Multiusos de Arraiolos já tem mostra do Tapete, da Empada e de Gastronomia

A edição 21ª da Mostra Gastronómica e Feira do Tapete de Arraiolos e o 13º Festival da Empada, foram inaugurados esta tarde de sexta-feira no Multiusos de Arraiolos, estendendo-se até ao próximo dia 6 de novembro.

A presidente da Câmara de Arraiolos, Sílvia Pinto, disse-nos que “durante 10 dias onde se reúne o que de melhor Arraiolos tem, a gastronomia,  o tapete, os vinhos e os produtos locais. Aliado a tudo isto há animação musical, desde o meio dia até à hora de encerrar pela noite dentro. Há sempre alguma coisa para fazer. Temos um espaço para as crianças, enquanto os pais podem estar a degustar a empada de Arraiolos”. Silvia Pinto garante que “estão reunidas as condições para se passarem bons momentos em Arraiolos”.

O programa tem todos os dias várias iniciativas e pode ser consultado aqui

 

 

Biblioteca Municipal Almeida Faria convida crianças a festejar noite de Halloween

A Biblioteca Municipal Almeida Faria convida as crianças, entre os 6 e os 12 anos, para a noite de Halloween, dia 31 de outubro, entre as 21 horas e as 24 horas, onde irão ser proporcionadas diversas surpresas alusivas à temática do Halloween.

Tal como a equipa da Biblioteca, sugere-se que as crianças participantes venham fantasiadas de acordo com a temática da noite.

 

Lavadouro de Fazendas do Cortiço ganha cor pela mão de Los Pepes

Os Los Pepes deram início à segunda vaga do projeto “Estendal” em Fazendas do Cortiço, no início desta semana.

Sem fugir da temática da água, Meggie e Francisco não têm receio de fazer um uso abundante da cor, nem das formas geométricas nas suas obras.

No seu Lavadouro, isso não é exceção, com o exterior do mesmo a convidar quem por lá passa, que será recebido no seu interior por um simpático e sorridente coração vermelho.

15ª Feira do Mel arranca este sábado em Fazendas do Cortiço com colóquio e animação

A 15ª Feira do Mel, em Fazendas do Cortiço, realiza-se amanhã, sábado, 29 de outubro.

António Danado, presidente da União de Freguesias Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras, afirmou que a iniciativa começa às 14 horas com um colóquio, com o orador José Vicente, subordinado ao tema “Tratamento da Varrose na Apicultura em modo de Produção Biológico”. Durante a tarde, há baile com Telmo Falcão e a atuação do Grupo Coral Fora D’Oras.

Para além disso, o presidente explica que também há “a feira de artesanato, pinturas faciais, insufláveis, o concurso do bolo de mel e a venda do próprio mel pelos produtores locais”. Esta iniciativa foi “uma tradição iniciada pela Junta de Freguesia de Nossa Senhora do Bispo. A ideia é mesmo promover não só o doce tradicional, mas também o doce produzido, para que faça menos mal à saúde das pessoas”. Para além disso, “juntar o útil ao agradável e promovermos também a nossa economia local”, acrescenta António Danado.

No que toca ao concurso do bolo de mel, inserido nesta iniciativa, os participantes vão ser pastelarias e padarias do concelho de Montemor-o-Novo. Antonio Danado revela que é de acordo com “o paladar das pessoas que vão aparecendo”, sendo então uma prova cega, do bolo de mel, onde estas, votam nos seus preferidos. Uma das vantagens do concurso, acrescenta António Danado, é o facto de ter tido sempre diferentes vencedores, mostrando-se entusiasmado com as produções de mel deste ano.

Última sessão de yoga para pais e filhos decorre este sábado na Biblioteca Municipal

A última sessão de yoga para pais e filhos vai decorrer amanhã, sábado, dia 29 de outubro, às 15 horas, na Biblioteca Municipal de Montemor-o-Novo.

Esta sessão vai ser direcionada para os mais pequenos e as suas emoções. Raquel Shakti, responsável pela iniciativa, refere que vai ser explicado “como podemos identificar e arrumar as emoções de uma forma mais harmoniosa para connosco e para com os outros também”.

Durante a pandemia, as sessões de yoga foram um sucesso e chegaram a esgotar. Contudo, nas atividades em geral na Biblioteca, Raquel Shakti refere que “não tem aparecido muita gente”. Na última sessão de yoga “tinha sete pessoas inscritas e só apareceu uma mãe e uma filha”, assume Raquel, afirmando que “não só não cumprem com o seu compromisso como já não temos tido essa oportunidade em esgotar as inscrições”.

Para se juntar a esta atividade tem de se inscrever junto da Biblioteca Municipal.

“Cuidar da minha rua”: município de Montemor alerta para problemática dos dejetos caninos

O Município de Montemor-o-Novo, no âmbito da campanha lançada nas redes sociais, “Cuidar da minha rua”, pretende alertar para situações de insalubridade que ocorrem na via pública.

Na quarta publicação, efetuada esta sexta-feira, 28 de outubro, o Município alerta para a problemática dos dejetos caninos.

Os dejetos do seu cão, quando deixados nos passeios e jardins, prejudicam a higiene da nossa cidade e podem transmitir doenças a pessoas e animais.

Para reduzir este problema, é importante que não deixe o seu cão sair sozinho. Leve o seu amigo de quatro patas a passear e recolha as fezes com o auxílio do saco. Feche bem o saco e coloque-o num contentor ou papeleira para resíduos indiferenciados. Alheios à gravidade do problema, alguns donos continuam a deixar os dejetos do seu cão no passeio. Ainda estamos longe de resolver o problema, mas acreditamos que cada vez mais pessoas recolhem as fezes dos seus animais de estimação, pelo que desde já agradecemos a todos aqueles que dão o exemplo.

Mostra Gastronómica da Caça do Concelho de Mora

A Mostra Gastronómica da Caça do Concelho de Mora inicia-se no dia 26 de novembro e prolonga-se até 11 de dezembro nos restaurantes aderentes, a divulgar brevemente.

Este é um evento que dura há 27 edições, pelo que já faz parte da tradição gastronómica do Concelho, com lugar nas quatro Freguesias: Brotas, Cabeção, Mora e Pavia.

A Mostra Gastronómica de Caça do Concelho de Mora é um contributo para o desenvolvimento turístico e económico local, através da tão importante valorização da gastronomia típica de excelência.

O aproveitamento das espécies cinegéticas existentes é a base para a realização do evento, sendo que os pratos de caça que fazem parte das diversas ementas são em tudo variados.

 

Eleitos da Comissão Política do PS de Montemor-o-Novo já tomaram posse

Depois de, nas eleições concelhias do Partido Socialista (PS), no dia 8 de outubro ter sido eleita a Comissão Política do PS Montemor-o-Novo, foram eleitos os restantes órgãos, na passada quarta-feira, 26 de outubro, para o mandato de 2022-2024.

Pedro Bento, atual presidente da Concelhia, em comunicado, reforçou que esta Comissão Política Concelhia tem como princípios “a união, a inclusão e a solidariedade, no sentido de reforçar o Partido Socialista em Montemor-o-Novo”. No momento da tomada de posse ficou clara a vontade de “continuar o trabalho realizado pelo PS Montemor, liderado durante 9 anos por Olímpio Galvão, atual presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo”.

Na moção estratégica levada a sufrágio no passado dia 8 de outubro, está implícito que depois da vitória histórica nas eleições autárquicas de 26 de setembro de 2021, “é fundamental ouvir os munícipes, os militantes, as instituições concelhias e fomentar a articulação regional e nacional, na procura de respostas para os problemas dos montemorenses e do nosso concelho. Deve haver uma forte aproximação do PS à sociedade civil montemorense e às “forças vivas “locais”

Durante a reunião foi ainda reforçado pelo presidente da Concelhia que a articulação do PS Montemor-o-Novo com os órgãos autárquicos é uma condição fundamental para a imagem de unidade, coesão, firmeza e credibilidade que deve transparecer para o exterior. O trabalho político coordenado com os autarcas socialistas, nomeadamente os eleitos na Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Juntas de Freguesia será determinante. Mas, jamais esta Comissão Politica Concelhia irá partidarizar os órgãos autárquicos, nem deixar que se municipalize o Partido Socialista de Montemor-o-Novo.

Na reunião de dia 26 de outubro também posse o secretariado da Concelhia das Mulheres Socialistas- Igualdade e Direitos (MS- ID). Carla Godinho, a sua coordenadora, vincou “a importância do trabalho em equipa e a articulação com os órgãos da Concelhia do PS Montemor-o-Novo”. A coordenadora das MS-ID realçou ainda que “os resultados das últimas eleições autárquicas são demonstrativos da força do PS-MMN. Com o resultado das eleições autárquicas de 26 de setembro de 2021 e a confiança depositada no Partido Socialista e nos candidatos eleitos, a responsabilidade do PS-MMN é agora ainda mais premente”.

Pedro Bento preside a comissão concelhia do PS Montemor-o-Novo, já do secretariado fazem parte Pedro Bento, Carmen Jesus Geraldo Carvalheira, Henrique José Leocádio Lopes, Rita Isabel Nunes Ribeiro, Joaquim Alberto Vidigal Galvão, João António Caetano Veiga e Carla Godinho Pereira.

Olímpio Galvão preside a Mesa da Comissão Politica Concelhia, já como secretários está Leonardo Manuel Valido Maia e Carla Vitória Serrano Santanita.

Relativamente ao secretariado Concelhio das Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos, Carla Godinho é a coordenadora e fazem também parte do secretariado, Elisabete Martins, Verónica Lavado, Patrícia Ramos, Lurdes Couveiro, Carla Santanita e Mónica Café.

Arraiolos: o “melhor do concelho” promovido em evento inaugurado esta sexta-feira

A edição deste ano da Mostra Gastronómica, Feira do Tapete de Arraiolos e Festival da Empada, decorre entre esta sexta-feira, 28 de outubro, e o próximo dia 6 de novembro, no Arraiolos Multiusos. A inauguração do certame está marcada para hoje, às 19 horas.

Recordando que nos dois últimos anos não foi possível realizar o evento, a presidente da Câmara de Arraiolos, Sílvia Pinto, garante que, no decorrer desta semana, “o melhor do concelho”, em torno de empresários e produtores locais, volta a ganhar o seu destaque.  Esta é já “uma marca que distingue Arraiolos de outras iniciativas que acontecem pelo país, a nível de gastronomia”. O evento acaba por ir de encontro a um dos grandes objetivos do município: “implementar a economia local e demostrar, a quem visita o concelho, aquilo que há de melhor em Arraiolos”.

No decorrer do evento, a Câmara procura promover o fabrico de produtos próprios de Arraiolos. Nesse sentido, para a edição deste ano, foi preparada uma nova iniciativa, “Conversas à Mesa”. Os temas a abordar serão variados, sendo que Sílvia Pinto destaca “a importância da valorização dos produtos locais, dos registos de marca, da alimentação saudável na gastronomia alentejana”, para além de uma conversa sobre os vinhos de Arraiolos e aquilo os distingue dos restantes, com uma degustação associada.

Quando questionada relativamente ao número de expositores em relação às edições anteriores, a presidente da Câmara adianta que “em termos de produtos locais são sensivelmente os mesmos”, ainda que haja uma redução a nível, apenas, da participação do número de restaurantes. Por outro lado, os produtores da empada de Arraiolos terão uma elevada participação no certame.

O evento contará com a participação de várias pastelarias, adegas, produtores de Tapetes de Arraiolos e artesãos. Haverá ainda um espaço dedicado aos mais novos e muita animação com Cante Alentejano e vários artistas.

GNR Évora regista quatro acidentes na quinta-feira

Quatro acidentes de viação, dos quais três colisões e um despiste foram registados ontem, quinta-feira, 27 de outubro, pelo Comando Territorial de Évora da GNR. Destes acidentes resultou um ferido leve e danos materiais.

Ainda ontem foram efetuadas duas detenções, uma em flagrante delito pelo crime de condução sem habilitação legal e outra, fora de flagrante delito, em cumprimento de mandato de detenção para presença em ato processual.

No âmbito da criminalidade, foram registadas dez ocorrências, sendo três crimes contra o património, três contra as pessoas, dois crimes contra a vida a sociedade e dois previstos em legislação avulsa.

Ao nível contraordenacional a GNR registou ainda 49 infrações à legislação rodoviária e quatro à legislação ambiental.

A GNR dá continuidade às operações Resina 2022, Floresta Segura 2022, Fuel 2022, Campo Seguro 2022, Escola Segura 2022/2023, Censos Sénior 2022 e Operação Thunder 2022.

TransAlentejo Walking Festival: dois percursos pedestres este fim de semana em Montemor

O Festival de Caminhadas do Alentejo, o TransAlentejo Walking Festival, passa, este fim de semana, dias 29 e 30 de outubro, pela cidade de Montemor-o-Novo.

O percurso pelos Olivais e Montados de Montemor começa às 10 horas, de amanhã, sábado, dia 29, no posto de turismo, no largo Calouste Gulbenkian, sendo este passeio considerado “muito bonito” pelo diretor técnico do festival, José Pedro Calheiros. “Tem uma passagem por cima da ponte, antiga ponte ferroviária, e fazendo um bom troço da Ecopista, e passando pelos olivais e montados que caraterizam a região de Montemor”, revela.

No dia seguinte, será promovido uma outra caminhada, de descoberta do Montado do Freixo do Meio. Ainda que inserida na programação do festival, esta caminhada é da responsabilidade da Herdade do Freixo do Meio, sendo que a participação, para maiores de 13 anos, tem o custo de 2,50 euros.

A caminhada de amanhã é de participação gratuita, sendo que a inscrição deve ser feita, ou através do site do festival, ou junto dos serviços de turismo da Câmara de Montemor.

Notícias da manhã de sexta-feira dia 28

Notícias da manhã de sexta-feira, dia 28 de outubro, na Rádio Nova Antena, com edição de Elisa Pinto.

Temas em destaque:

– A última sessão de yoga para pais e filhos na Biblioteca Municipal decorre amanhã.

– festival de Caminhadas do Alentejo conta com dois percursos em Montemor-o-Novo, este fim de semana;

– acesso à tarifa social da eletricidade e do gás em destaque, esta semana, na rubrica da DECO;

– e tem início hoje, no Arraiolos Multiusos, mais uma edição da Mostra Gastronómica, Feira do Tapete de Arraiolos e Festival da Empada.

TransAlentejo Walking Festival: seminário de turismo sobre a EN2 promoveu debate em Montemor

O seminário de turismo intitulado “EN2 Estrada Nacional 2 – As forças e as fraquezas de uma rota de sucesso” realizou-se ontem, quinta-feira, 27 de outubro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Montemor-o-Novo.

Inserido no Festival de Caminhadas TransAlentejo Walking Festival, um evento que decorre em quatro fins de semana, cobrindo todo o território do Alentejo, num total de 47 concelhos e abrangendo os 50 Percursos Pedestres TransAlentejo, que estão infraestruturados no terreno.

A abertura do seminário foi efetuada por Olímpio Galvão, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, e por Vítor Silva, presidente do Turismo do Alentejo.

A iniciativa decorreu ao longo da manhã tendo como oradores José Pedro Calheiros (As “Road Trips” na história do turismo mundial), António Pinto Xavier, vereador do Pelouro do Turismo do Município de Montemor-o-Novo (Montemor-o-Novo na Estrada Nacional 2), José Manuel Santos, da Turismo do Alentejo ERT (Estruturação do Produto como Missão da Turismo do Alentejo, ERT, apontamento sobre o caso específico do Turismo de RoadTrips), Armando Carvalho, editor Foge Comigo (Portugal de Norte e Sul pela mítica Estrada Nacional 2) e Rui Colaço, Pátio das Andorinhas (O perfil dos viajantes da EN2 que passam pelo alojamento).

Ainda no âmbito deste seminário, já no período da tarde, teve lugar uma visita ao Castelo de Montemor-o-Novo.