Frederico Figueiredo vence etapa 5 da Volta e veste a amarela

Frederico Figueiredo, da Glassdrive – Q8 – Anicolor, venceu a quinta etapa da Volta a Portugal em Bicicleta, que ligou esta quarta-feira, 10 de agosto, a Mealhada ao Observatório de Vila Nova, em Miranda do Corvo.

O segundo a cruzar a meta foi Henrique Casimiro e o terceiro Luís Fernandes.

Com esta vitória, Frederico Figueiredo passa a comandar também a classificação geral e é o novo camisola amarela, que pertencia ao seu colega de equipa Maurício Moreira.

A sexta etapa da Volta a Portugal liga amanhã, quinta-feira, 11 de agosto, Águeda à Maia, numa distância de 159,9 quilómetros e partida marcada para as 13.10 horas

Corrida noturna decorre em Borba

A oitava corrida noturna de atletismo está de regresso a Borba no próximo domingo, dia 14 de Agosto, numa organização do Centro Cultural e Desportivo da Matriz.

Luís Dias, membro da organização, refere que “a prova destina-se a todos os que consigam correr, desde as crianças aos adultos. A partida, e toda a parte da organização, será junto à câmara municipal de Borba. Mais uma vez a prova está integrada nas Festas em Honra do Senhor Jesus dos Aflitos e, tirando os anos em que a pandemia esteve mais ativa, temos organizado sempre”.

“O percurso é maioritariamente urbano e está devidamente delimitado e acompanhado pelas forças de segurança, o que assegura todas as condições de segurança”, garantiu o responsável.

A corrida de noturna tem início marcado para as 20.30 horas e conta com distâncias desde os 100 metros, para os escalões mais baixos, até aos 4800 metros para os veteranos.

Atelier Digital de Automatismos está a decorrer no Centro juvenil

O Centro Juvenil de Montemor-o-Novo tem a decorrer nas suas instalações um Atelier Digital de Automatismo que pretende ensinar aos jovens a utilizar máquinas e programas específicos, criando assim peças e objetos únicos.

Esta é uma atividade, segundo a coordenadora do espaço do Centro Juvenil, Anabela Ferreira, é gratuita e não necessita de ser feita inscrição. Com esta atividade os jovens podem criar o seu objeto, processá-lo digitalmente e, mais tarde, realizar a sua impressão em 3D.

Este Atelier decorre todos os dias, no Centro Juvenil de Montemor-o-Novo, sendo que não é necessário realizar inscrição, basta apenas visitar o Centro Juvenil, das 10 horas às 13 horas e das 15 horas às 18 horas, tendo já um projeto em mente.

92 anos dos Bombeiros de Montemor assinalados com hastear da bandeira

Celebram-se hoje os 92 anos da Associação Humanitária dos Bombeiros de Montemor, uma celebração simbólica, com o hastear da bandeira, em frente ao quartel da cidade.

O presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, António Pinetra, revela que “foi em 1930 que um grupo de associados se reuniu e decidiu avançar para a criação desta associação, que consideramos ser, talvez, a mais importante do concelho”. O dia ficou marcado por uma “pequena cerimónia, pois não havia condições, neste momento, para podermos fazer algo com mais visibilidade”, ficando a celebração agendada para Outubro.

António Pinetra deixa um agradecimento “a quem proporcionou ao longo destes 92 anos a existência e a vida desta associação, com altos e baixos”, reconhecendo “o trabalho importante que foi feito por todos os que por cá passaram, desde os Bombeiros, a Corpos Sociais, a quem fundou a Associação, toda a gente tem sido e foi bastante importante”.

Neste momento, o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo pretende “melhorar em muitos aspetos, aquilo que é o nosso funcionamento, nós estamos aqui numa fase de transição de comando, iremos ter um novo comandante”, que segundo António Pinetra, será apresentado oficialmente, em breve.

O presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, presente nesta celebração simbólica, realça a importância desta Associação, que “é sem dúvida a associação mais importante do concelho de Montemor-o-Novo, pois é ela que nos socorre todos os dias, é ela que nos dá segurança, quando temos algum problema de saúde e não só”, realçando que com “estes tempos que se adivinham, com as alterações climáticas, na ordem do dia”, os bombeiros são cruciais no combate aos incêndios. O autarca deixa ainda os parabéns “a todos os bombeiros que passaram por esta casa, desde 1930, dar os parabéns e agradecer aos Corpos Sociais que passaram por esta casa, que fizeram o que ela é hoje”.

Olímpio Galvão adianta que este ano, a Câmara Municipal já realizou vários apoios para os Bombeiros Voluntários, nomeadamente, “ subimos o subsídio ordinário, que andava na ordem dos 113 mil euros anuais, para os 120 mil euros anuais, foi constituída a primeira Equipa de Intervenção Permanente, vai ser constituída a segunda”, estando 10 elementos ao serviço, de forma permanente, em Montemor-o-Novo, sendo “metade suportado pela autarquia, metade pela Autoridade de Emergência Nacional de Proteção Civil, isto significa um encargo de 70 mil euros para a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo”, adianta. Por parte da autarquia foi ainda dado o apoio para a aquisição de fatos de proteção a combate a incêndios.

Os 92 anos da Associação Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo foram assinalados com uma cerimónia de hastear de bandeira, no quartel dos Bombeiros de Montemor-o-Novo.

Etapa 5 da Volta da Mealhada a Miranda do Corvo

O dia de ontem foi de descanso para os ciclistas da Volta a Portugal em Bicicleta. Já esta quarta-feira, 10 de agosto, voltam à estrada para a quinta etapa que arranca na Mealhada, percorrendo 165.7 quilómetros até Miranda do Corvo.

A camisola amarela pertence ainda a Maurício Moreira, que assume que esta é uma “grande responsabilidade” e demonstra “alegria” pela forma como os portugueses o têm recebido.

Já Joaquim Gomes, diretor da organização da prova, recorda que antes do início da Volta a Portugal houve alguns contratempos, mas garante que o povo quis e quer. “Com tantas atribulações até me esqueci que chegámos ao dia de descanso, quando o ambiente que foi criado antes da Volta a Portugal existia um grande desânimo da Federação, organização e adeptos de ciclismo e eu sempre acreditei neste evento quase centenário, e que a última palavra ia caber ao povo, que quer a volta na estrada, com justiça desportiva a imperar”.

O diretor revela “estamos bem lançados para encerrar, com sucesso, no dia 15, com o contrarrelógio que vai lugar o Porto a Vila Nova de Gaia, mais uma edição da Volta a Portugal”.

A partida desta quinta etapa da Volta a Portugal está marcada para as 12.25 horas, na Mealhada.

Posse da Direção do Instituto São João de Deus de Montemor

A tomada de posse da direção do Instituto São João de Deus de Montemor-o-Novo decorreu no passado dia 8 de agosto, na reunião geral de colaboradores.

Os elementos que compõem a direção exercem funções para o quadriénio 2022/2026.

Este momento foi presidido pelo Superior Provincial, Ir José Paulo Simões. As patentes foram entregues a: Nuno Lopes (Diretor de Estabelecimento); David Padeiro (Diretor Adjunto / Diretor de Enfermagem); Poliana Barata (Diretora Administrativa e Financeira); Vasco Martins (Diretor Clínico); Padre Álvaro Lavarinhas (Responsável da Pastoral da Saúde e Animação).

Esteve ausente o Superior da Comunidade, Ir. Vítor Lameiras, que também faz parte desta direção.