Município de Borba investe em melhorias no Agrupamento de Escolas

O Município de Borba investiu na melhoria do Sistema de AVAC do Agrupamento de Escolas da cidade.

Reconhecendo que o bem-estar da comunidade escolar é primordial, o Município de Borba procedeu a um investimento de aproximadamente 14 mil euros, na melhoria do Sistema de AVAC do Agrupamento de Escolas de Borba.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

A intervenção contou com instalação de Chiller (permite a climatização localizada); limpeza do circuito primário das UTA’s e instalação de descalcificador para impedir a acumulação de calcário no circuito e no depósito; reparação de roturas nos circuitos de alimentação; limpeza de todos os circuitos do Chiller e reparação de uma das bombas do circuito que se encontrava danificada; instalação de descalcificador para proteção da canalização de todo o edifício escolar; reparação de todo o sistema solar; retificação e ajustamento de todas as UTA’s ao clima da região, bem como a substituição de placas de controlo; reparação e substituição de circuladores de água; substituição de filtros (garantindo a qualidade do ar dentro das salas) e reparação de depósitos.

Esta intervenção teve como objetivo aprimorar o espaço escolar tornando-o num local mais acolhedor e para todos os que dele desfrutam.

[/shc_shortcode]

Mulher detida no concelho de Redondo por tráfico de estupefacientes

Uma mulher, com 40 anos, foi detida ontem, terça-feira, 13 de setembro, pelo Comando Territorial de Évora, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Évora, por tráfico de estupefacientes, no concelho de Redondo.

No âmbito de uma investigação, por tráfico de estupefacientes, os militares da Guarda deram cumprimento a um mandado de busca domiciliária, culminando na detenção da suspeita e apreensão de seis plantas de canábis; diversas sementes; e material necessário para o cultivo.

A detida foi constituída arguida, e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Évora.

CIMAC lança Open Call para residências artísticas nas escolas

No âmbito do Transforma – Programa para uma Cultura Inclusiva no Alentejo Central, a CIMAC (Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central) continua a realizar a open call destinada a artistas e/ou organizações culturais para que apresentem as suas propostas de participação numa residência artística em contexto escolar.

Parte integrante das atividades do Transforma e dos seus projetos de Mediação Cultural, estas residências serão feitas em conjunto com agrupamentos escolares da região de atuação da CIMAC, com vista ao desenvolvimento e implementação de pedagogias criativas, capazes de motivar os alunos e envolver a comunidade educativa no compromisso de uma educação para todos com uma forte componente artística.

Para isso, propõe-se juntar artistas e professores de diversas disciplinas, na definição de projetos que recorram a estas pedagogias criativas e promovam mais atenção, motivação e envolvimento dos alunos em sala de aula.

Estes projetos serão implementados em Residência Artística na escola, com duração de alguns meses já no ano escolar de 2022/2023.

O projeto será constituído pelos seguintes momentos

  1. Realização de Laboratório de Criação de Pedagogias Criativas: durante 5 dias consecutivos, os artistas selecionados irão participar num laboratório intensivo, orientado por artistas convidados que participaram no projeto “10X10 Ensaios entre Arte e Educação” da Fundação Gulbenkian, no qual irão experimentar, testar e criar repertório de pedagogias criativas. Este Laboratório ocorrerá durante o mês de outubro de 2022.
  1. Realização de Residência: Num período entre 3 a 5 meses, os artistas selecionados irão, em conjunto com os professores envolvidos e respetiva turma, implementar um projeto. Tal implica que o artista terá que se deslocar com regularidade à escola, quer para preparar o projeto com os professores, quer para trabalhar diretamente com estes e os alunos. A Residência ocorrerá entre Novembro de 2022 e Maio de 2023.

Esta open call está desde já aberta e a recolher participações. Para aceder às condições, requisitos e apresentação de candidaturas basta aceder aqui.

As candidaturas para a open call decorrem até sexta-feira, dia 16 de setembro.

Agrupamentos de escolas envolvidos no projeto são o  Manuel Ferreira Patrício, Évora; de Viana do Alentejo: de Montemor-o-Novo e de Escolas de Borba.

Município de Mora investe no Parque Ecológico do Gameiro

A Câmara Municipal de Mora investe no Parque Ecológico do Gameiro, localizado na freguesia de Cabeção, para trazer mais turistas à região, melhorando algumas infraestruturas.

