U. Montemor bate Borbense por 6-1 na Taça Dinis Vital

Este domingo, 23 de outubro, realizou-se a 2.ª jornada da fase de grupos da Taça Distrito de Évora “Dinis Vital”, da Associação de Futebol de Évora.
Na série A o Cabrela foi a Estremoz vencer por 0-1. Na série B, o Grupo União Sport goleou o Borbense por 6-1. Na série C, o Foros de Vale de Figueira deslocou-se ao Sporting Viana perdendo por 3-0, e o Cortiçadense averbou derrota por 1-2 em casa com Arcoense. Na série E, o Valenças perdeu nas Alcaçovas por 4-0.

Na série B, o Grupo União Sport, após ganhar ao Viana para a Liga Elite, recebeu então o Borbense no Estádio 1.º de Maio, com João Guerra, treinador do União, a promover apenas 4 alterações no 11 inicial, com o guarda-redes William Paes, Gonçalo Ambrósio e João Nobre a serem estreias a titulares. O Borbense logo nos primeiros minutos demonstrou que vinha com a lição bem estudada, lançado contra-ataques venenosos. Logo no 1.º minuto, a formação forasteira esteve perto de marcar, por Luís Cachapa. Depois do susto inicial, o União carregou e começou a ameaçar, com Fábio Capela em destaque. Seria aos 12 minutos que o União chegaria à vantagem, com Gonçalo Catalão a aproveitar um ressalto e de primeira encheu o pé para inaugurar o marcador. O Borba respondeu e, por duas ocasiões na mesma jogada, teve perto de marcar, mas William Paes esteve muito bem. Aos 26 minutos, Catalão sofre carga na grande àrea e, na transformação da grande penalidade, Rodrigo Vicente não nega a oportunidade e faz o 2-0. O Borbense dava réplica e criou nova chance aos 37 minutos. Aos 41 minutos, em lance rápido, Marco Ferreira surge isolado na cara de William Paes, com o guardião alvinegro a estar sublime. Ao intervalo o União vencia por 2-0, num jogo muito bem disputado, com futebol de ataque, numa 1.ª parte cheia de oportunidades para ambas as equipas, onde no aproveitar esteve o ganho, com o União a ser mais eficaz e o Borbense a ter 4 grandes oportunidades, às quais William Paes correspondeu de forma exemplar.
Logo no arranque dos segundos 45 minutos, João Guerra faz 4 alterações no GUS, com António Vicente, Luís Madeira, Bruno Machado e João Semedo a renderem João Nobre, Marco Oliveira, Gonçalo Catalão e Thalison. O União entrou com tudo na 2.ª parte, com o Borbense a apresentar-se mais adormecido, o que proporcionou uma história diferente. Aos 55 minutos, após falta sobre Rodrigo Vicente, Fitas vê a segunda cartolina amarela, e consequente vermelho, deixando o Borbense reduzido a 10 unidades. A formação de Borba faz tripla substituição, aos 56 minutos, com José Grego, Rui Sá e Miguel Brinquete a entrarem para os lugares de Marco Ferreira, Tiago Ferreira e Ricardo Prates. No GUS, aos 66 minutos, Pedro Reis foi a jogo, substituindo João Bugio. Aos 65 minutos, Bruno Machado, na cara do guarda redes não vacilou, e apontou o terceiro da tarde. Aos 73 minutos, é caso para dizer que no melhor pano cai a nódoa, com Cuco a rematar à figura de William Paes, mas este é infeliz e deixa entrar o esférico na sua baliza. Logo de seguida, aos 75 minutos, o União responde, com o capitão Fábio Capela, que muito trabalhou na partida, a sobir no terreno e de pé direito rematou para o 4-1. Aos 77 minutos, no Borbense, Sardinha é rendido por Vicente e, pouco depois, no GUS, Cassola rende Leonardo. Aos 83 minutos, o Borbense esgota as substituições, com Duarte Ferreira a entrar para o lugar de Pardal. Aos 85 minutos, após boa contribuição de William Paes e Capela, Bruno Machado bisa no encontro e o União chega ao 5-1. O União ainda iria chegar à meia dúzia, aos 88 minutos, com Fábio Capela a também bisar na partida, carimbando o 6-1. Depois de uma 1.ª parte em que o Borbense deu luta, sobretudo após ficar reduzido a 10 unidades, a equipa de Borba eclipsou-se muito da partida, com o GUS a respeitar o adversário, sem tirar o pé no acelarador, mostrando o seu poderio, chegando à meia dúzia de golos.

Resultados:
AF Évora Taça Dinis Vital Fase Grupos
JORNADA 2 – 23/10

Grupo A
Estremoz 0-1 Cabrela
Estrela Vendas Novas 6-0 Santana do Campo

Grupo B
GDS Pedrense 1-5 Portel
U. Montemor 6-1 Borbense

Grupo C
Cortiçadense 1-3 Arcoense
Sp. Viana 3-0 Foros Vale Figueira

Grupo D
Vera Cruz 1-2 Aguiar
Canaviais 6-0 Tourega

Grupo E
Alcaçovense 4-0 Valenças
Lusit. Évora Clube B – Oriolenses (adiado para 22 jan. 2023)

Grupo F
At. Reguengos 8-2 Bencatelense
Descansa Escouralense

Grupo G
Monte Trigo 2-1 O Calipolense
Descansa Fazendas do Cortiço

Grupo H
Redondense 5-2 CHE Morense
Descansa Arraiolense