Mora aprova Plano Municipal Operacional 2022

O Plano Operacional Municipal de Mora(POM) 2022 foi aprovado pela Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (CMDFCI), em reunião realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Das entidades que compõem a CMDFCI estiveram representadas o Município de Mora, através do Gabinete Técnico Florestal (GTF), as Juntas de Freguesia de Cabeção e de Pavia, o Regimento de Artilharia nº5 do Exército, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a AFLOSOR, a Associação de Produtores Florestais, a Guarda Nacional Republicana (GNR), o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) e os Bombeiros Voluntários de Mora.

O POM, agora aprovado, é um documento de vigência anual que regula a articulação entre entidades municipais e distritais. Objetivamente, o POM operacionaliza todo o dispositivo de Gestão Integrada de Fogos Rurais, ao passo que auxilia igualmente no planeamento do combate aos incêndios florestais.

Trata-se de um Plano de importância extrema, designadamente, na realização de ações de vigilância, deteção, fiscalização, 1ª intervenção, combate, rescaldo e vigilância no pós-incêndios florestais.

Duas provas de equitação este fim de semana em Montemor

A equitação está em destaque este fim de semana, dias 1 e 2 de outubro, em Montemor-o-Novo, com duas atividades distintas.

A fase concelhia de equitação dos jogos do município decorre amanhã, a partir das 9 horas, no parque de Feiras e Exposições da cidade. Trata-se uma prova, como explica António Mariano, presidente da direção da Escola de Equitação Equimor, que “reúne vários cavaleiros do concelho, sendo apoiada pela Câmara Municipal”. O responsável vê com “muito agrado e satisfação” o facto de o município incluir esta modalidade desportiva nos jogos do concelho, porque a Equitação em Montemor, é um dos desportos com grande afluência, não só nas provas de obstáculos, mas também com o raide fazemos em fevereiro, de cada ano”.

Já no domingo, 2 de outubro, a Equimor organiza, a partir das 9.30 horas, também no Parque de Feiras e Exposições uma Poule de Obstáculos. Esta iniciativa, refere António Mariano, “com provas desde gincana para as crianças, até altura de 1,10 metros, contando com cerca de 130 conjuntos participantes”.

O presidente da direção da escola de equitação Equimor adianta ainda que esta Poule, “não tem prémios financeiros, mas sim troféus e diplomas, porque o objetivo é fomentar a formação, mais do que a competição”.

Parque de Feiras e Exposições de Montemor que recebe amanhã a fase concelhia de Equitação, a partir das 9 horas, já no domingo decorre a Poule de Obstáculos, a partir das 9.30 horas, da responsabilidade da Equimor.

Nova etiqueta energética é o tema em destaque na DECO

A DECO estabeleceu um acordo com a ADENE, a Agência para a Energia, que tem como objetivo promover a eficiência energética, junto dos consumidores em Portugal, para que conheçam esta ferramenta, que permite ajudar a escolher os eletrodomésticos de forma eficiente e esclarecida.

Neide Brás, jurista na Delegação da Deco Alentejo revela que “uma das vantagens é ajudar os consumidores a fazer escolhas que permitem reduzir o consumo de energia e, consequentemente, baixar o valor da fatura, no final do mês, sendo também importante na redução da emissão de gases com efeitos de estufa, melhorando a pegada ambiental e acelerando a transição energética, em curso”.

Esta nova etiqueta energética, acrescenta a jurista, “é mais fácil de ler, dá mais informação, tem do um QR Code que permite ver online a ficha de informação do produto  e toda a informação detalhada da etiqueta energética”.

As informações relativas à nova etiqueta energética estão disponíveis no site www.novaetiquetaenergetica.pt.

O Acordo entre a Associação para a Defesa do Consumidor e a ADENE para a promoção deste nova etiqueta energética é o tema em destaque esta semana na rubrica da Deco, que pode ouvir, no podcast abaixo:

Agrupamento de escolas de Montemor recebe Packs Ensino da CIMAC

A CIMAC, em articulação com os 14 municípios que a compõem, e a Accessible Portugal promoveram uma sessão de entrega de Packs Ensino a todos os Agrupamentos de Escolas do Alentejo Central, no âmbito do Projeto InclusivTUR.

Em Montemor-o-Novo, a entrega do pack ensino ao Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo realizou-se no dia 27 de setembro, na Escola Secundária de Montemor-o-Novo. Na referida sessão estiveram presentes, o diretor do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, a adjunta do diretor do Agrupamento, os docentes da Educação Especial e uma Técnica do Município.

O projeto InclusivTUR – Alentejo é um projeto de promoção do turismo acessível e inclusão social através da Qualificação da oferta turística, Qualificação da procura turística, a Desmistificação dos preconceitos e estereótipos sobre as pessoas com deficiência ou algum tipo de característica diferenciadora/ necessidades especiais e o Desenvolvimento do potencial turístico da Região Central do Alentejo.

Os Pack Ensino, entregues gratuitamente aos 18 Agrupamentos Escolares do Alentejo Central, destinam-se aos três ciclos, do ensino básico, e têm o objetivo de sensibilizar também crianças e jovens para o tema da diversidade, da deficiência e da inclusão.

