Mês do Empreendedorismo esta sexta-feira e sábado na StartUp Montemor com duas sessões

A Sessão “A comunicação não-verbal/linguagem do corpo em contexto profissional” decorre amanhã, 28 de outubro, às 9.30 horas na StartUp Montemor. Esta sessão está a do Professor Doutor António Ricardo Mira, para uma sessão dedicada à comunicação não-verbal / linguagem do corpo em contexto profissional, através da análise de atitudes e comportamentos que beneficiam, desfavorecem e obstaculizam a comunicação.

Já a sessão ” Supply Chain Management – Controlo / Gestão de Inventários”, decorre no sábado, 29 de outubro, às 10 horas, nas instalações da startUP Montemor-o-Novo

Nesta sessão, dinamizada por António Lourenço Jorge, serão abordados conceitos de controlo/gestão de inventários, através da introdução de conceitos básicos e abordagem a casos práticos.

Estas sessões decorrem no âmbito do programa da iniciativa “Mês do Empreendedorismo: Empreender, Desenvolver e Inovar em Montemor-o-Novo”, promovido pelo Município de Montemor-o-Novo, através da incubadora startUP Montemor-o-Novo.

Os interessados em participar devem inscrever-se aqui, ou contactar 266 898 111.

Lavadouro de Santiago do Escoural já tem “As Lavadeiras” (c/fotos)

A primeira fase do “Estendal”, um Projeto de Arte Urbana em Lavadouros Públicos, decorre em Montemor-o-Novo, desde setembro.

Após a finalização da primeira intervenção artística, por Gonçalo MAR, que teve lugar no Lavadouro Público da Casa Branca, encontra-se já igualmente concluído o trabalho elaborado e executado por Mariana Duarte Santos, no lavadouro da vila de Santiago do Escoural.

Nesta segunda obra, intitulada “As Lavadeiras”, Mariana Duarte Santos decidiu representar as mulheres que utilizavam estes lavadouros. A fonte de inspiração e base do trabalho foram fotografias antigas de mulheres a lavarem a roupa no rio, nos tanques, bem como famílias a transportarem a roupa para casa. Com isto, e utilizando tinta plástica (preto e branco) aplicada com pincéis e trinchas sobre a parede, a artista pretendeu não só capturar um pouco da história deste lugar e destas atividades, como trazer para as novas gerações uma pequena janela para o passado e criar curiosidade e conversas em torno deste passado.

O projeto “Estendal” tem como tema base a água. Apesar deste mote para todas as obras, o tema é sujeito a várias interpretações, consoante o artista. São, assim, esperados estilos e formas de representações muito diversos, entre o figurativo, o gráfico e o realismo.

O “Estendal” prossegue e já estão a avançar as intervenções no Lavadouros de Fazendas do Cortiço e São Geraldo.

Festa Mundial da Animação passa por Montemor

A 21ª edição da Festa Mundial da Animação passa por Montemor-o-Novo. O Município de Montemor-o-Novo associa-se mais uma vez à Festa Mundial da Animação e proporciona uma programação, para as escolas e público em geral, sempre com entradas gratuitas.

Nesta edição da iniciativa, em Montemor, os filmes inseridos na programação serão exibidos no Centro Juvenil e Cineteatro Curvo Semedo.

 

 

Município de Montemor promove passeio noturno pela Ecopista esta sexta-feira

Passear à noite na Ecopista é o nome da iniciativa que de corre esta sexta-feira, 28 de outubro, às 20.30 horas.

Esta pode ser uma aventura assustadoramente mágica. Se a este passeio juntarmos bruxas, sapos e feitiços, então a receita não podia ser melhor.

Na Noite das Criaturas das Trevas, o município convida a população a conhecer alguns dos animais que, sendo alvo de mitos e crenças, são muitas vezes motivo de repugnância.

As inscrições são gratuitas mas obrigatórias e podem ser feitas através do email ambiente@cm-montemornovo.pt.

Inscrições para 50 anos Fanfarra dos Bombeiros de Montemor até sexta-feira

A Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo celebra este ano o 50° Aniversário. Para tal, dia 5 de novembro vai decorrer uma festividade com romagem ao cemitério, sessão solene e almoço convívio.

António Pinetra, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros de Montemor-o-Novo, revela que as pessoas têm até sexta-feira, dia 28 de outubro, para se poderem inscrever, sendo esta uma forma de saber “quem são os antigos elementos que se possam vir a associar à nossa festa, no sentido de poderem participar nessas comemorações”.

Em relação às inscrições para a Fanfarra, António afirma que “pode todos os dias ir ao quartel fazer a sua inscrição, participar nos ensaios e começar a fazer parte da Fanfarra”. Nos dois últimos anos o grupo esteve parado, assume o presidente, mas a retoma dos ensaios “não temos mãos a medir para os convites que temos tido, alguns temos de recusar porque não temos agenda para conseguir participar”. A Fanfarra está “em todos os fins de semana em festas, romarias e iniciativas, principalmente no verão”, declara António Pinetra.

Centro Juvenil de Montemor acolheu Festa do Teatro com a peça “Conservando Memórias”

O multiusos do Centro Juvenil de Montemor-o-Novo abriu portas, na noite de ontem, quarta-feira, 26 de outubro, à Festa do Teatro.

Em cena esteve “Conservando Memórias”, pela companhia espanhola El Patio e Ana Sala Ikebanah Artes Escénicas. Tratou-se de uma autêntica jóia de pequeno formato, onde vamos conhecendo e questionando as vidas dos antepassados da protagonista, com uma delicadeza e beleza comoventes.

Poesia, amor, memórias, cheiros e emoções são o que molda a vida das pessoas, dedicada aos avôs e avós, esta é peça deixa-nos a pensar nos nossos próprios familiares…e sem controlo nem filtro surge aquela lágrima inesperada.

Liga Portuguesa Contra o Cancro realiza peditório anual

O peditório nacional da Liga Portuguesa Contra o Cancro decorre entre 28 de outubro e 1 de novembro. Desenvolvido anualmente e em contexto de voluntariado, o peditório de rua da Liga Portuguesa Contra o Cancro representa, não só, a principal fonte de financiamento da Instituição na sua relação com a comunidade, mas sobretudo o garante da sustentabilidade das atividades que promove no âmbito da sua missão.

No ano de 2021, “a Liga Portuguesa Contra o Cancro disponibilizou mais de um milhão e 500 mil euros para medicamentos, próteses, transporte, consultas e alimentação de doentes carenciados. Foram feitas, nas nossas unidades de rastreio, 356 mil mamografias, foram aprovadas bolsas de investigação no valor de 328 mil euros e tivemos ainda mais de 12 mil consultas gratuitas de psico-oncologia”, de acordo com Eduarda Pécurto, responsável pelo grupo de Évora da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Por outro lado, “a Liga continua a realizar ações junto das escolas para abordar, com as acrianças e jovens, temáticas relacionadas com o cancro”.

Mais uma vez, este peditório nacional é apadrinhado por Cristiano Ronaldo, que apela ao voluntariado pontual no peditório, com o objetivo de fazer da luta contra o cancro um exemplo nacional de entreajuda e de solidariedade.

Catequese começa sexta-feira na Paróquia de Foros de Vale de Figueira

A reunião de abertura da catequese, na paróquia de Foros de Vale de Figueira, decorre amanhã, sexta-feira, 28 de outubro, às 21 horas.

A reunião conta com a presença dos pais, filhos, catequistas e do padre da paróquia. Todos aqueles que se queiram  inscrever no primeiro ano de catequese devem também estar presentes nesta reunião.

GNR de Évora deteve esta quarta-feira seis pessoas em flagrante delito

Seis pessoas foram detidas ontem, 26 de outubro, em flagrante delito, pelo Comando Territorial de Évora, da GNR, na sua área de responsabilidade.

O sargento-chefe Manuel Seabra da Sala de situação da GNR, revela que quatro destas pessoas foram detidas pelo crime de violação de domicílio e introdução em local vedado ao público, uma pelo crime de resistência e coação sobre funcionário e outra pelo crime de condução em estado de embriaguez

No âmbito da criminalidade, foram registadas dez ocorrências, sendo seis crimes contra o património, dois contra as pessoas, um crime contra a vida a sociedade e um contra o Estado.

Campanha “Pirilampo Mágico 2022” nas ruas até 6 de novembro

A Campanha “Pirilampo Mágico” está de volta às ruas de Montemor-o-Novo, Mora e Vendas Novas até dia 6 de novembro.

Este ano, o lema escolhido é “A verdadeira magia é o que nós fazemos” e a cor azul vai ser o novo ‘emblema’ das populações nos dias que se seguem. Cristina Saloio, presidente da direção da Cercimor explica que esta “é uma campanha a nível nacional, decorrendo num período do ano diferente do habitual e patrocinada pela Federação Nacional das Cooperativas de Solidariedade Social, da qual a Cercimor faz parte e também beneficia com a venda deste pirilampo”.

Esta é uma campanha com vários objetivos, explica Cristina Saloio, sendo um deles “criar uma sustentabilidade financeira”. Existe variados produtos  para além do pirilampos, como os pins, t-shirts, canecas, sacos, entre outros.

Cristina Saloio realça os “momentos desafiantes” vividos ultimamente pelas populações, tanto a nível financeiro como social e a ideia que querem transmitir passa por “fazer magia com muito pouco”, bem como “construir um mundo melhor, uma sociedade que possa partilhar uns com os outros as oportunidades e, por isso, “trazemos aqui a motivação, queremos trazer a mudança, sempre com uma atitude positiva”.

A presidente da Cercimor afirma que “a comunidade está de alguma forma a aderir”, revelando que vão estar nos vários estabelecimentos públicos, nomeadamente em farmácias, supermercados, na secretaria da instituição na Crespa da Figueira e até nas ruas. Nos sábados, na parte da manhã os produtos vão estar à venda no Mercado Municipal, no Pingo Doce e Intermarché. Para além disso, no centro da cidade, no Largo Humberto Delgado, decorrerá também uma campanha alusiva ao Pirilampo Mágico.

Notícias da manhã de quinta-feira dia 27

Notícias da manhã de quinta-feira, dia 27 de outubro, na Rádio Nova Antena, com edição de Elisa Pinto.

Temas em destaque:

– “Pirilampo Mágico 2022” já está disponível para venda e traz a cor azul, bem como um novo lema;

– Liga Portuguesa Contra o Cancro realiza peditório anual;

– projeto Ruínas em Montemor apresenta o espetáculo “O Espírito – La Danse Du Jour”;

– incrições abertas para o 50º aniversário da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo terminam sexta-feira;

– e programa “Cultura Move Europa” apoia artistas em programas de mobilidade e residências artísticas.