrela Escouralense, espera “mais um jogo difícil” mas garante que a equipa “tem de se focar na vitória”.

Amanhã há novamente derby concelhio, com o Foros de Vale de Figueira a receber o líder Grupo União Sport B. Pedro Pereira, treinador dos Foros de Vale de Figueira, antevê um derby “equilibrado, disputado e aguerrido”, diante de uma equipa que ainda não sofreu golos. Já Gonçalo Teixeira, treinador do GUS B, espera um jogo “complicado”, deixando elogios ao projeto dos Foros.

O Valenças joga com o CHE Morense. Fábio Neves espera um jogo “bastante complicado, diante de uma equipa que se reforçou”.

O Cortiçadense desloca-se a Santana do Campo. Segundo Mário Carrasco, treinador do Cortiçadas de Lavre este é um jogo que se prevê, mais uma vez, complicado.

Em relação ao Fazendas do Cortiço, a equipa treinada por Fábio Regouga, descansa nesta jornada.

O calendário da 4.ª jornada da Liga AFE é o seguinte:

 Liga AFE série A 4.ª jornada 06/11

Lusit. Évora B – Bencatelense

Borbense – Vera Cruz

Aguiar – O Calipolense

Oriolenses – Tourega

Liga AFE série B 4.ª jornada 06/11          

Santana do Campo – Cortiçadense

CHE Morense – Valenças

Escouralense – S. Pedrense

Foros Vale Figueira – U. Montemor B

Descansa Fazendas do Cortiço

Amanhã, a Bancada Desportiva tem emissão com Paulo Canas das 14h às 19h. Acompanhe na Nova Antena todos os golos e resultados de mais uma jornada da Liga Elite e Liga AFE.

Na última hora de emissão, após as 18h, o programa apresenta uma reportagem com a equipa feminina do Rugby Clube de Montemor.

StarUp Montemor-o-Novo na Web Summit 2022

A StartUp Montemor-o-Novo marcou presença no terceiro dia da Web Summit 2022, a maior conferência de tecnologia e empreendedorismo do Mundo, onde foi possível interagir com startups e entidades ligadas às mais diversas áreas., através de um convite da Startup Portugal.

Houve ainda oportunidade para assistir às várias conferências que decorreram durante o dia.

“Gastronomia alentejana num contexto de alimentação saudável” em destaque no Arrariolos Multiusos

Termina amanhã, 6 de novembro, mais uma edição da Mostra Gastronómica, Feira do Tapete e Festival da Empada, em Arraiolos.

O programa de hoje contempla às 14 horas a atuação do Grupo de Cante da Academia Sénior de Serpa, seguindo-se às 15.30 horas a demonstração de confeção de empadas.

Já amanhã há “Conversas à mesa” sobre gastronomia alentejana num contexto de alimentação saudável”, às 16 horas. Sílvia Pinto, presidente da Câmara de Arraiolos revela que esta iniciativa, integrada no programa do certame pretende, de certa forma, “falar sobre gastronomia, vinhos e produtos locais”, sendo que amanhã o conta com a participação de gastrónomas da confraria que irão falar sobre o tema da gastronomia alentejana, no contexto da alimentação saudável”.

Qualquer pessoa pode assistir a esta sessão, acrescenta Sílvia Pinto, garantindo que não se vão arrepender, porque “são conversas leves, que permitem a troca de opiniões”.

Ainda hoje há baile com o grupo “Fora de Série”, às 23 horas.

Ciclo de Outono em Montemor: Dueto de Guitarras de Évora este sábado no Curvo Semedo

Dueto de Guitarras de Évora é o espetáculo, inserido no Ciclo de Outono, que decorre esta noite de sábado, 5 de novembro, no Cineteatro Curvo Semedo.

O dueto, criado em 2007 é constituído pelo montemorense João Macedo e José Farinha. O vice presidente da Câmara de Montemor, Henrique Lopes revela que este será um espetáculo “com dois músicos com formação clássica e têm um reportório com músicas do mundo, desde as tradicionais portuguesas, mas também internacionais”.

O espetáculo “Dueto de Guitarras de Évora” tem início marcado para as 21.30 horas, e a entrada é gratuita.

Município de Montemor quer recuperar Convento da Saudação

O Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, visitou na tarde de ontem, sexta-feira, 4  de novembro, Montemor-o-Novo tendo oportunidade de conhecer o Convento da Saudação.

O imóvel encontra-se desocupado e a necessitar de obras de recuperação. O engenheiro da Câmara Municipal de Montemor, Vítor Cotovio explica que ocorreu “uma empreitada de reforço e consolidação de estruturas, uma empreitada de salvaguarda urgente, caso contrário o colapso do edifício ocorreria, num valor de um milhão e 680 mil euros”.

Vítor Cotovio destaca agora a importância da ”empreitada de recuperação geral do edifício, em termos de arquitetura e especialidades, para as novas utilizações”.

