Dia Mundial dos Cuidados Paliativos assinalado em Borba

A associação Borba Contigo Cidade Compassiva “ABCCC”, associação sem fins lucrativos que tem como missão dar visibilidade ao final da vida e a importância de cuidar no final da vida, vai assinalar, no próximo sábado, dia 29, o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos.

A ação vai decorrer pelas 15 horas, no pavilhão multiusos da Aldeia Social da Misericórdia de Borba. Este evento vai contar com a participação da associação Rock Best Friends e pretende dar voz aos profissionais da área dos cuidados paliativos, com um colóquio entre dois médicos que também dinamizam comunidades compassivas. Por outro lado, duas pessoas com doença vão também participar para que os presentes possam perceber melhor a vivência destas pessoas. Também vai marcar presença um representante da APCP (Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos).

Montemor comemora Outubro Mês do Cidadão Idoso

O Mês do Cidadão Idoso está, desde 7 de outubro, a decorrer em Montemor-o-Novo, com o intuito de valorizar e proporcionar atividades e entretenimento à comunidade idosa do concelho. Entre essas atividades, o projeto ‘Quem conta um conto acrescenta um ponto’ leva contadores de histórias até esta faixa populacional.

Ontem, 25 de outubro, durante a tarde, decorreu na Biblioteca Municipal Almeida Faria uma das sessões do projeto, na qual estiveram presentes os utentes do Centro Social e Paroquial do Ciborro. Marcou presença na sessão a Vereadora com o pelouro da Ação Social, Sílvia Santos.

A comemoração do Mês do Cidadão Idoso, em Montemor-o-Novo, estende-se até ao final de novembro, mais propriamente até ao dia 26. Inseridas nas comemorações estão as seguintes atividades:

– Espetáculos de animação com Pina Polar;

– Encontro entre Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS);

– Aulas de movimento;

– Projeto ‘Quem conta um conto acrescenta um ponto’;

– Almoço-convívio das Associações de Reformados, Pensionistas e Idosos (ARPI);

– Atividade de intercâmbio entre gerações.

Mostra de Doçaria volta a Alcáçovas em novembro

A vila de Alcáçovas, no concelho de Viana do Alentejo, volta a acolher, de 25 a 27 de novembro, a 21ª Mostra de Doçaria, um dos principais eventos do calendário de inverno da região.

O certame organizado pelo Município de Viana do Alentejo com o apoio da Junta de Freguesia de Alcáçovas, promete continuar a fazer as delícias dos muitos visitantes esperados, num fim de semana doce onde o Bolo Real, o Bolo Conde de Alcáçovas, os Amores de Viana e as Sardinhas Albardadas são os cartões-de-visita, a par dos diversos licores.

Os doces conventuais e palacianos vão ser as “estrelas” da Mostra de Doçaria que terá também um programa cultural recheado e que inclui o 9º Concurso de Doçaria Conventual e Palaciana, que visa preservar a doçaria tradicional portuguesa.

As inscrições para a Mostra de Doçaria devem ser efetuadas até dia 24 de outubro, podendo consultar o regulamento em www.cm-vianadoalentejo.pt, na área destinada aos regulamentos.

“Lego Serious Play” no Mês do Empreendedorismo em Montemor

No âmbito do Mês do Empreendedorismo, uma iniciativa de organização conjunta da startUP Montemor-o-Novo e do Município de Montemor-o-Novo, decorreu ontem, 25 de outubro, nas instalações da startUP Montemor-o-Novo, na Zona Industrial da ADUA, uma sessão de “Lego Serious Play” (LSP), dinamizada por Luís Vedorias.

Nesta sessão, assente na metodologia LSP, foram explorados e aplicados, através de construções Lego, conceitos de team building, resolução de problemas, storytelling, design thinking e cooperação entre os participantes.

O propósito da metodologia LSP é mudar o formato das reuniões tradicionais, com baixo envolvimento e participação, para um modelo onde exista a participação total e onde todos participam ativamente e partilham ideias e das tomadas de decisões. O resultado será uma maior participação, mais envolvimento e mais comprometimento para implementação das soluções.

