15ª Feira do Mel arranca este sábado em Fazendas do Cortiço com colóquio e animação

A 15ª Feira do Mel, em Fazendas do Cortiço, realiza-se amanhã, sábado, 29 de outubro.

António Danado, presidente da União de Freguesias Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras, afirmou que a iniciativa começa às 14 horas com um colóquio, com o orador José Vicente, subordinado ao tema “Tratamento da Varrose na Apicultura em modo de Produção Biológico”. Durante a tarde, há baile com Telmo Falcão e a atuação do Grupo Coral Fora D’Oras.

Para além disso, o presidente explica que também há “a feira de artesanato, pinturas faciais, insufláveis, o concurso do bolo de mel e a venda do próprio mel pelos produtores locais”. Esta iniciativa foi “uma tradição iniciada pela Junta de Freguesia de Nossa Senhora do Bispo. A ideia é mesmo promover não só o doce tradicional, mas também o doce produzido, para que faça menos mal à saúde das pessoas”. Para além disso, “juntar o útil ao agradável e promovermos também a nossa economia local”, acrescenta António Danado.

No que toca ao concurso do bolo de mel, inserido nesta iniciativa, os participantes vão ser pastelarias e padarias do concelho de Montemor-o-Novo. Antonio Danado revela que é de acordo com “o paladar das pessoas que vão aparecendo”, sendo então uma prova cega, do bolo de mel, onde estas, votam nos seus preferidos. Uma das vantagens do concurso, acrescenta António Danado, é o facto de ter tido sempre diferentes vencedores, mostrando-se entusiasmado com as produções de mel deste ano.