Festival Terras Sem Sombra em Montemor nos dias 17 e 18

O Festival Terras Sem Sombra regressa nos dias 17 e 18 deste setembro, a Montemor-o-Novo.

A programação tem início no dia 17, às 17 horas, na Gruta do Escoural com uma visita ao património histórico do concelho “Do Paleolítico ao Calcolítico: a gruta e o povoado fortificado do Escoural”.

Já às 21.30 horas na Igreja do Convento de São Domingos decorre um momento musical “Europa Plural: nove séculos de polifonia no velho continente”.

No dia seguinte, 18 de setembro, às 9.30 horas, há uma atividade de biodiversidade, em Nossa Senhora da Vila e Escoural, com ponto de encontro no Cineteatro Curvo Semedo, denominada de “Paraíso próximo: a serra de Monfurado”.

 

Montemor recebe este sábado a antestreia do filme “Nayola”

A antestreia do filme “Nayola”  tem lugar este sábado, 10 de setembro, no Cineteatro Curvo Semedo, às 18 horas.

Esta é uma coprodução entre Portugal, França, Holanda e Bélgica, dirigida por José Miguel Ribeiro. O realizador explica que este filme conta a história de três gerações de mulheres angolanas que são confrontadas com a e a Guerra Colonial e Guerra Civil, em que uma mulher, Nayola, parte para o interior de angola à procura do marido que foi dado com o desaparecido em combate, onde se vai deparar com zonas de combate, natureza, deserto e pessoas que habitam essas zonas”.

Paralelemente há outra história da filha de Nayola e a sua avó, que é confrontada com a entrada, na sua casa, de um militar com uma catana na mão e a avó sentindo o perigo convida-o a comer uma sopa e conhece-se a pessoas que está por detrás daquela máscara”.

Este filme, de animação, recebeu já vários prémios, a nível internacional. O realizador adianta ainda que “o filme vai estrear em sala, em Portugal, França, Bélgica e Holanda, no mês de março”, sendo que a sessão de ontem foi mais restrita, para a equipa, famílias e pessoas que nos acompanharam”.

“Para nós é muito importante, quando fazemos um filme destes, que leva sete anos a fazer, e chegamos ao fim, conseguimos que o filme seja reconhecido em festivais importantes, ficamos muito contentes, porque estes filmes são feitos para as pessoas”, acrescenta José Miguel Ribeiro.

Nayola, que teve a sua antestreia ontem em Montemor, conta com argumento de Virgílio Almeida a partir de uma peça de teatro de José Eduardo Agualusa e Mia Couto, é realizado por José Miguel Ribeiro e conta a história que atravessa três gerações de mulheres, tendo a guerra civil de Angola como destaque.

Márcia atua em Cabrela a 17 de setembro

Márcia atua no próximo sábado, 17 de setembro, em Cabrela, numa iniciativa Casa das Letras, com o apoio do Município de Montemor-o-Novo e da Junta de Freguesia de Cabrela.

O novo álbum de Márcia, “Picos e Vales”, é quinto álbum da artista, e conta com os singles “Já passou da Hora” e “A Flor e a Fava”.

Os bilhetes são gratuitos, no entanto, como a capacidade é limitada, todos os espectadores interessados, deverão reservar dos seus lugares (máximo de 3 por pessoa) aqui.

Esta iniciativa da Casa das Letras, conta ainda com o apoio da Direção Regional de Cultura do Alentejo, Entidade Regional de Turismo do Alentejo, Município de Montemor-o-Novo, Junta de Freguesia de Cabrela e Casa do Povo de Cabrela.

Rita Guerra atua este sábado na Feira das Cebolas em Portalegre

A já tradicional Feira das Cebolas, que teve início ontem em Portalegre, decorre até amanhã, no Jardim da Avenida da Liberdade.

O programa deste sábado, dia 10 de setembro, começa, às 11 horas, com o espetáculo de homenagem à Música Portuguesa, concebido pela Banda Euterpe, na Rota dos Coretos. Pelas 15 horas, a abertura da Feira é celebrada com a animação de rua dos Farra Fanfarra e às 15.30 horas, há uma demonstração de Dança Oriental, seguida da atuação da atriz e encenadora Cátia Terrinca, com Poesia das Mulheres.

A terminar a tarde deste sábado, decorrerão mais dois eventos a não perder, um baile com o artista João Carlos, pelas 17.30 horas e, pelas 19 horas, um teatrinho de rua, com os Chimichurri.

