Procissão do Regresso dos Pendões ligou a Piedade à Sé

A Procissão do Regresso dos Pendões ligou o Santuário da Piedade à Sé de Elvas, na tarde deste domingo, 25 de setembro. O cortejo religioso saiu da Piedade pouco depois das 17 horas e chegou à Praça da República às 18.10 horas.

Carlos Damião, juiz da Confraria do Senhor Jesus da Piedade, à nossa reportagem, fez um balanço positivo da feira e das festas deste ano, salientando muitos participantes na Procissão do Pendões no dia 20 e muitos presentes no Parque da Piedade, deixando os comerciantes satisfeitos com a afluência, confessando que aceita as críticas construtivas mas não as outras.

O padre Ricardo Lameira, reitor do Santuário da Piedade, referiu que os dias 20, 21, 22 e 23 foram o ponto alto da festa religiosa e apontou que as duas facetas destes dias, a feira e a festa religiosa, correram bem.

Vicente Grenho, presidente da Direção da Banda 14 de Janeiro, aos nossos microfones, mostrou-se orgulhoso pela banda interpretar o Hino do Senhor Jesus da Piedade, porque “as pessoas dizem que ninguém toca como nós”, referiu.

Com a entrada dos últimos pendões na escadaria e adro da Sé, ouviu-se o “último foguete” do São Mateus 2022, com o seu estralejar .

Agora, vivam as Festas do Senhor Jesus da Piedade e a Feira de São Mateus, em 2023!

28ª Festa da Malha irá decorrer em Mourão

A 28ª Festa da Malha irá decorrer no próximo dia 2 de outubro, no Campo de Futebol da Aldeia da Luz, em Mourão, estando o início do torneio previsto para as 09.30 horas.

A Festa da Malha, organizada anualmente pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e seus municípios associados, contou com a sua primeira edição em 1993, tendo registado uma evolução gradual até aos dias de hoje.

Mantendo o seu carácter cultural e social, este evento desportivo mobiliza a participação de miúdos e graúdos, permitindo desta forma manter vivo e enraizado um jogo popular absolutamente histórico.

A edição deste ano conta, pela primeira vez, com o Escalão Família, em que um dos elementos deverá ter até 12 anos e o outro elemento deverá ter mais de 12 anos, havendo entre os mesmos uma relação de parentesco familiar.

Para a 28ª edição da Festa da Malha esperam-se cerca de 400 participantes, sendo este um evento aberto ao público, para o qual está desde já convidado a assistir.

Abertas inscrições para Escola de Ballet, Oficina do Canto e Oficina do Teatro e do Imaginário

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo tem abertas as inscrições para o ano letivo 2022/23, no que diz respeito à Escola de Ballet, Oficina do Canto e às Oficinas de Teatro e do Imaginário.

As atividades oferecidas destinam-se a crianças e jovens de várias idades, porém, com as faixas etárias a sofrer alterações entre si. No caso da Escola de Ballet, esta destina-se a crianças a partir dos 4 anos; a Oficina do Canto está aberta a alunos a partir dos 8 anos; e a Oficina do Teatro destina-se a crianças a partir dos 6 anos. No que diz respeito à Oficina do Imaginário, os seus frequentadores devem ser crianças entre os 2 e os 5 anos.

As inscrições podem ser efetuadas online, no site do Município de Montemor-o-Novo, aqui, ou presencialmente, no serviço de atendimento da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo.

Com mais vontade que nunca, elvenses fazem da Piedade segunda casa

A romaria de São Mateus, que se volta a cumprir em Elvas, dois anos de pandemia passados, voltou a levar as famílias do concelho até ao parque de campismo da Piedade, onde o convívio, por estes dias, é a palavra de ordem.

Leonardo Lanternas, por exemplo, lembra-se desde os seus sete anos de acampar por ocasião da feira e das festas em honra do Senhor Jesus da Piedade, uma tradição que, segundo conta, já vai na terceira geração. Para passar estes dias, nas melhores condições, adianta este elvense, para além da “alegria e boa disposição”, é preciso montar uma segunda casa no parque de campismo.