Até domingo, 30 de outubro, serão ainda promovidas duas iniciativas: a sessão “A Comunicação não-verbal / Linguagem do Corpo em Contexto Profissional”, dinamizada pelo professor António Ricardo Mira, e a sessão “Supply Chain Management – Controlo / Gestão de Inventários”, com António Lourenço Jorge.

Para concluir a programação do Mês do Empreendedorismo, a 31 de outubro, pelas 17 horas, também nas instalações da startUP Montemor-o-Novo, será dinamizada a sessão “O que me falta para ter sucesso no meu negócio”, com Francisco Banha.

Peça “Conservando Memórias” esta noite de quarta-feira no Centro Juvenil

A companhia espanhola El Patio e Ana Sala Ikebanah Artes Escénicas levam esta noite de quarta-feira, 26 de outubro, a peça “Conservando Memórias”. A peça apresenta-se como uma “jóia de pequeno formato” e como uma simbiose entre poesia, amor, memórias, cheiros e emoções.

O espetáculo é gratuito, mas a sua assistência carece de reserva e podem ser adquiridos aqui.

Festa do Teatro em Cabrela com ensaio aberto de ‘O Espírito’

A Festa do Teatro tem estado em destaque neste mês de outubro na cidade de Montemor-o-Novo, mas no dia 22 de outubro chegou também a Cabrela. Nesta freguesia, mais propriamente na Casa do Povo de Cabrela, decorreu um ensaio aberto à população da peça ‘O Espírito’, que chega amanhã, 27 de outubro, ao Cineteatro Curvo Semedo, onde estará em cena até dia 29 de outubro.

De forma sumária, ‘O Espírito’ trata, em jeito de contagem decrescente, os acontecimentos que precedem uma revolução e de como são vividos por parte de um decadente grupo de aristocratas e dos seus lacaios.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

O ensaio aberto de ‘O Espírito’ destaca-se por ser a primeira ação da Festa do Teatro 2022 numa das freguesias rurais, mas ao longo do mês de novembro serão dinamizados espetáculos junto da comunidade escolar, levando a Festa do Teatro a todas as freguesias rurais do concelho. ‘Um Ponto Que Dança’ de Sara Anjo passará por Foros de Vale de Figueira, Santiago do Escoural e São Cristóvão, a passo que ‘Em Bicos dos Pés’, do Projecto Ruínas, chegará ao Ciborro, Cortiçadas de Lavre, Lavre e Silveiras.

+ Bilhetes para ‘O Espírito’ disponíveis em: https://municipiomontemoronovo.bol.pt/

[/shc_shortcode]

Feira do Mel este sábado em Fazendas do Cortiço

A 15ª Feira do Mel, em Fazendas do Cortiço, no concelho de Montemor-o-Novo, realiza-se este sábado, dia 29.

António Danado, presidente da União de Freguesias Nossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo e Silveiras, afirmou que a iniciativa começa às 14 horas com um colóquio, com o orador José Vicente, subordinado ao tema “Tratamento da Varrose na Apicultura em modo de Produção Biológico”. Durante a tarde, há baile com Telmo Falcão e a atuação do Grupo Coral Fora D’Oras.

Para além disso, o presidente explica que também há “a feira de artesanato, pinturas faciais, insufláveis, o concurso do bolo de mel e a venda do próprio mel pelos produtores locais”. Esta iniciativa foi “uma tradição iniciada pela Junta de Freguesia de Nossa Senhora do Bispo. A ideia é mesmo promover não só o doce tradicional, mas também o doce produzido, para que faça menos mal à saúde das pessoas”. Para além disso, “juntar o útil ao agradável e promovermos também a nossa economia local”, acrescenta António Danado.

