Tragédia na Barragem de Montargil pai e filha morrem

Um homem e uma criança morreram esta tarde na Barragem de Montargil (Ponte de Sor).

Pai e filha estavam a divertir-se num barco de borracha quando se deu a tragédia.

Segundo apurou a Rádio ELVAS, a criança de seis anos foi retirada da água, em estado grave e transportada ao hospital de Abrantes, onde acabou por falecer, e o pai, um homem de 33 anos, ainda está a ser procurado pelos mergulhadores. Pai e filha são de nacionalidade brasileira.

O alerta foi dado às 15.06 horas, segundo informou o CDOS de Portalegre e no local estão 38 operacionais, 19 viaturas e dois dois barcos, dos Bombeiros de Ponte de Sor, Avis e Gavião com mergulhadores, GNR, INEM e SIV de Ponte Sor, VMER médio Tejo Abrantes e o Helicóptero de Évora.

Há uma semana já um homem tinha falecido por afogamento na mesma Barragem.

Victor Langellotti vence etapa 8 da Volta a Portugal

Victor Langellotti, corredor espanhol, da Burgos – BH, foi o primeiro a cruzar a meta, este sábado, 13 de agosto, na Praça 25 de Abril, em Fafe, na oitava etapa da Volta a Portugal em Bicicleta.

Maurício Moreira foi segundo, logo depois Scott McGill.

Na classificação geral, Frederico Figueiredo mantém a camisola Amarela.

Já amanhã, domingo, 14 de agosto, a penúltima etapa da prova vai ligar Paredes a Mondim de Basto, num total de 174,5 quilómetros e partida marcada para as 12.20 horas.

Participar na Volta “é prémio de carreira”, diz capitão da GNR

A Volta a Portugal em Bicicleta, que está na estrada até dia 15 de Agosto, conta com um destacamento de trânsito eventual, da Guarda Nacional Republicana, que pretende manter a segurança, quer de ciclistas, quer de quem assiste à prova.

O Capitão Rui Costa (na foto), da Guarda Nacional Republicana, refere que “o destacamento de trânsito eventual que acompanha a volta é composto por 27 militares da GNR, distribuídos por 21 motas e quatro viaturas ligeiras, contando com o apoio dos destacamentos territoriais e de trânsito, bem como da PSP. Torna-se bastante importante para nós, todos este apoio, para conseguirmos manter a segurança de toda a prova, dos ciclistas e de todos os utentes da via”.

O capitão refere que este “é um serviço em que os riscos são acrescidos mas a GNR faz um trabalho de preparação para manter a segurança de todos”.

A participar pela primeira vez numa Volta a Portugal, o capitão da GNR garante que os militares da GNR esperam pela sua vez para fazer esta prova, assumindo-se com o “um prémio de carreira para todos os militares que constituem este destacamento eventual”.

A Volta a Portugal em bicicleta decorre até dia 15 de Agosto.

Abertas as candidaturas para concessão de espaço no Mercado Municipal

Está a decorrer a Adjudicação do Direito de Exploração da Fração G do Mercado Municipal de Montemor-o-Novo.

As propostas devem ser entregues em formulário próprio em carta fechada, no Atendimento Geral do Município, ou enviadas pelo correio até às 16.30 horas de 31 de agosto de 2022.

Os interessados poderão visitar o espaço, no entanto, deve ser solicitado o agendamento pelo n.º de telefone 266898109 ou e-mail jpires@cm-montemornovo.pt

Todas as informações sobre edital, planta e formulário já podem ser consultadas.

Guerra na Ucrânia preocupa entre agricultores e produtores

A Guerra na Ucrânia tem trazido algumas consequências que começam a ser sentidas, um pouco, por toda a Europa, principalmente no aumento do custo de vida.

Por esse motivo, têm sido vários os setores afetados com a escassez de produtos, ou matérias-primas, vindas deste país, e o setor da agricultura não foge à regra.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Segundo Joaquim Capoulas, presidente da Apormor, em Montemor-o-Novo, “Portugal através das suas políticas desprezou, um pouco, a sua soberania alimentar”, consequência da fraca “autossuficiência alimentar, no caso dos cereais é uma base da alimentação do nosso povo, que só tem 4% de produção”, sendo esta uma situação que poderia ter sido evitada.

O engenheiro acredita que “pensamos que com o poder local, com a nossa câmara podemos traçar alguns objetivos, no ordenamento do território onde há espaço para tudo”, existindo “zonas de cultura, onde se pode produzir em maior quantidade, temos a Barragem dos Minutos, pequenos regadios individuais, há pequenas parcelas em quase todas as propriedades agrícolas e outras onde se deve manter os habitats para todas as espécies”.

Em relação à situação de incerteza que se vive, consequência da guerra que se vive às portas da Europa, o presidente da Apormor considera que é necessário “sentar na mesma mesa, todos os que, no nosso concelho, se preocupem com o bem-estar das populações, com a sustentabilidade dos meios rurais e com as preocupações ambientais”.

Joaquim Capoulas realça que “é necessário criar consciência de que o mundo mudou e que aquelas certezas que se tinham com a globalização, que era atribuir a cada parte do mundo, as suas tarefas”, já não é viável. Segundo o engenheiro “Portugal não pode estar dependente de tudo o que vem de fora porque se há uma crise e se esta situação de guerra alastra, ai vamos ter situação parecida com os anos 30, antes da II Guerra Mundial”, alerta.

A situação de incerteza que se vive na Europa, gerada pela Guerra na Ucrânia é uma preocupação para os agricultores e produtores portugueses.

[/shc_shortcode]

Montemorenses fazem doações aos Bombeiros Voluntários da cidade

Os Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo têm recebido diversas doações, por parte dos montemorenses, nesta que é uma altura complicada devido aos incêndios.

António Pinetra presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo agradece “a disponibilidade da população em geral” que “têm feito várias ofertas de materiais do género alimentício, para os bombeiros”, adianta que esta tem sido uma ajuda importante para a corporação.

O presidente adianta que, neste momento, “temos muita coisa e que, de facto, se as pessoas assim o entenderem, podemos aliviar um pouco essas ofertas nesta fase”, retomando as doações assim que for necessário.

António Pinetra deixa ainda um apelo para que “quando acontecem as ocorrências e principalmente quando a população dá pela saída dos bombeiros”, sendo que “devem deixar passar algum tempo porque nesse período as pessoas que estão na central têm um enorme trabalho, com contactos relacionados com a ocorrência”.

Os Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo que têm recebido várias doações e que apelam ainda à população para que não impeçam a linha telefónica desta central, em altura de emergência.

Los Romeros atuam este sábado nas Festas de Cabrela

Ontem, sexta-feira, 12 de agosto, teve início mais uma edição das Festas de Cabrela em Honra da Nossa Senhora da Conceição, no concelho de Montemor-o-Novo.

Este sábado, 13 de agosto, as festas começam às nove da manhã com o Peditório e Cumprimento aos festeiros. Às 10.30 horas decorre o jogo de futebol 11, veteranos, e pelas 18 horas há Gincana de Motorizadas.

À noite, Los Romeros atuam pelas 22 horas no palco das festas, seguindo-se um Baile com Star Band a decorrer a partir das 23.30 horas. Para fechar a noite há música a partir das três da manhã com o Dj Forbidden.

O certame da feira conta com quermesse, artesanato, serviço de bar, tasquinha, porco no espeto e frango assado.