Esta noite marca um dos momentos altos da Feira das Cebolas, com a presença em palco de Rita Guerra, pelas 22.30 horas, uma das vozes mais icónicas do nosso país.

Para acabar a noite de sábado da melhor forma, o Jardim da Avenida da Liberdade recebe ainda o dj Nuno Krespo, que irá proporcionar ao público presente muita animação.

O certame conta com muitos divertimentos infantis e com demostrações de Tiro ao Alvo e Tiro Olímpico nas disciplinas de Carabina e Pistola de Ar Comprimido.

Para mais informações consulte o programa detalhado da Feira das Cebolas em www.cm-portalegre.pt.

Inauguração da ExpoMora com destaque para as gentes do concelho e as suas tradições

A ExpoMora foi inaugurada ao final da tarde de ontem, sexta-feira, 9 de setembro, contando com as tradições do concelho, em destaque. O certame para além de ter animação musical tem também animação de rua, exposições, bares e tasquinhas.

Paula Chuço, presidente da Câmara de Mora evidencia que foi objetivo, nesta edição da ExpoMora, dar destaque a todas as freguesias, “dando palco às gentes do concelho, mostrando as diferentes tradições, neste evento que é de todos nós. A Expomora 2022 procura integrar-se nos valores que a conduzirão a um futuro próspero, procura-se ter uma ExpoMora sustentável, dinâmica e com uma grande participação associativa, que tanto a caracteriza, sendo um evento que conta a participação de todos para mostrar aquilo que de mais rico se faz no concelho”.

A presidente destaca que “foram as tradições que construíram o património que hoje temos e que cimentaram as nossas terras para que se tornassem aquilo que hoje temos, por isso homenageamos as tradições com o palco cultura, através da atuação dos grupos das freguesias e uma exposição no Museu do Megalitismo”.

A edição deste ano, foi para o novo executivo “um desafio,” mas Paula Chuço garante que “foi conseguida com êxito”.

Vários presidentes dos municípios do Alentejo Central marcaram presença na inauguração deste certame. João Grilo, presidente da Camara de Alandroal, presente na inauguração do certame, afirma que “é importante mostrar ao Alentejo o que de inovador se faz, neste território”.

José Sádio, presidente da Câmara de Estremoz, afirma que esta é uma forma de Mora “expor o que de melhor tem no seu concelho”, enaltecendo a proximidade dos concelhos vizinhos.

Olímpio Galvão, presidente da Câmara de Montemor afirma que “todos os concelhos da CIMAC estão muito unidos e é muito importante estarmos jutos e participarmos nas iniciativas dos outros municípios”.

O presidente Câmara de Coruche, Francisco Oliveira, destaca também a importância dos autarcas “estarem solidários nas iniciativas que promovem os nossos territórios, nomeadamente no desenvolvimento económico e fixação de populações”.

O deputado na Assembleia da República, eleito pelo círculo de Évora do PS, Capoulas Santos afirma que “a ExpoMora “este ano tem um sabor especial, por ser organizado por uma nova equipa e, sobretudo é um momento de reencontro depois da pandemia”, e acredita que será “um êxito e revelará as grandes potencialidades deste concelho”.

Já Norberto Patinho, também deputado na Assembleia da República, eleito pelo círculo de Évora do PS, revela que este “é um momento alto do concelho de Mora, sendo uma feira de referência na região e este ano”.

Diogo Piçarra esta noite na ExpoMora

Diogo Piçarra, um grande nome da música portuguesa atua esta noite no palco principal da feira ExpoMora. O espetáculo tem início marcado para as 23 horas.

O programa de hoje, do certame, começa com uma caminhada de 5 quilómetros, às 9 horas.

À tarde, no palco cultural, o Grupo de Cantares de Cabeção e o Grupo Recreativo e Rancho Folclórico de Cabeção atuam às 17 horas. Pelas 18.30 horas decorre uma homenagem aos atletas Do Grupo Desportivo de Pavia, uma atuação de “As Cachopas” da Associação de Reformados de Pavia e Grupos de Cantares da Santa Casa da Misericórdia de Pavia.

No palco museu Daniel Catarino é o primeiro artista a atuar pelas 21.30 horas, seguindo-se o cabeça de cartaz Diogo Piçarra pelas 23 horas.

À uma da manhã no palco bares, o artista Progressivu (Mário Costa) vai animar todos os presentes.

O certame para além de ter animação musical tem também animação de rua, exposições, bares e tasquinhas.