GNR dá início à operação Censos Sénior 2022

A Guarda Nacional Republicana (GNR), realiza a partir de hoje e durante todo o mês de outubro, em todo o território nacional, a Operação “Censos Sénior 2022”, no âmbito do Policiamento Comunitário, que visa garantir um conjunto de ações de patrulhamento e de sensibilização à população mais idosa.

Os cerca de 400 militares das Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário, vão priorizar e privilegiar durante o período desta Operação, um conjunto de ações e patrulhas, contanto com a colaboração de parceiros nacionais e locais de âmbito social e de saúde, junto da população idosa e com maior vulnerabilidade, e/ou que vivem sozinhas e/ou isoladas. O objetivo visa reforçar os comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco dos idosos se tornarem vítimas de crimes, nomeadamente em situações de violência, de burla e furto.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Na edição de 2021 da Operação “Censos Sénior”, a Guarda sinalizou 44.484 idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, ou em situação de vulnerabilidade, em razão da sua condição física, psicológica, ou outra que possa colocar em causa a sua segurança, tendo sido as situações de maior vulnerabilidade reportadas às entidades competentes, sobretudo de apoio social, no sentido de fazer o seu acompanhamento futuro. Na referida edição, a GNR realizou ainda 172 ações em sala e 3.431 ações porta a porta, abrangendo um total de 19.812 idosos. A Guarda, desde 2011, ano em que foi realizada a primeira edição da Operação “Censos Sénior”, tem vindo a atualizar a sinalização geográfica desta população, proporcionando assim um apoio mais próximo e dirigido, contribuindo, por um lado, para a criação de um clima de maior confiança e de empatia entre os idosos e os militares da GNR e, por outro, para o aumento do sentimento de segurança.

O programa “Apoio 65 – Idosos em Segurança”, do Ministério da Administração Interna, tem procurado, através da ação das Forças de Segurança garantir melhores condições de segurança e tranquilidade às pessoas idosas, garantindo um policiamento integrado, mais próximo e humano.

[/shc_shortcode]

Festa do Teatro em Montemor com 14 espetáculos em outubro e novembro

A “Festa do Teatro”, a decorrer nos meses de outubro e novembro, é uma coprodução do movimento associativo, em parceria com o Município de Montemor-o-Novo, e proporciona a apresentação, em diferentes espaços, de 14 espetáculos para os mais diversos públicos num total de 24 apresentações, oito delas nas freguesias rurais.

Na edição de 2022, assumem um especial destaque as cinco estreias das várias estruturas ligadas ao teatro, que desenvolvem trabalho em Montemor-o-Novo – Algures, Alma d’Arame, Grupo de Artes de Palco da Universidade Sénior do Grupo dos Amigos de Montemor-o-Novo, Projeto Ruínas e Trimagisto – assim como, no âmbito do ‘Festival Manobras’, a apresentação de dois espetáculos internacionais e da estreia da coprodução “Bom Anfitrião”, com participação de artistas locais de vários municípios que integram a Artemrede. A Artemrede é uma estrutura de programação e colaboração em rede, que o Município de Montemor-o-Novo integra desde 2018.

Com a realização desta iniciativa, o Município apoia as Associações locais participantes bem como as suas estruturas parceiras, acolhidas no concelho ao longo destes dois meses de Festa do Teatro.

A programação completa para consultar no quadro abaixo:

Cerca de 500 fardos de palha arderam em Perolivas (Reguengos)

O Comando Territorial da GNR de Évora, na sua área de responsabilidade, registou quinta-feira, 29 setembro, cinco acidentes de viação, sendo três colisões, um despiste e um atropelamento, dos quais resultaram um ferido leve e danos materiais.

Um incêndio, em anexo agrícola, foi registado em Perolivas, no concelho de Reguengos de Monsaraz, tendo ardido cerca de 500 fardos de palha.

Ao nível da criminalidade foram registadas sete ocorrências: três crimes contra o património, dois crimes contra as pessoas e dois contra a vida em sociedade.

A GNR registou ainda, no âmbito contraordenacional, 102 infrações à legislação rodoviária e uma à legislação policial.

Festival da Cebola Roxa no Mercado Municipal de Montemor

O Festival Da Cebola Roxa De Montemor termina amanhã, sábado, dia 1 de outubro, com diversas atividades no mercado municipal.

Olímpio Galvão, presidente da Câmara de Montemor-o-Novo explica que este “é um produto de muita qualidade e que tem sido recuperado, nos últimos anos, com o apoio da autarquia, e tem sido um sucesso sendo que toda a produção tem sido escoada, e é apreciado por todos os consumidores”.

Também são mais de uma dezena, os restaurantes do concelho de Montemor, onde a cebola roxa está em destaque nos pratos preparados. Pode consultar aqui, a lista de restaurantes.

Hoje, dia 1 de outubro, no mercado municipal, para além da venda de cebola roxa, entre as 7 e as 13 horas, há diversas atividades relacionadas com este produto, como showcooking com Margarida Ferreira (Tarro da Villa), mostra e prova de produtos de Cebola Roxa e atelier ”A Cebola dos Afetos”.

Olímpio Galvão adianta ainda que esta iniciativa se insere na estratégia alimentar do concelho de Montemor, a SMEA, “que privilegia os circuitos curtos entre o produtor e o consumidor, bem como os produtos biológicos, sem aplicação de herbicidas, com uma qualidade fantástica, sendo um dos melhores produtos agrícolas, do nosso concelho”.