No que toca ao concurso do bolo de mel, inserido nesta iniciativa, os participantes vão ser pastelarias e padarias do concelho de Montemor-o-Novo. Antonio Danado revela que é de acordo com “o paladar das pessoas que vão aparecendo”, sendo então uma prova cega, do bolo de mel, onde estas, votam nos seus preferidos. Uma das vantagens do concurso, acrescenta António Danado, é o facto de ter tido sempre diferentes vencedores, mostrando-se entusiasmado com as produções de mel deste ano.

Quatro homens constituidos arguidos por furto de cortiça

O Comando Territorial de Évora da GNR, através do Posto Territorial de Montemor-o-Novo, constituiu arguidos quatro homens com idades compreendidas entre os 21 e os 57 anos, por furto de cortiça, na localidade de Silveiras, no concelho de Montemor-o-Novo.

Na sequência de uma denúncia por furto de cortiça, no interior de uma herdade, os militares da Guarda deslocaram-se rapidamente para o local, tendo intercetado uma viatura com os quatro suspeitos. No decorrer das diligências policiais constatou-se que os suspeitos estariam na posse de cerca de 150 quilos de cortiça. No decorrer desta ação policial, foram apreendidos 150 quilos de cortiça; dois machados e uma viatura.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A cortiça apreendida foi restituída ao seu legítimo proprietário.

Os suspeitos foram constituídos e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Montemor-o-Novo.

Esta ação contou com o reforço do Posto Territorial de Vendas Novas, do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) e do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Montemor-o-Novo.

[/shc_shortcode]

Conectividade digital de todo o território em nova consulta pública

Desde ontem, dia 25 de outubro, e durante os próximos 30 dias úteis, irá decorrer uma consulta pública sobre a cobertura das redes fixas de capacidade muito elevada existentes no território nacional e sobre as peças do concurso para a instalação, gestão, exploração e manutenção de redes de capacidade muito elevada nas zonas sem cobertura.

Todos os cidadãos, organizações, entidades, municípios, entre outros, podem assim apresentar sugestões, que o Governo terá em conta aquando do lançamento, nos próximos meses, de um concurso público internacional para a instalação, gestão, exploração e manutenção de redes de capacidade muito elevada nas zonas sem cobertura de rede.

O Governo incumbiu a ANACOM de proceder a um novo levantamento da cobertura de redes públicas de comunicações eletrónicas de capacidade muito elevada existentes no território nacional, com um maior nível de granularidade, designadamente a sua compatibilidade com as regras definidas pela Comissão Europeia para os financiamentos públicos destes investimentos, como o mapeamento casa a casa e a inclusão dos planos de investimento abrangendo todo o período da medida (três anos).

Com base na informação recolhida na anterior consulta pública sobre a matéria, o Governo definiu os parâmetros que irão nortear o procedimento concursal. Esta nova auscultação vai permitir ponderar ainda melhor os critérios a considerar no concurso público internacional, que possibilitem assegurar o acesso de toda a população a redes públicas de comunicações eletrónicas de elevada capacidade, em alinhamento com as metas da Comissão Europeia.

Para o Governo este é um compromisso fundamental com as pessoas e com o território, indispensável para promover o desenvolvimento económico e tecnológico em todo o território nacional, e, assim, garantir um país mais homogéneo, digital, e territorialmente mais coeso. Na sequência desta consulta pública, o Governo irá lançar um concurso público internacional para escolha dos operadores grossistas responsáveis pela instalação, gestão, exploração e manutenção das redes de capacidade muito elevada em todo o país.

Jovem detido em Montemor por furto em estabelecimento comercial

O Comando Territorial de Évora da GNR, através do Posto Territorial de Montemor-o-Novo, deteve, no passado domingo, dia 23 de outubro, em flagrante, um homem de 19 anos por furto em estabelecimento comercial, em Montemor-o-Novo.

“Na sequência de uma denúncia de intrusão no interior de um estabelecimento comercial, os militares da Guarda deslocaram-se para o local e constataram que o homem quebrou o vidro de uma montra para conseguir entrar e furtar raspadinhas. Na sequencia da ação o suspeito foi detido em flagrante e foi recuperado um lote raspadinhas”, revela a GNR em nota de imprensa.

O detido foi constituído arguido e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Montemor-o-Novo. Esta ação contou com o reforço do Destacamento de Intervenção de Évora.

Mês do Empreendedorismo: StartUp Montemor recebeu aula de Yoga solidária

No passado dia 22 deste Mês, no âmbito do Mês do Empreendedorismo, que está a decorrer em Montemor, a startUP Montemor-o-Novo recebeu uma aula de yoga solidário.

A aula foi dinamizada pelo Professor Fernando Cunha, promotor do projeto Monte d´Magia, e os donativos entregues pelos participantes reverteram a favor da Porta Mágica – Associação de Solidariedade Social.

Ao longo de todo o mês de outubro, várias sessões serão dinamizadas no âmbito do Mês do Empreendedorismo, uma iniciativa de organização conjunta da startUP Montemor-o-Novo e do Município de Montemor-o-Novo.

GNR de Évora registou seis acidentes de viação na terça-feira

Seis acidentes de viação ocorreram no dia de ontem, dia 25 de outubro, e foram registados pelo Comando Territorial de Évora da GNR. Três destes foram colisões, dois atropelamentos e um despiste dos quais resultaram um ferido leve e danos materiais.

A GNR efetuou ainda três detenções em flagrante delito, duas pelo crime de condução sem habilitação legal e uma pelo crime de violação de domicílio e introdução em lugar vedado ao público

No âmbito da criminalidade, foram registadas seis ocorrências, sendo três crimes contra o património, dois contra as pessoas e um previsto em legislação avulsa.

A GNR registou ainda, no âmbito contraordenacional, 85 infrações à legislação rodoviária e três à legislação ambiental.

Presidente da JF de Cabrela diz que “uma escola voltar a abrir no interior é muito bom sinal”

A Escola Básica de Cabrela, no concelho de Montemor-o-Novo, reabriu esta segunda-feira, 24 de outubro, depois de oito anos encerrada.

Para a presidente da Junta de Freguesia de Cabrela, Paula Martins, foi com “enorme alegria e satisfação” que pôde voltar a ver “uma sala da EB1 a funcionar de novo com vida, com meninos, com sorrisos, com pais satisfeitos e com a certeza que  temos tudo para voltar a ter um ensino básico em Cabrela com todas as condições”.

“Uma escola voltar a abrir no interior é muito bom sinal”, garante Paula Martins, considerando que “estamos a caminhar para a continuidade e para contrariar a desertificação do interior”.

De recordar que esta escola sofreu, recentemente, obras de requalificação e manutenção, que permitem a utilização, não só da sala de aulas, mas também de um ATL. A presidente da Junta de Freguesia de Cabrela revela ainda que é objetivo, no próximo ano, “abrir a valência de jardim de infância e, caso isso aconteça, o ATL terá de funcionar noutro local, que terá todas as condições dignas para continuar o bom trabalho que tem feito até agora”.

Escola Básica de Cabrela, no concelho de Montemor, que voltou a reabrir, com nove crianças, na segunda-feira, depois de oito anos encerrada.

Notícias da manhã de quarta-feira dia 26

Notícias da manhã de quarta-feira, dia 26 de outubro, na Rádio Nova Antena, com edição de Elisa Pinto.

Temas em destaque:

– Escola Básica de Cabrela voltou a abrir portas para nove alunos, depois de oito anos encerrada;

– 15ª Feira do Mel tem data marcada para este sábado às duas da tarde em Fazendas do Cortiço;

– suspensão do abastecimento de água, amanhã, em Montemor;

– tem início sexta-feira, no Arraiolos Multiusos, mais uma edição da Mostra Gastronómica, Feira do Tapete de Arraiolos e Festival da Empada;

– associação Borba Contigo Cidade Compassiva comemora sábado o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos;

– e Euromilhões com jackpot de 130 milhões de euros no próximo sorteio.