O Plano Operacional Municipal de Mora(POM) 2022 foi aprovado pela Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (CMDFCI), em reunião realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Das entidades que compõem a CMDFCI estiveram representadas o Município de Mora, através do Gabinete Técnico Florestal (GTF), as Juntas de Freguesia de Cabeção e de Pavia, o Regimento de Artilharia nº5 do Exército, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a AFLOSOR, a Associação de Produtores Florestais, a Guarda Nacional Republicana (GNR), o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) e os Bombeiros Voluntários de Mora.
O POM, agora aprovado, é um documento de vigência anual que regula a articulação entre entidades municipais e distritais. Objetivamente, o POM operacionaliza todo o dispositivo de Gestão Integrada de Fogos Rurais, ao passo que auxilia igualmente no planeamento do combate aos incêndios florestais.
Trata-se de um Plano de importância extrema, designadamente, na realização de ações de vigilância, deteção, fiscalização, 1ª intervenção, combate, rescaldo e vigilância no pós-incêndios florestais.


A equitação está em destaque este fim de semana, dias 1 e 2 de outubro, em Montemor-o-Novo, com duas atividades distintas.
A DECO estabeleceu um acordo com a ADENE, a Agência para a Energia, que tem como objetivo promover a eficiência energética, junto dos consumidores em Portugal, para que conheçam esta ferramenta, que permite ajudar a escolher os eletrodomésticos de forma eficiente e esclarecida.
A CIMAC, em articulação com os 14 municípios que a compõem, e a Accessible Portugal promoveram uma sessão de entrega de Packs Ensino a todos os Agrupamentos de Escolas do Alentejo Central, no âmbito do Projeto InclusivTUR.
A Guarda Nacional Republicana (GNR), realiza a partir de hoje e durante todo o mês de outubro, em todo o território nacional, a Operação “Censos Sénior 2022”, no âmbito do Policiamento Comunitário, que visa garantir um conjunto de ações de patrulhamento e de sensibilização à população mais idosa.
A “Festa do Teatro”, a decorrer nos meses de outubro e novembro, é uma coprodução do movimento associativo, em parceria com o Município de Montemor-o-Novo, e proporciona a apresentação, em diferentes espaços, de 14 espetáculos para os mais diversos públicos num total de 24 apresentações, oito delas nas freguesias rurais.

O Comando Territorial da GNR de Évora, na sua área de responsabilidade, registou quinta-feira, 29 setembro, cinco acidentes de viação, sendo três colisões, um despiste e um atropelamento, dos quais resultaram um ferido leve e danos materiais.
O Festival Da Cebola Roxa De Montemor termina amanhã, sábado, dia 1 de outubro, com diversas atividades no mercado municipal.