“Nayola” é mote para mesa redonda este sábado em Montemor

Uma mesa redonda subordinada ao tema “Da Obra literária ao cinema de animação “Nayola”, decorre amanhã, sábado, 22 de outubro, no âmbito da 4ª edição dos encontros literários que tem início hoje, na Biblioteca Municipal Almeida Faria.

 

O realizador do filme “Nayola”, José Miguel Ribeiro, uma das pessoas presente nesta mesa redonda, revela que, estão reunidos para além de si, Mia Couto e José Eduardo Agualusa, autores da peça de teatro que deu origem ao filme e, também Virgílio Almeida que é o argumentista. O realizador do filme recorda que “há nove anos” que trabalha neste filme, que depois de estrear em Montemor está a fazer o seu percurso internacional e chegará às salas de cinema, em março do próximo ano, e esta iniciativa promove o encontro de todos os intervenientes desde filme, desde a obra literária”.

José Miguel Ribeiro espera que esta seja “uma oportunidade para discutir todo o processo de criação, desde o texto até à imagem final, passando pelas vozes”. Para José Miguel Ribeiro, o que é interessante é que “o Agualusa escreve um conto de três páginas intitulado de “Eles não são como nó” e a partir daí, em conjunto com Mia Couto envolvem uma peça de teatro de 24 páginas, e depois disso, o Virgílio Almeida escreveu um argumento para cinema com 80 páginas”.

“Dar os pontos de vista de cada um dos intervenientes, bem como a troca de experiências, quer na área da literatura quer na cinematográfica” é um dos objetivos desta mesa redonda, que junta pela primeira vez José Miguel Ribeiro, Mia Couto, José Eduardo Agualusa e Virgílio Almeida.

Mesa Redonda com os intervenientes na obra literária e filme “Nayola”, que decorre amanhã às 15 horas, na Biblioteca Almeida Faria, em Montemor, no âmbito da 4ª edição dos encontros literários, promovida pelo município.

Ainda amanhã, às 10.30 horas Às 11 horas tem lugar a entra do prémio literário Conto Infantil São João de Deus. A programação completa da iniciativa para ver abaixo: