Na manhã da passada sexta-feira, 9 de setembro de 2022, e tendo como contexto o início do Ano Letivo 2022/2023, o Cineteatro Curvo Semedo acolheu ao pessoal docente e não docente, que desempenha funções nas escolas e jardins de infância do concelho de Montemor-o-Novo, para uma iniciativa de receção, por parte do Executivo da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e do Executivo do Agrupamento de Escolas, que incluiu a apresentação de alguns serviços da Câmara Municipal. Na mesa da iniciativa esteve o Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, acompanhado dos vereadores Henrique Lopes, Sílvia Santos e António Pinto Xavier; e o Diretor do Agrupamento de Escolas de Montemor (AEMN), João Veiga, ladeado pelo Subdiretor Francisco Salgueiro e dos adjuntos Carla Alface, Delfina Dias e Rui dos Santos.
Tratou-se de uma iniciativa que tentou de maneira o mais informal possível, acolher aqueles que tanto fazem pelas nossas crianças e jovens, transmitindo-lhes confiança e motivação!
Por parte da direção do Agrupamento, após a apresentação de cada membro, João Veiga, explicou que “acontece escola em muitos mais espaços do que a própria escola, há mais escola para além da escola”, terminando a sua intervenção desafiando cada um dos presentes “a acreditar que é possível levarmos o concelho de Montemor-o-Novo mais longe, no que respeita à área da Educação”.
De seguida, tomaram a palavra os vereadores da Câmara Municipal, culminando as intervenções com o Presidente de Câmara Municipal.
Henrique Lopes, Vice-Presidente e vereador com o pelouro da Educação, e que é professor, referiu que “quem trabalha no universo da educação, quer seja o pessoal docente, quer seja o pessoal não docente, cada um no exercício das suas funções, se complementam e mutuamente ajudam a erguer esse mundo mágico que é o da aprendizagem, articulando o mais possível com a linguagem dos afetos”. Em sua opinião “a sala de aula vai extravasar cada vez mais as paredes tradicionais dum espaço físico em alvenaria”. Por via disso, o Vice-Presidente “considera que os professores vão ser também animadores e gestores de aprendizagens, cabe-lhes igualmente ordenar e sistematizar o mosaico de informação que os alunos vão recolhendo e que, por vezes, têm dificuldade em organizar e transformar em verdadeiro conhecimento”. Recorrendo a palavras de Nelson Mandela, Henrique Lopes disse ainda que “a educação é a arma mais poderosa para mudarmos o mundo”. Daí que “cabe a cada um de vós, a cada um de nós, contribuir para que isso aconteça”.
Sílvia Santos, também ela professora, e que tem os pelouros da Saúde e Ação Social, explicou que este é um ano de mudanças, com novo Executivo Municipal e nova Direção no AEMN, onde “vivemos um grande desafio com a descentralização de competências na área da educação. Esta nova dinâmica será certamente geradora de maior proximidade entre todos”. Sílvia Santos mencionou ainda que “não tem medo de mudanças, tem medo que as coisas nunca mudem!”, por isso, acredita que “a mudança nos enriquece e nos desafia a ser melhores”.
António Pinto Xavier, vereador que tem os pelouros da Modernização e Organização Informática e do Desporto e Juventude, enalteceu o trabalho dos técnicos de informática, no apoio dado às escolas! Recordando as crianças de antigamente que estavam mais na rua, colocando as mãos a trabalhar na terra, explicou que, em breve, vai tentar avançar com um projeto em que os jovens são desafiados a idealizar e concretizar os seus próprios projetos e ideias. Sendo também vereador do pelouro do Turismo, António Pinto Xavier deixou também um convite a todos os professores que agora chegam a Montemor, para visitarem e conhecerem o concelho e todo o seu património.
Já o Presidente da Câmara Municipal, recordou as suas origens humildes. De acordo com Olímpio Galvão, a Escola foi para ele “um “elevador social”, que permitiu que um filho de um pedreiro que não foi à escola, e que aprendeu a ler e escrever já em adulto, e filho de uma doméstica com apenas a 4.ª classe, chegasse a Presidente da Câmara Municipal”. Para o Presidente de Câmara, “o investimento na educação dos nossos jovens é primordial para este executivo”, culminando a intervenção com os votos de um excelente ano letivo para todos!
Seguiu-se uma apresentação dos Serviços e Projetos Educativos Municipais, concretizada através de um vídeo que sintetizou todo este trabalho, permitindo sobretudo para quem chega agora ao nosso concelho, obter um conhecimento dos recursos físicos e humanos que existem no nosso concelho e que são uma mais-valia para a comunidade educativa.
De seguida, e de modo a também mostrar um pouco daquilo que é o nosso território, foi apresentado um vídeo que tenta dar a ver todo o nosso concelho e suas dinâmicas em cerca de 3 minutos. Após este vídeo, houve ainda espaço para um momento de debate, partilha de ideias e até receios.
A iniciativa terminou com um momento de convívio, em torno de um beberete de boas-vindas!