A presidente da Câmara de Mora, Paula Chuço explica que a praia fluvial teve requalificações e que “neste momento está em construção uma esplanada que vai dar mais uma valência ao Fluviário, tendo uma capacidade para mais 32 pessoas. Já temos a parte do restaurante, que é típico e é único, porque enquanto estão a comer podem ver aquele aquário natural dos peixes no seu habitat, mas vamos também ter uma esplanada para poderem usufruir de uma maravilhosa paisagem envolvente no Fluviário”.

Há muitas ideias inovadoras para o Parque Ecológico do Gameiro, “queremos que o Gameiro seja o ponto de partida do nosso turismo, porque é uma zona muito apetecida, e há também muitos projetos para desenvolver durante o próximo ano”, mas “neste momento queremos a legalização do passadiço, para depois poder legalizar a praia em si, porque neste momento a praia não é praia, mas sim parque de lazer,” revela a presidente do Município, Paula Chuço.

A presidente refere ainda que, já estão disponíveis os bilhetes online para o museu e para o Fluviário “temos tido muita gente que nos visita, principalmente, por essa parte do Gameiro e depois visita todas as nossas freguesias, aproveitando depois a nossa boa gastronomia local.”

Ao nível do alojamento local, ainda há alguns problemas por resolver, mas a presidente explica que a questão foi “abordada por algumas pessoas que gostariam de desenvolver projetos nessa área, e que dentro de alguns meses espera-se que possamos ter mais alojamentos”.

O Município de Mora aposta assim em mais valências, mais alojamento, mais restauração e quer ainda criar novos locais para os turistas.

Ponto d’Orvalho de regresso a Montemor esta sexta-feira

Imagem: Instagram Ponto d’Orvalho

O Ponto d’Orvalho, “festival transdisciplinar aberto à discussão e à ação ambiental através de intervenções artísticas, sociais e ecológicas”, está regresso à Herdade do Barrocal de Baixo e à Quinta das Abelhas, em Montemor-o-Novo, entre sexta-feira, 16 de setembro, e domingo, dia 18.

Nesta terceira edição do evento, organizado pela Associação Cultural Ponto d’Orvalho, participam António Mira, Chima, Hiro, Coby Sey, Coro Ecos do Monte, Diogo Noronha, Djaimilia Pereira de Almeida, Duarte Valadares, Gabriela Albergaria, Hatis Noit, Inês Neto dos Santos, Inês Tartaruga Água, Isabel Costa, Marc Leiber, Peter Bastian, Violeta Azevedo e Xavier Paes.

A programação deste ano, “híbrida e multiforme de artes na paisagem”, conta com “propostas artísticas nacionais e internacionais e que procuram alterar para questões ambientais e consciencialização ecológica através da arte e da cultura: concertos, artes visuais, performances, práticas holísticas, conversas, workshop, dj sets, caminhadas na natureza e refeições performáticas”.

Todas as informações, bilhetes e opções de estadia disponíveis em www.pontodorvalho.com

“A Escola é um elevador social” diz Olímpio Galvão

Na manhã da passada sexta-feira, 9 de setembro de 2022, e tendo como contexto o início do Ano Letivo 2022/2023, o Cineteatro Curvo Semedo acolheu ao pessoal docente e não docente, que desempenha funções nas escolas e jardins de infância do concelho de Montemor-o-Novo, para uma iniciativa de receção, por parte do Executivo da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e do Executivo do Agrupamento de Escolas, que incluiu a apresentação de alguns serviços da Câmara Municipal. Na mesa da iniciativa esteve o Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, acompanhado dos vereadores Henrique Lopes, Sílvia Santos e António Pinto Xavier; e o Diretor do Agrupamento de Escolas de Montemor (AEMN), João Veiga, ladeado pelo Subdiretor Francisco Salgueiro e dos adjuntos Carla Alface, Delfina Dias e Rui dos Santos.

Tratou-se de uma iniciativa que tentou de maneira o mais informal possível, acolher aqueles que tanto fazem pelas nossas crianças e jovens, transmitindo-lhes confiança e motivação!

Por parte da direção do Agrupamento, após a apresentação de cada membro, João Veiga, explicou que “acontece escola em muitos mais espaços do que a própria escola, há mais escola para além da escola”, terminando a sua intervenção desafiando cada um dos presentes “a acreditar que é possível levarmos o concelho de Montemor-o-Novo mais longe, no que respeita à área da Educação”.

De seguida, tomaram a palavra os vereadores da Câmara Municipal, culminando as intervenções com o Presidente de Câmara Municipal.