A tradição de acampar por altura do São Mateus é algo que Érica Adagas tem procurado, juntamente com o marido, passar aos filhos. Lembra-se de viver a romaria, desta forma, desde muito pequena. Depois de dois anos de pandemia, o regresso ao São Mateus, para esta elvense, foi com “mais vontade que nunca”.

Já José Pomar garante que regressou ao parque de campismo com muita vontade, onde acampa com familiares e amigos, desde que se lembra de ser gente. Apesar dos “gastos a dobrar”, uma que vez que é necessário manter “duas casas”, José Pomar assegura que o esforço financeiro compensa pelo convívio e o bom ambiente que se vive na Piedade.

“Muito contente” de ter voltado ao parque de campismo, por esta altura, apesar da subida dos preços dos terrenos, está Fátima Rego, que, com o marido, não arreda pé da Piedade. Com autocaravana e até uma sala de estar, para além de todas as outras comodidades, Fátima chega a juntar cerca de vinte pessoas, entre família e amigos, no seu acampamento.

Carlos Marmelo, que não acampa há muitos anos na Piedade, conta que a família se reúne, todos os dias, no seu acampamento, para desfrutar ao máximo do São Mateus. Estes dois últimos anos, que a pandemia impediu a romaria, diz ainda, causaram “muitas saudades”.

A gozar da sua reforma, confessa Francisco Almas, regressar ao São Mateus com a família “é muito importante”. Já a mulher de Francisco, Fátima Almas, que recorda que acampa na Piedade desde criança, é agora a responsável por alimentar a família, no acampamento.

Já Hélder Oliveira, que tem esperança que os mais jovens deem continuidade a esta tradição, conta que montou, juntamente com familiares e amigos, as suas tendas no passado dia 10. Para passar estes dias, no parque, teve de tirar dias de férias. Fernando Brás, por sua vez, confessa que se sentiu “muito em baixo”, durante os dois últimos anos, por não puder cumprir a tradição.

Depois de uma espera, que diz ter sido “longa”, Marlene Mocisso garante que regressou, juntamente com a família, “ainda com mais vontade” ao parque de campismo, para onde levou a casa às costas: não faltam eletrodomésticos, televisão, mesas, cadeiras.

Há 30 anos que Bladimiro Russo, com a família, faz questão de acampar por ocasião da feira de São Mateus. Com convívio habitual no acampamento, muitas vezes, conta, nem sequer chegam a visitar a feira ou a assistir aos concertos na Expo São Mateus.

Montemor acolhe jovens de cinco países em intercâmbio até terça-feira

Um intercâmbio juvenil, promovido pela Associação montemorense Sustech Ability está a decorrer em Montemor-o-Novo até à próxima terça-feira, 27 de setembro.

Este intercâmbio como revela o vereador na Câmara de Montemor-o-Novo, António Pinto Xavier, vai na sua segunda edição e junta “jovens de Itália, Lituânia, Macedónia, Roménia e Portugal, para falar sobre temas como empreendedorismo, ecologia, sustentabilidade, com formas educacionais diferentes do formal”.

O vereador acrescenta que a Associação Sustech Ability é recente e “está a dar os seus primeiros passos, com o apoio do município e acredito que poderá ter um futuro marcante e brilhante de muitos jovens, não só de Montemor, mas também de toda a Europa e do Mundo”.

Estes jovens passarão por diversos locais da cidade, bem como freguesias rurais, num contacto com a natureza e património cultural. “Elas ficam no espaço do Burriscas, onde desenvolvem alguns exercícios, virão à cidade, também a algumas freguesias do concelho, num contacto com a natureza e património cultural, em colaboração com algumas entidades”.

Este intercâmbio Juvenil é da responsabilidade da Sustech Ability e conta com financiamento da União Europeia.