Depois da dobradinha em Footgolf, Pedro Brito quer ser um dos 15 melhores do Mundo

Pedro Brito fez a dobradinha, no passado fim de semana, ao conquistar a Taça de Portugal, na modalidade de Footgolf, depois de já ter conquistado o Campeonato nacional.

O atleta eborense representa o Grupo desportivo Estoril Praia e, em entrevista à RNA revela que estas conquistas são o resultado do trabalho que tem vindo a desenvolver, pelo que é um sonho realizado. “É o seguimento de muito trabalho, andava há procura deste troféu há dois ou três anos e nunca tinha conseguido, e este ano foi perfeito, porque além de ter ganho o campeonato, consegui ganhar a Taça, que é prova rainha de todas as modalidade e todos têm o sonho de a conquistar”.

Pedro Brito revela que esta “é uma modalidade fantástica porque alia o golf com o futebol, mas nem é golf nem futebol, é Footgolf, ou seja, precisamos de uma bola de futebol para praticar e um campo de golf para jogar”. O atleta revela que as regras “são idênticas às de golf, mas adaptadas à modalidade e depois é ganhar o gosto e começar a treinar, parece fácil, mas dá muito trabalho e é preciso muito esforço e sacrifício, onde 80% da modalidade é mental e 20% de outras capacidades”.

Desde 2018, que Pedro Brito joga na modalidade, antes de representar o Grupo Desportivo Estoril Praia, começou a jogar em clubes do distrito, como Sport Clube Alcaçovense e Lusitano Ginásio Clube de Évora, mas lamenta que não existam “campos complexos que possamos adaptar para a prática da modalidade”, na região, para trazer atletas para a mesma, bem como “os patrocínios que não aprecem e as condições não são muitas” revelando. Pedro Brito acrescenta que esta é uma modalidade que “requer algum esforço financeiro”.

Questionado sobre quais os seus objetivos futuros, Pedro Brito garante que, depois desta dobradinha pretende “ficar no Top 15, a nível mundial, falamos de mais de 15 mil jogadores, espalhados pelo mundo e, neste momento estou na 13ª posição, e vamos ver se será suficiente para ficar nos 15 primeiros e acredito que seja possível, mas mesmo que não fique nos 15 primeiros fico, com certeza, nos 20 primeiros”.

O atleta considera ainda que este será “um marco muito importante, para o Footgolf, a nível nacional, para um atleta português, porque nenhum atleta português conseguiu ficar no TOP 20, a nível internacional”.

Para além disso o atleta acrescenta que está apurado já para o Campeonato do Mundo de Footgolf, em maio de 2023, que decorre nos Estados Unidos da América, mas garante que ainda não sabe como será a sua ida, “uma vez que é muito dispendioso, e a ver se consigo algum patrocinador, que me possa ajudar, porque o trabalho que tem sido feito é lutar pelos primeiros lugares do mundo e ser uma referência a nível mundial, nesta modalidade”.

Neste momento, Pedro Brito foi já convidado para realizar um pequeno torneio numa Escola de Évora, para “divulgar a modalidade junto dos mais jovens”.