Sessão “Supply Chain Management – Controlo / Gestão de Inventários” na startUP Montemor-o-Novo

A 29 de outubro, no âmbito do Mês do Empreendedorismo: Empreender, Desenvolver e Inovar em Montemor-o-Novo, decorreu na startUP Montemor-o-Novo, instalada na Zona Industrial da ADUA, a penúltima sessão do Mês do Empreendedorismo, dinamizada por António Lourenço Jorge e dedicada ao controlo e gestão de stocks. Nesta sessão, foi possível aprofundar conhecimentos ligados à logística e à gestão de stocks, à sua importância no dia à dia das empresas e aos seus processos.  Houve ainda oportunidade de explorar casos práticos apresentados pelos empresários presentes, focando nas áreas de atividade específicas de cada um.

O Mês do Empreendedorismo foi uma iniciativa de organização conjunta da startUP Montemor-o-Novo e do Município de Montemor-o-Novo.

Jornalistas Internacionais visitam Montemor-o-Novo

Recentemente, o concelho de Montemor-o-Novo foi visitado por vários jornalistas estrangeiros, no âmbito do Festival de Caminhadas TransAlentejo – TransAlentejo Walking Festival, uma iniciativa da Turismo do Alentejo ERT, com organização do Portugal Walking Festival/SAL Sistemas de Ar Livre.

O objetivo foi a promoção internacional do destino. Assim, tentou-se divulgar a estes jornalistas, no caso de Montemor, a rota TransAlentejo que passa por Montemor e, simultaneamente, mostrar alguma da oferta turística que, por via das caminhadas, o concelho de Montemor-o-Novo tem para oferecer!

Foram efetuadas duas visitas, uma primeira com jornalistas da Bélgica, Dinamarca, Espanha (Rádio Marca) e Inglaterra (Travel Weekly) e, poucos dias depois, uma visita de mais 2 jornalistas espanhóis (Men’s Health Espanha).

Estamos certos que estes jornalistas ficaram deliciados com a comida, acolhimento e património até porque Montemor-o-Novo Sabe Muito Bem receber!

V Festival Internacional de Percussão de Évora decorre este mês

O V Festival Internacional de Percussão de Évora, promovido pela Associação e o Conservatório Regional de Évora “Eborae Mvsica”,  decorre nos dias 25, 26 e 27 de novembro de 2022.

A direção artística é de Vasco Ramalho com seguintes orientadores e formadores: Clamat (tímpanos e percussão orquestral), Nuno Aroso (Marimba), Simantra GP (percussão com lixo urbano reciclado), Rui Rodrigues (Bateria e Percussão Tradicional Portuguesa, no Convento dos Remédios, Avenida de S. Sebastião, Évora.

Durante o Festival terão lugar concertos abertos à população em geral. Dia 25 de novembro, às 21:30 horas, o Concerto de Abertura com Nuno Aroso & Clamat, no dia 26, às 21:30 horas, o Concerto com Simantra GP e no dia 27 o Concerto de Encerramento com todos os participantes e entrega de certificados de participação. Os concertos terão lugar no Convento dos Remédios, na Avenida de S. Sebastião em Évora.

As inscrições para o Festival com Workshops pelos Formadores acima referidos pode ser efetuada através do preenchimento da ficha de inscrição que poderá ser enviada por email sempre que solicitada para eboraemusica@gmail.com. Aconselha-se a marcação prévia de bilhetes para os Concertos, através do mesmo email.

Para mais informações contactar através de telefone 266746750 e telemóvel 965740270.

Atendimento da Deco esta quarta-feira na UF de Vila, Bispo e Silveiras

A DECO vai realizar, esta quarta-feira, 2 de novembro, atendimento presencial na na União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras, no Largo Dr. Banha de Andrade.

O atendimento decorre entre as 14 e as 17 horas, de forma gratuita, sendo que é feito por ondem de chegada.

De recordar que esta União de Freguesias e a DECO têm um protocolo que permite aos cidadãos ter atendimento e aconselhamento no âmbito do direito do consumidor de forma gratuita.

“Os clientes procuram de tudo um pouco, mas o tradicional ainda prevalece” diz artesã de Arraiolos

Os tapetes de Arraiolos são tapetes bordados com lã sobre tela de juta ou algodão, tradicionais da vila de Arraiolos, em Portugal. As referências mais antigas à técnica de fabrico de tapetes de Arraiolos datam de finais do século XV.

A arte de fazer tapetes de Arraiolos tem bastantes anos e passa de geração em geração, sendo que, atualmente, são oito as casas na vila que se dedicam a este trabalho.

Joana, da Casa Sempre Noiva, está presente na Mostra Gastronómica, Feira do Tapete e Festival da Empada, no Pavilhão Multiusos de Arraiolos, e falou-nos um pouco sobre alguns dos passos que são dados para fazer um tapete, como é o caso da parte da franja: “a parte da franja, a única diferença que tem, de tapete para tapete, é a cor que aplicamos na laçada. Nós gostamos muito de trabaçhar com o modelo tradicional, o Coimbram o Santo António, entre outros, mas depois também temos clientes que dão a vertente mais moderna, alguns trazem o seu desenho ou escolhem as suas cores”.

Actualmente, os clientes procuram de tudo um pouco, “mas o tradicional ainda prevalece, porque usa-se sempre. O moderno hoje usa-se muito e amanhã já não se usa”.

