Escola Missão Continente: alunos consomem mais fruta e legumes

A Escola Missão Continente (EMC), cuja 7.ª edição arrancou esta semana, está a avaliar, pela primeira vez, o impacto em 40 turmas do 1º CEB, de 35 escolas dos 20 distritos do país, durante 4 anos consecutivos (2021-2025), tornando-se em um dos estudos integrado num programa de nutrição e saúde comunitária, com maior dispersão, em Portugal

No 1º ano de avaliação, verificou-se uma prevalência de 28,1% de excesso de peso entre os participantes, e 10% em situação de obesidade, valores ligeiramente abaixo das médias nacionais (29,7% e 11,9%, respetivamente, segundo o estudo Childhood Obesity Surveillance Initiative – COSI Portugal). No que diz respeito aos hábitos alimentares das 764 crianças abrangidas, as avaliações feitas junto das mesmas, das escolas e das famílias, permitem destacar que 62,5% consomem fruta fresca todos os dias e 58,7% consomem legumes todos os dias, mas menos de 20% (17,9%) consomem peixe 4 a 6 vezes por semana e apenas 8,1% consomem leguminosas diariamente. Já ao pequeno-almoço, praticamente metade dos alunos (45,9%) comem cereais de pequeno-almoço até 3 vezes por semana.

Após a participação no programa, as famílias desta população infantil, destacaram o aumento do consumo de fruta fresca e de legumes em 12% e 9%, respetivamente, e diminuição da ingestão de refrigerantes em 11%.

Sobre estes hábitos alimentares, Ana Rito, presidente da Direção e em representação da equipa de Nutricionistas que coordenam e implementam o estudo pelo Centro de Estudos e Investigação em Dinâmicas Sociais e Saúde (CEIDSS), comenta que “há ainda um longo caminho a ser feito se queremos  contrariar uma das doenças mais prevalentes na infância – a obesidade infantil, onde 1 em cada 3 crianças apresenta excesso de peso” e que “este é um programa  muito importante para contrariar esta tendência e melhorar os hábitos alimentares infantis, sobretudo vendo estes primeiros resultados. Queremos crianças com mais literacia em saúde, mais conscientes em relação à sua alimentação, mais preparadas para fazerem escolhas mais saudáveis, para que possam crescer em saúde.”

A Escola Missão Continente, criada em 2016, sensibiliza alunos do 1º ciclo do Ensino Básico (CEB) para uma alimentação saudável, consumo consciente e estilo de vida ativo. Até à data, o programa já envolveu mais de 100.000 crianças. Desde o ano letivo 2021-2022, passou a abranger alunos do Pré-Escolar e 2º ciclo do Ensino Básico. Em cada edição, os participantes têm acesso a conteúdos, atividades educativas, desafios (com prémios associados), materiais lúdico-pedagógicos e visitas no terreno.

As escolas interessadas em participar no projeto podem inscrever-se a partir de hoje, 20 de setembro, até 16 de outubro, no site da Missão Continente em missao.continente.pt/escola.

“O último ano letivo foi um marco na história da Escola Missão Continente, porque depois de meia década a conhecer e sensibilizar alunos do 1º ciclo, decidimos ir mais longe e incluir no programa o pré-escolar e o 2º ciclo, porque sentimos que já estamos nesse nível de maturidade da iniciativa. Acreditamos que a Escola Missão Continente é um programa relevante para todo o setor do retalho alimentar nacional, e até para a sociedade civil de forma global, porque estamos a intervir diretamente nos consumidores e clientes do futuro. Como marca, temos caminhado na direção de uma alimentação mais saudável e sustentável, com a melhoria nutricional dos produtos e sensibilização dos clientes, mas há algo de muito poderoso no potencial e responsabilidade que estas crianças e jovens terão quando chegar a sua vez de decidir o que comprar, de educar as suas famílias, de influenciar o seu círculo social com as escolhas que farão”, refere Nádia Reis, Diretora de Comunicação e Responsabilidade Social do Continente. “O facto de estarmos a levar a cabo o primeiro estudo de medição de impacto deste género no país, para aferir o verdadeiro efeito do programa, é o sinal mais evidente de que estamos empenhados em impactar positivamente e com profundidade a vida e futuro destas crianças e respetivas famílias, a longo prazo”, acrescenta.