A obra necessária, para recuperação do Convento, tem um custo de 5 milhões seiscentos e cinquenta mil euros. Ceia da Silva, presidente da CCDR Alentejo revela que, “infelizmente esta recuperação não pôde ser concretizada, apesar de ter tido apoios do PT 2020, não houve empreiteiros que se candidatassem e houve dificuldades no visto do Tribunal de Contas, pelo que a Câmara não conseguiria concluir a obra até 2023, e portanto, o projeto acabou por cair”.

Ceia da Silva diz que neste novo quadro comunitário é “mais difícil, terá que haver um entendimento e uma coordenação no âmbito da CIMAC”, mas que a CCDR “tudo fará para ajudar na sua preservação”, porque a seu ver o Convento da Saudação “é fabuloso e único”.

A Diretora Regional da Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira destaca que este “é um projeto muito importante para Montemor, desde logo artístico, criado pelo Espaço do Tempo e pelo coreógrafo Rui Horta, e o facto de ser ocupado permitiu que fosse utilizado por um projeto cultural e artístico”.

Olímpio Galvão, presidente da Câmara de Montemor-o-Novo espera que o projeto de recuperação seja aceite no Portugal 2030, para que seja encarado “como um projeto do território e não apenas como do município, porque é de índole nacional e internacional”.

Tal como foi referido para que o projeto seja contemplado no novo quadro comunitário é necessário um entendimento entre os municípios que compõem a CIMAC, mas o presidente da Câmara de Montemor acredita na “coesão territorial e boa vontade de todos os municípios do distrito de Évora” e destaca a “importância turística e cultural”, do Convento da Saudação, que “vem dar nome ao Alentejo e temos a sorte de ter instituições e indústrias criativas que conseguem absorver dos fundos da DGArtes mais de 800 mil euros, por isso a criação cultural em Montemor está muito forte e tem de ser apoiada”.

O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, valorizou a ligação entre a “criação artística e o património” no Convento da Saudação. Acrescentando que “a importância da recuperação não está afeta ao Ministério da Cultura, mas sim ao município e, esta intervenção tem de ser feita entre o município, a CIMAC e a CCDR Alentejo”.

Pedro Adão e Silva tem esperança e mostra-se “otimista” que, através do novo quadro comunitário, seja possível “encontrar uma solução para a recuperação do Convento da Saudação”.

Recolha de sangue amanhã na Casa da Cultura de Ciborro

A Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Montemor-o-Novo realiza amanhã, domingo, 6 de novembro, na Casa da Cultura de Ciborro, mais uma recolha de sangue.

Floriano Saiote, presidente da Associação apela à população para que “compareça e doe sangue, porque precisamos de pessoas saudáveis, entre os 18 e 65 anos e pesem mais de 50 quilos”.

Os dadores que o fazem primeira vez, adianta Floriano Saiote, devem ir cedo, “entre 10.30 horas e as 11 horas, para reponderem ao inquérito e ver se estão aptos, têm uma consulta e fazem a sua dádiva, falamos de uma meia hora ou 45 minutos que ganhamos na nossa vida porque estamos a ajudar alguém e, não nos podemos esquecer que há sempre alguém que está a precisar do nosso sangue”.

Quem não se inscrever pode aparecer de igual forma e realizar a sua dádiva, amanhã, das 9 horas e até às 13 horas.

Primeiro prémio do Euromilhões sai a apostador no estrangeiro

O primeiro prémio do Euromilhões, no valor de 160 milhões de euros saiu ontem, sexta-feira, 4 de novembro, a um apostador no estrangeiro.

O segundo prémio, de 572 mil euros, saiu a dois apostadores, também fora de Portugal.

Para Portugal veio um terceiro prémio de 26 mil euros, num total de dez contemplados.

Já o quarto prémio, no valor de 1.634 euros, saiu a 51 apostadores, seis com aposta registada em território nacional.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 02 – 11 – 37 – 45 – 47 e pelas estrelas 02 e 03.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.

ETFEST apresenta este sábado quatro projetos das Bolsas de criação do Espaço do Tempo

ETFEST, o festival que celebra a criação artística emergente em Montemor-o-Novo e que apresenta os projetos selecionados das Bolsas de Criação de “O Espaço do Tempo” com o apoio do Banco BPI e da Fundação “la Caixa”, prossegue este sábado, 5 de novembro, com a apresentação de quatro espetáculos.

Pelas 16 horas, na Oficina Magina estreia “a besta, as luas” (versão interior), de Elizabete Francisca, já às 17 horas, no mesmo local são apresentadas leituras encenadas, a partir do projeto vencedor das Bolsas de Criação de Isabel Costa, “O Som e a Fúria”.

Já na BlackBox, às 19 horas é apresentado “Vou Falar de Ti a Toda a Gente”, de
Francisco Monteiro Lopes e Rodrigo Aleixo e às 21.30 horas “BAqUE, Contorno do Gosto”, de Gaya de Medeiros.

Os bilhetes são gratuitos e estão disponíveis, mediante reserva, na BOL do Município de Montemor-o-Novo ou no Posto de Turismo