Joana explica que fazer um tapete de Arraiolos é um trabalho muito duro e que não desperta “muito interesse aos jovens. E se é difícl encontra quem faça tapetes, é ainda mais difícil encontrar quem os restaure”.

Os tapetes de Arraiolos são o produto que coloca a vila alentejana nas bocas do mundo, daí a realização da Mostra Gastronómica, Feira do Tapete e Festival da Empada, até dia 6, no pavilhão multiusos.

Apneia do sono afeta mais homens que mulheres

A prevalência da apneia do sono em Portugal não é conhecida, mas sabe-se que este problema afeta 4 a 6% dos homens e 2 a 3% das mulheres, sendo mais frequente entre os 40 e os 60 anos.

O médico Pintão Antunes explica que “a apneia do sono é semelhante a um asfixia e muitas vezes o indivíduo que sofre desta doença nem se apercebe. A pessoas está a dormir, para de respirar por alguns instantes e, de seguida, emite um ronco aflitivo que mostra que o cérebro deu indicação aos pulmões que se encontrava com insuficiência de oxigénio. Na maioria das vezes, é o marido ou a mulher quem se apercebe desta situação”.

A apneia obstrutiva do sono ocorre quando a respiração é interrompida repetidamente durante o sono por períodos de mais de 10 segundos.

A apneia do sono está em destaque na edição desta semana do programa De Boa Saúde, com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes.

Feira dos Santos volta a levar muita gente até Borba

Em Borba, a tradição da Feira dos Santos volta a cumprir-se, uma vez mais, sendo que o certame estende-se até amanhã, dia 2 de novembro.

Nesta feira, que decorre no parque de exposições da cidade, não faltam espaços de venda dedicados à fruta, hortaliça, queijo e enchidos, bem como ao calçado, roupa e todo o tipo de utensílios.

Para os comerciantes, como Manuel Almeida, de Borba, que tem na sua banca roupa quente para o inverno, o dia “está bom” e não faltam pessoas, oriundas de vários localidades, no certame. “Assim tragam dinheiro para gastar”, comenta.  Já Eugénia assegura que há muita coisa para vender e “muita gente a ver”.

De Elvas, Margarida, que confessa que há muitos anos que não ia até Borba, por ocasião desta feira, garante que há “muita coisa” para ver, numa feira “muito grande”.

Borba e Viana do Alentejo vão ter novos postos da GNR

O Comando Territorial da GNR de Évora comemorou ontem, 31 de outubro, em Borba, o Dia da Unidade.

A cerimónia militar decorreu no Pavilhão de Eventos da cidade, tendo sido presidida pela secretária de Estado da Administração Interna, Isabel Oneto, que anunciou, por esta ocasião, a construção de um novo posto da GNR, em Borba, bem como em Viana do Alentejo.

Nesta cerimónia, marcaram ainda presença o Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana, Tenente-General Rui Manuel Carlos Clero, o comandante do Comando Territorial de Évora da GNR, tenente-coronel Paulo Poiares, assim como o presidente da Câmara de Borba, António Anselmo e vários autarcas do distrito.

Fotos: Município de Borba

Núcleo de Montemor da Liga dos Combatentes assinala dia de Finados sem as forças militares

O núcleo de Montemor-o-Novo da Liga dos Combatentes assinala amanhã,2 de novembro, o Dia de Finados. As cerimónias têm início às 10.30 horas, junto ao monumento do Combatente, no Largo General Humberto Delgado, seguindo-se uma romagem até ao talhão da Liga, no cemitério.

José Leal, presidente do Núcleo de Montemor-o-Novo da Liga dos Combatentes revela que esta “é uma cerimónia simbólica”, mas que pretende, acima de tudo “homenagear os combatentes que perderam a vida, em prol do país e vamos tentar lembrá-los, para que nunca não fiquem esquecidos”.

Este ano, e ao contrário do tem vindo a acontecer, as forças militares não marcam presença nesta cerimónia. O presidente do núcleo de Montemor lamenta esta ausência e apela à população para que compareça neste momento simbólico. “Este ano não há força militar porque, realmente não há, nem para nós, nem para local, mas vamos fazer nós com a nossa população, e o apelo que faço é nunca deixem de recordar os nossos camaradas, por isso juntem-se e a nós e apareçam”.

José Leal revela que a ausência das forças militares é a nível nacional e que o motivo prende-se com o facto de “não existirem forças militares, e é uma pena que assim seja, porque é mais uma prova de que nós estamos aqui no esquecimento e que os combatentes estão a ser cada vez mais esquecidos”.

Núcleo de Montemor-o-Novo da Liga dos Combatentes que assinala, amanhã, o dia de finados, com uma cerimónia junto ao monumento do combatente e romagem ao talhão do núcleo, no cemitério.

Notícias da manhã de terça-feira dia 1

Notícias da manhã de terça-feira, dia 1 de novembro, na Rádio Nova Antena, com edição de Elisa Pinto.

Temas em destaque:

– Núcleo de Montemor-o-Novo da Liga dos Combatentes assinala dia de Finados, amanhã, sem forças militares;

– arte de fazer tapetes de Arraiolos em destaque no Multiusos da vila;

– apneia do sono está em destaque na edição desta semana do programa De Boa Saúde;

– e amanhã há atendimento presencial da Deco na União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras.