GUS empata em Monte Trigo e continua sem ganhar fora

Este domingo, 30 de outubro, realizou-se a 4.ª jornada na Liga Elite, com a Liga AFE a ter uma paragem no campeonato. Deste modo, o Grupo União Sport (GUS) foi a Monte Trigo empatar a uma bola e o Cabrela empatou a zero em casa com Arcoense.

Na partida que a RNA acompanhou com relato, o GUS tomou conta do jogo logo nos primeiros instantes, contudo, a primeira oportunidade surgiu para o Monte Trigo, aos 7 minutos, com Duvan a rematar ao lado. Até aos 40 minutos mantinha-se o domínio alvinegro, com o União a ter mais posse de bola, mas sem criar situações de perigo e a falhar muitos passes, com o guarda-redes do Monte Trigo a ter uma tarde descansada. Com a 1.ª parte a terminar, e depois de terem acontecido calafrios em ambas as balizas, o guarda-redes Duma comete grande penalidade, ao derrubar Gonçalo Catalão. Rodrigo Vicente aproveitou este brinde para inaugurar o marcador aos 48 minutos. O intervalo iria chegar com a vantagem a sorrir ao União, após uma 1.ª parte em que a equipa treinada por João Guerra dominou mas depois falhou no último passe, com o jogo a não chegar aos homens da frente.
A 2.ª parte iria iniciar com uma dupla substituição no Monte Trigo, com José Nascimento a refrescar a sua frente de ataque, com Nqoba e Reagan a renderem Duvan e Nuno Cortes. O Monte Trigo entrou melhor na 2.ª parte e esteve muito perto do empate, primeiro com o Marco Oliveira a limpar a jogada e, pouco depois, foi Nuno Brás a defender para canto. O GUS entrou a dormir nos segundos 45 minutos, com o Monte Trigo a avisar e a dominar. Já depois do capitão Tiago ter sido substituído por Marco Mira, aos 55 minutos, o Monte Trigo alcançou o já merecido empate, com Nqoba a faturar. Aos 64 minutos, o União estava muito longe do que tinha feito na 1.ª parte, com a formação da casa a estar melhor. Deste modo, João Guerra faz entrar Luís Madeira e Thalison para os lugares de Capela e Bugio. A equipa da casa estava por cima na partida, com Nqcoba e Reagan a colocar em água a cabeça dos defesas unionistas. O União não conseguia reagir quando, aos 77 minutos, João Semedo rende Rodrigo Vicente. Aos 84 minutos, no União, João Nobre susbtituiu António Vicente. Aos 89 minutos, o Monte rigo efetua a sua última alteração com Samukelo a ser rendido por João Miguel. O União iria terminar o desafio, com Catalão diminuído fisicamente, sem puder ser substituído. Já nos descontos, o União teve uma grande chance mas a sorte não esteve do seu lado, com João Nobre a rematar de primeira, à entrada da grande área, com a bola a ir ao poste, com Thalison também a escorregar na altura em que iria tentar aproveitar a recarga. A partida iria chegar ao seu término com a repartição de pontos, num resultado justo, num jogo menos inspirado por parte do GUS, sobretudo na 2.ª parte, com o Monte Trigo a crescer no segundo tempo. Após esta jornada, o União continua sem ganhar fora do 1.º de Maio.

Resultados:

Monte Trigo 1-1 U. Montemor
Portel 0-0 Alcaçovense
Sp. Viana 2-4 At. Reguengos
Canaviais 0-0 Estrela Vendas Novas
Redondense 2-2 Arraiolense
Cabrela 0-0 Arcoense

IPDJ promove concurso de fotografia “Igualdade de género, um olhar contemporâneo”

O 1º Concurso Internacional de Fotografia Jovem “Igualdade de Género um Olhar Contemporâneo” é promovido pelo IPDJ, através da Direção Regional do Alentejo do IPDJ,  em parceria com o Comité de Liaison Diagonal France, no âmbito da Temporada Cruzada França-Portugal – 2022.

Este concurso tem como tema a Igualdade de Género e a Promoção dos Direitos Humanos, pretendendo que os jovens retratem, através do seu olhar crítico e criativo, a temática proposta, de modo a refletir e a tomar consciência sobre a importância de uma sociedade que garanta plenamente a não discriminação de género.

O concurso, que tem candidaturas abertas até 7 de novembro, destina-se a todos os jovens europeus residentes em França e em Portugal e que tenham idades compreendidas entre os 16 e os 30 anos.

O júri avalia os trabalhos em função da categoria etária em que se encontra cada participante. Assim, considera-se:

Categoria A: jovens entre os 16 e os 19 anos

Categoria B: jovens entre os 20 e os 25 anos

Categoria C: jovens entre os 26 e os 30 anos

Em cada categoria será atribuído ao respetivo vencedor um prémio monetário, no valor de 500 euros.

A candidatura é gratuita e cada candidato/a pode apresentar uma única candidatura e submeter um máximo de seis fotografias. As candidaturas são submetidas eletronicamente, para o e-mail: mailevora@ipdj.pt

Pode consultar o regulamento e todos os documentos necessários para a participação no concurso aqui.

Hugo Ventura será comandante dos Bombeiros Voluntários de Montemor

Hugo Ventura será próximo comandante dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, depois de assinado o Acordo de Cedência de Interesse Público, entre si, o Município de Montemor, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da cidade.

António Pinetra, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, revela que Hugo Ventura “já era bombeiro voluntário, desde 2002, e desde 2018 é subchefe e é uma pessoa em quem confiamos bastante, e no futuro, pode vir a ser um grande comandante desta casa”, estando neste momento a iniciar “a sua formação para depois assumir o comando”.

O presidente da Associação Humanitária recorda que a corporação estava “há vários meses sem comandante”, acrescentando que, neste momento, o futuro comandante já está a “gerir de forma operacional a corporação, em conjunto com o adjunto do anterior comando Vítor Falcão”.

António Pinetra deseja que Hugo Ventura “tenha muito sucesso e consiga fazer um trabalho benéfico” afirmando que “será bom para a corporação e população”, reconhecendo que “é competente, com disponibilidade, gosta e vive os bombeiros pelo que estamos bastante confiantes que tudo irá correr pelo melhor”.

RNA acompanha jogo entre Monte Trigo-GUS

A 4.ª jornada da Liga Elite, da Associação de Futebol de Évora realiza-se hoje, domingo, 30 de outubro. Já a Liga AFE faz uma paragem no campeonato.

O Grupo União Sport (GUS) defronta, às 15 horas, o Monte Trigo, no Campo D. Manuel II. João Guerra, treinador do GUS, antevê um jogo “extremamente difícil, num relvado muito irregular, com um ambiente que é sempre fervoroso e adverso para quem lá joga e, perante uma equipa que pela sua identintidade é sempre muito aguerrida”.

À mesma hora,  o Cabrela joga em casa com o Arcoense. André Repolho, treinador do Cabrela, refere que é objetivo “pontuar e vencer”. Segundo o treinador, os seus jogadores têm de estar “mais concentrados na hora da finalização”.

Nesta 4ª jornada da Liga Elite, decorem também os seguintes jogos:

Portel – Alcaçovense

Sp. Viana – At. Reguengos

Canaviais – Estrela Vendas Novas

Redondense – Arraiolense

A emissão Bancada Desportiva, conduzida por Paulo Canas, vai para o ar na RNA, este domingo, das 14 às 19 horas, com relato do Monte Trigo- U. Montemor, a partir das 15 horas, por Nuno Gamito.

Destaque também esta semana, para a entrevista em direto, com a Associação de Xadrez A Torre, que em apenas 7 anos, já alcançou 16 títulos nacionais.

Mês do Cidadão Idoso em Montemor promove encontros entre gerações

Foto: CLDS 4G Ativar Montemor

Atividades de intercâmbio entre gerações estão a ser desenvolvidas, em Montemor-o-Novo, no âmbito do Mês do Cidadão Idoso.

Esta atividade está a cargo do projeto CLSD 4G Ativar Montemor, em articulação com o pré-escolar e 1º ciclo do Agrupamento de escolas. A vereadora no município de Montemor, Sílvia Santos afirma que esta “é uma atividade que deveria ser desenvolvida durante todo o ano, porque é muito importante os mais velhos estarem em contacto com os mais novos, têm todos muito a aprender, os mais novos pelo respeito por esta geração, pelo respeito com os avós, e os mais velhos, porque se sentem novamente crianças, o poder ser ativo e passar alguns ensinamentos, são coisas muito muito bonitas e que beneficia a todos”.

A vereadora apela ainda a todos para que participem nestas atividades, por vai ser com certeza “um momento do agrado de todos”.

Mês do cidadão idoso, em Montemor, que promove encontros entre diferentes gerações, numa troca de conhecimento mútuo.

“Os Vocalistas” atuam este domingo na Mostra Gastronómica em Arraiolos

Uma caminhada entre pontos e colinas decorre este domingo, 30 de outubro, no âmbito da Mostra Gastronómica, Feira do Tapete e Festival da Empadas, em Arraiolos. A concentração está marcada para as 10 horas na Praça da República da vila.

O Arrailos Multiusos abre hoje às 12 horas, seguindo-se às 14 horas a atuação de “Os Vocalistas”.

A partir das 15.30 horas há demonstração de confeção de empadas e pelas 16 horas “Os vinhos de Arraiolos, com uma prova comentada” estão em destaque na iniciativa “Conversas à mesa”.

Notícias da manhã de domingo, dia 30

Notícias da manhã de domingo, dia 30 de outubro, na Rádio Nova Antena, com edição de Cláudia Clérigo.

Temas em destaque:

– Hugo Ventura será o novo comandante dos Bombeiros de Montemor;

– Vinhos de Arraiolos com uma prova comentada na Mostra Gastronómica;

– RNA acompanha jogo entre GUS e Monte Trigo;

– e Mês do cidadão idoso em Montemor promove encontros entre gerações.

https://soundcloud.com/claudia-radioelvas/noticias-de-domingo-na-rna?si=ceb289c2836842bca9e87f017860d707&utm_source=clipboard&utm_medium=text&utm_campaign=social_sharing