A Escola Missão Continente tem como parceiros institucionais a Direção Geral da Saúde, o CEIDSS – Centro de Estudos e Investigação em Dinâmicas Sociais e Saúde, o Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e ainda o apoio institucional da Direção-Geral da Educação.

Stands automóveis promovem-se na Feira de São Mateus em Elvas

O tabuleiro superior do Parque da Piedade e no âmbito da Feira de São Mateus, tem representados vários stands automóveis da região.

É o caso da Boutigest, o concessionário Nissan em Elvas, Évora e Beja. Nuno Pires um dos gerentes da Boutigest, afirma que, para o certame levaram cerca de 25 viaturas e pretendem “promover toda a gama Nissan e mostrar o novo Nissan ARYA, um modelo lançado recentemente, 100% elétrico, e iremos ter para fazer test-drives”, revelando que este carro tem suscitado “muita curiosidade das pessoas, que têm adorado” e colocado várias questões, porque, no fundo esta viatura, segundo diz Nuno Pires, “é o presente da indústria automóvel”.

Este tipo de certame, como garante Nuno Pires, “é sempre importante, primeiro pela notoriedade e depois para mostrar que estamos presentes, independentemente de vender ou não”.

Quanto ao espaço dedicado aos stands automóveis, Nuno Pires acrescenta que precisa de algumas mudanças e melhorias. “Lembro-me de fazer esta feira, há 30 anos, e lembro-me desta feira exatamente igual, não mudou nada e tem que ser mudado, quer queiramos quer não, quer se goste ou não, mas é uma pena, porque esta feira podia ser uma das melhores do país, pela localização geografia e altura em que é feita, mas há muitos aspetos que têm que mudar”, remata.

Já a “Duo Car” também se encontra presente. Joaquim Carvalho, um dos sócios da empresa elvense refere que, este ano foi objetivo, com as cerca de 12 viaturas que têm no certame, “praticamente novas, levar inovação e variedade”. Os veículos são “de várias marcas e com poucos quilómetros que é o que os clientes procuram”.

Ao nível do negócio, na Feira, Joaquim Carvalho diz não se poder queixar, porque “já vendemos algumas viaturas, e deixamos os nossos contactos, para que as pessoas nos possam procurar tando da parte de oficina como de stand”, acrescentando que este certame “é bom”, tanto para angariar e fidelizar clientes, bem como para as vendas.

A Cars M&S, stand automóvel em Elvas, marca, novamente presença na Feira de São Mateus. António Santos, responsável pelo empresa, adianta que a feira é positiva, na medida em que dá visibilidade à empresa. “Para já está a correr bem, tem havido muita afluência e temos feito bons negócios, e é importante também para divulgar a empresa”.

Este ano, levaram 20 carros para a Feira, dos cerca de 50 que têm em Parque, “desde carros mais novos a usados, há de tudo um pouco, de várias marcas e a vários preços, sendo que as pessoas procuram, principalmente, carros a gasolina e híbridos”, revela António Santos.

Já no que ao espaço dedicado aos carros diz respeito, afirma que “está muito mal organizada, este ano, à noite nem há um porteiro na porta lateral”, para manter da segurança dos veículos, adianta ainda.

A Jocriauto, em Elvas há mais de 35 anos que promove os seus veículos, na Feira de São Mateus. Alexandra Cristo, responsável pela empresa revela que, este ano pretendem, no certame fazer apresentação do novo Mitsubishi Eclipse Cross PHEV, é um híbrido, e com o qual as pessoas estão a ficar muito surpreendidas com a qualidade/preço e aerodinâmica”, comparando com outras viaturas este é um veículo é o mais barato do seu segmento e com uma qualidade extraordinária”.

Para além de promover este novo modelo da Mitsubishi, a Jocriauto conta também com outros tipos de viatura, desde “as mais citadinas, SUV, 4×4 e alguns veículos e alfaias agrícolas”.

Alexandra Cristo adianta que, “já vendemos viaturas para Portalegre e Monforte e à Feira vêm muitas pessoas de fora que nos ficam a conhecer e compram”.

GNR registou dez acidentes de viação esta quarta-feira

O Comando Territorial da GNR de Évora, na sua área de responsabilidade, registou ontem, quarta-feira, 21 de setembro, dez acidentes de viação, sendo cinco colisões e cinco despistes, dos quais resultaram dois feridos leves e danos materiais.

