Escola Municipal de Natação de Mora inicia época a 10 de outubro

A Escola Municipal de Natação do Município de Mora inicia a época de inverno, na Piscina Municipal Duarte Pires, no dia 10 de outubro.

As inscrições para as aulas de natação encontram-se a decorrer e todos os interessados, com mais de cinco anos de idade, podem proceder à inscrição de forma online em desporto.cm-mora.pt, presencialmente na Piscina Municipal, das 8 às 12 horas e das 13 às 16 horas, ou através do telemóvel 93 203 20 65.

A divulgação das turmas e horários acontece a 6 de outubro, podendo aceder tanto online no endereço supramencionado, como na bilheteira da Piscina.

A Escola Municipal de Natação foi criada em 1999 para dinamizar as atividades aquáticas na Piscina Municipal. É com esse propósito que este serviço continua ao dispor da população, contribuindo ativamente para a saúde e bem-estar de todos.

Câmara de Évora exige reposição dos acessos aos bairros da Caeira e Garraia

A Câmara Municipal de Évora, em reunião pública realizada no passado dia 7 de outubro, deliberou por unanimidade aprovar uma moção segundo a qual o Município assume “forte preocupação pela perspetiva de incumprimento por parte da IP – Infraestruturas de Portugal, de um conjunto de preocupações e recomendações anteriormente manifestadas, e que são fundamentais para a segurança e qualidade de vida da população residente” nas áreas afetadas pela ligação ferroviária Sines – Évora – Elvas, cujas obras decorrem no perímetro Este da Cidade.

Neste sentido, os autarcas manifestam “a exigência de reposição integral dos acessos ao Bairro da Caeira e Garraia, bem como das infraestruturas de abastecimento de água e de drenagem de esgotos e águas pluviais”. Para além desta, a Câmara reafirma ainda “a exigência da execução de medidas de mitigação necessárias para reduzir os impactos negativos da passagem de composições ferroviárias, ao nível do ruído e vibrações. De igual modo exortam a IP a que proceda à correção da deficiente solução apresentada para o Nó 122, de ligação entre a EN 18 e o Caminho Municipal 1090, que apresenta problemas de segurança”.

Os eleitos municipais chamam ainda a atenção para “a extrema importância da adoção de medidas que assegurem a edificação da plataforma logística ferroviária em Évora, garantindo a todos os potenciais beneficiários, sobretudo às empresas, o uso pleno desta importante infraestrutura, assim como garantir que a utilização desta linha por comboios de passageiros seja efetivamente uma realidade, contribuindo decisivamente para o desenvolvimento e reforço da coesão territorial desta região”.

“Montemor com chocolate” tem início este domingo

“Montemor com chocolate” arranca amanhã, domingo, 2 de outubro, no Parque de Feiras e Exposições, com início marcado para as 10 horas.

António Melgão, Gonçalo Carvalho, Susana Cigarro, Odete Estevão, Gabriela Melo e Patrícia Capoulas são os seis convidados deste domingo, revela António Melgão, acrescentando que cada um fará uma demonstração, relacionada com o chocolate.

“Ao longo do dia, cada um deles vai fazer a apresentação de uma receita, para o público que se inscreveu, que irá degustar os pratos e no final, as receitas serão disponibilizadas a todos os presentes”, acrescenta António Melgão.

A programação para amanhã, que pode consultar abaixo, sendo que as pessoas se devem inscrever previamente:

Terceira edição do Trail por Terras de Lavre realiza-se este domingo

A terceira edição do trail por terras de Lavre decorre amanhã, domingo, 2 de outubro, com início marcado para as 9 horas. O evento conta com dois percursos: de cinco quilómetros para caminhada e de 15 quilómetros para trail.

Miguel Oliveira, presidente do departamento desportivo da Casa do Povo de Lavre, revela que esta iniciativa tem como objetivo, para além da vertente desportiva, de divulgar o património de Lavre. “Quando pensamos organizar o trail, antes da parte competitiva o nosso objetivo é trazer pessoas a Lavre, que venham conhecer a nossa vila, todo o património cultural e também a paisagem, que tem todas as condições para a realização desta prova”.

São perto de 260 os inscritos para este evento desportivo. Miguel Oliveira adianta que o percurso da prova, passa, entre outros, “pelo centro da vila, pelas ruas, e depois na zona envolvente, passando por alguns locais históricos, como a ponte romana, as fontes, entre outros”.

A organização do Trail por Terras de Lavre cabe ao departamento desportivo da Casa do Povo de Lavre, com o apoio da Junta de freguesia e município de Montemor, e algumas empresas e comércio local, sendo que a população tem também uma grande envolvência, na iniciativa, uma vez que é responsável por elaborar os prémios.

Quanto aos prémios, este ano, acrescenta Miguel Oliveira, “estão relacionados com a história de Lavre, sendo simbólicos, ou seja é o Coreto de Lacre feito de barro, por uma olaria e serão entregues a todos os participantes por escalão”.

Terceiro Trail por Terras de Lavre que decorre amanhã, com partida marcada para as 9 horas, na Praça da República da vila.

José Ramalho vence prova de Bilhar dos Jogos do Município

A grande final concelhia de Bilhar, no âmbito dos Jogos do Município, teve lugar no serão da passada quinta-feira, 29 de setembro, no Núcleo do Sporting Clube de Portugal de Montemor-o-Novo.

A final do torneio, jogado às 150 bolas, teve como finalistas José Maria Ferro Ramalho e José Jacinto Simões, saindo vencedor José Maria Ferro Ramalho.

A todos os participantes e vencedores, bem como ao Núcleo do Sporting Clube de Portugal de Montemor-o-Novo e aos técnicos do Município envolvidos, a Câmara Municipal agrade “a participação e empenho na concretização da iniciativa”.