Henrique Lopes, Vice-Presidente e vereador com o pelouro da Educação, e que é professor, referiu que “quem trabalha no universo da educação, quer seja o pessoal docente, quer seja o pessoal não docente, cada um no exercício das suas funções, se complementam e mutuamente ajudam a erguer esse mundo mágico que é o da aprendizagem, articulando o mais possível com a linguagem dos afetos”. Em sua opinião “a sala de aula vai extravasar cada vez mais as paredes tradicionais dum espaço físico em alvenaria”. Por via disso, o Vice-Presidente “considera que os professores vão ser também animadores e gestores de aprendizagens, cabe-lhes igualmente ordenar e sistematizar o mosaico de informação que os alunos vão recolhendo e que, por vezes, têm dificuldade em organizar e transformar em verdadeiro conhecimento”. Recorrendo a palavras de Nelson Mandela, Henrique Lopes disse ainda que “a educação é a arma mais poderosa para mudarmos o mundo”. Daí que “cabe a cada um de vós, a cada um de nós, contribuir para que isso aconteça”.

Sílvia Santos, também ela professora, e que tem os pelouros da Saúde e Ação Social, explicou que este é um ano de mudanças, com novo Executivo Municipal e nova Direção no AEMN, onde “vivemos um grande desafio com a descentralização de competências na área da educação. Esta nova dinâmica será certamente geradora de maior proximidade entre todos”. Sílvia Santos mencionou ainda que “não tem medo de mudanças, tem medo que as coisas nunca mudem!”, por isso, acredita que “a mudança nos enriquece e nos desafia a ser melhores”.

António Pinto Xavier, vereador que tem os pelouros da Modernização e Organização Informática e do Desporto e Juventude, enalteceu o trabalho dos técnicos de informática, no apoio dado às escolas! Recordando as crianças de antigamente que estavam mais na rua, colocando as mãos a trabalhar na terra, explicou que, em breve, vai tentar avançar com um projeto em que os jovens são desafiados a idealizar e concretizar os seus próprios projetos e ideias. Sendo também vereador do pelouro do Turismo, António Pinto Xavier deixou também um convite a todos os professores que agora chegam a Montemor, para visitarem e conhecerem o concelho e todo o seu património.

Já o Presidente da Câmara Municipal, recordou as suas origens humildes. De acordo com Olímpio Galvão, a Escola foi para ele “um “elevador social”, que permitiu que um filho de um pedreiro que não foi à escola, e que aprendeu a ler e escrever já em adulto, e filho de uma doméstica com apenas a 4.ª classe, chegasse a Presidente da Câmara Municipal”. Para o Presidente de Câmara, “o investimento na educação dos nossos jovens é primordial para este executivo”, culminando a intervenção com os votos de um excelente ano letivo para todos!

Seguiu-se uma apresentação dos Serviços e Projetos Educativos Municipais, concretizada através de um vídeo que sintetizou todo este trabalho, permitindo sobretudo para quem chega agora ao nosso concelho, obter um conhecimento dos recursos físicos e humanos que existem no nosso concelho e que são uma mais-valia para a comunidade educativa.

De seguida, e de modo a também mostrar um pouco daquilo que é o nosso território, foi apresentado um vídeo que tenta dar a ver todo o nosso concelho e suas dinâmicas em cerca de 3 minutos. Após este vídeo, houve ainda espaço para um momento de debate, partilha de ideias e até receios.

A iniciativa terminou com um momento de convívio, em torno de um beberete de boas-vindas!

Crianças com as “Mãos na Terra” na Oficina da Criança esta quinta-feira

A Oficina da Criança está a promover uma atividade até ao final deste mês de setembro, na qual as crianças podem pôr as “Mãos na Terra” e tem como objetivo “sensibilizar para a importância de cuidar e criar espaços verdes, proporcionando assim, uma maior consciencialização para a preservação do meio ambiente”.

Maria Galego, coordenadora do espaço da Oficina da Criança adianta que a atividade acontece todas as terças e quintas-feiras, ensinando aos mais novos “como se planta e cuida de um canteiro, na identificação de espécies de ervas que impedem o crescimento entre espécies, saber semear e cuidar da relva, como e quando regar e cuidar de árvores”. A atividade decorre no espaço da Oficina da Criança e Parque Urbano e dirigida pelo jardineiro João Armas.

Das 9.30 horas às 11.30 horas, as crianças podem pôr as “Mãos na Terra”, sendo a atividade de entrada livre. A próxima sessão é amanhã, quinta-feira, dia 15 de setembro.