A GNR efetuou uma detenção em flagrante delito, pelo crime de condução sem habilitação legal.

Ao nível da criminalidade foram registadas nove ocorrências: cinco crimes contra o património, três crimes contra as pessoas e um crime previsto em legislação avulsa.

A GNR registou ainda, no âmbito contraordenacional, 58 infrações à legislação rodoviária e uma à legislação ambiental.

Clube de Costura inaugurado na Biblioteca Municipal de Montemor

O Clube de Costura iniciou ontem, 21 de setembro, a sua atividade, na Biblioteca Municipal Almeida Faria, em Montemor-o-Novo.

A partir desta data, às quartas-feiras, das 18 às 20 horas, na Biblioteca Municipal Almeida Faria, em Montemor-o-Novo, realiza-se o projeto “costura e livros”.

Dinamizado por Maria José Batista, neste workshop procura-se estimular a criatividade, desenvolver a concentração e promover a autoestima.

Este será mais um espaço de partilha, entre pessoas diferentes e que, até mesmo ao nível da costura, podem ter conhecimentos distintos.

Assembleia da República vai apreciar Petição da Plataforma Alentejo

A Assembleia da República comunicou ao Secretariado da Plataforma Alentejo que vai apreciar a sua Petição nº 622/XIII/4ª na Reunião Plenária da próxima quarta-feira, dia 28 de setembro, a partir das 15 horas.

A Petição “Plataforma Alentejo – Estratégia Integrada de Acessibilidade Sustentável do Alentejo nas ligações Nacional e Internacional”, apresenta um conjunto de prioridades no domínio das acessibilidades e transportes que são consideradas fundamentais para o desenvolvimento sustentável de toda a região do Alentejo, bem como para a sua coesão social, territorial, ambiental e energética, com benefícios para a totalidade do território nacional.

Entre outras prioridades, a Plataforma Alentejo exige que se considere o Aeroporto Internacional do Alentejo/Beja como parte do sistema aeroportuário nacional. É ainda prioritária a eletrificação e modernização das Ligações Ferroviárias Sines-Caia por Beja (com ligação à Funcheira – Linha do Algarve) e Portalegre-Abrantes.

A Plataforma Alentejo reclama ainda a requalificação, em perfil de autoestrada, ligando o nó da A26 a Beja, e a ligação do nó da A23 (Nisa) ao nó da A6 (Estremoz).

No âmbito da apreciação da Petição na Assembleia da República, os membros do Secretariado da Plataforma Alentejo estão a organizar uma delegação para seguir presencialmente o debate na AR.

Os restantes membros da Plataforma Alentejo, e todos os outros interessados neste debate, podem seguir o debate através do Canal Parlamento, disponível na TDT, nos canais por cabo, no sítio da internet da Assembleia da República (www.parlamento.pt), na área do Canal Parlamento ou no Facebook do Canal Parlamento.

Município de Montemor assinala Dia Mundial do Turismo

O Dia Mundial do Turismo comemora-se a 27 de setembro mas, em Montemor-o-Novo, o município assinala a data já este fim de semana, com três atividades.

No sábado, dia 24, durante, às 10 horas, realiza-se a inauguração da exposição do Desafio Fotográfico, no Mercado Municipal, já durante a tarde, às 15 horas, decorre um passeio guiado ao centro histórico”, como revela António Pinto Xavier, vereador na Câmara de Montemor.

Já no dia 25, domingo, às 9 horas decorre um percurso pedestre um “Da Vila à Ponte Velha”, sendo este “um contributo para quem gosta de passeios no campo e com interação co o património cultural, que é imenso no nosso concelho”, acrescenta o vereador.

Esta “é uma pequena amostra, que vai na linha daquilo que o município tem vindo a desenvolver, com atividades ao fim de semana com passeios guiados ao património cultural e natural do concelho, para que a população conheça um pouco mais de Montemor, porque quanto os montemorenses conhecerem o seu concelho, mais orgulho e vaidade terão ao mostrá-lo aos seus amigos e familiares, que o visitam, remata António Pinto Xavier.

Município de Montemor-o-Novo a assinalar o Dia Mundial do Turismo, com atividades já este fim de semana. Todas as iniciativas têm inscrições obrigatórias e limitadas, que podem ser feitas no Posto de Turismo ou através dos seguintes contactos: 266 898 103; turismo@cm-montemornovo.pt.