Pai e filho alentejanos com feito a nível mundial em FootGolf

O Eborense Pedro João Brito venceu o Circuito Nacional de FootGolf na sua categoria de +55, pela primeira vez, entrando, desta forma, para a história da modalidade e do desporto nacional.

O atleta conquistou, desta forma, o segundo lugar e consagrou-se o primeiro campeão nacional na categoria +55 anos em Portugal e, consequentemente, conseguindo o apuramento para o campeonato do mundo da modalidade em 2023 nos EUA. De referir ainda que a etapa foi ganha pelo colega de equipa e alentejano natural de Redondo, Luís Marono, acabando este no terceiro lugar no final do campeonato.

O atleta alentejano e filho Pedro Brito já tinha sido consagrado há cerca de um mês como campeão nacional absoluto e na categoria masculina em FootGolf. Assim, para a história da modalidade, ficam pai e filho alentejanos como os primeiros campeões nacionais da modalidade, no mesmo ano, em todo o mundo.

Arraiolos e Instituto dos Registos e Notariado querem melhor os serviços

Sílvia Pinto, presidente da Câmara Municipal de Arraiolos, reuniu no dia 21 de julho, com a presidente do IRN – Instituto dos Registos e Notariado, Filomena Rosa, com o objetivo de a situação dos serviços de notariado em Arraiolos.

Desta forma, foram analisadas opções para encontrar uma solução que permita prestar um melhor serviço, acolher os utentes em melhores condições, sobretudo pelas caraterísticas do atual edifício.

O estado de difícil acessibilidade nas atuais instalações carece de resposta, pelo que foram avaliadas alternativas que permitam resolver a situação existente.

Este encontro integrou uma visita às atuais instalações dos serviço de notariado com a participação da Fátima Lopes, Conservadora do Registo Notarial de Arraiolos.

Três jogadores de Montemor nas Olimpíadas de Xadrez na Índia

A A.XAT Montemor-o-Novo está representada nas 44.ªs Olimpíadas de Xadrez, que decorrem em Chennai (Índia), até ao próximo dia 9.

São três jogadores dos quadros da A.XAT Montemor-o-Novo presentes: Jaime Santos Latasa, representa a seleção espanhola, quarto do ranking; José Francisco Veiga defende as cores de Portugal, 53º do ranking; e Pepe Cuenca integra a comitiva de Porto Rico, como capitão da equipa masculina.

Nova direção no Agrupamento de Escolas André de Gouveia em Évora

Maria da Conceição Peres é a nova diretora do Agrupamento de Escolas André de Gouveia, em Évora.

Para os próximos quatro anos, a diretora quer colocar este agrupamento no mapa da educação de referência, admitindo, contudo, que o topo só será alcançável daqui a oito anos. Considerou que há caminho para fazer, mas disse acreditar que é possível.

Maria da Conceição Peres salientou que é uma mais-valia para a cidade ter quatro agrupamentos, mais os Salesianos, afirmando querer colaborar para que Évora não seja apenas um destino de turismo, mas para estudar, morar e viver.

A nova diretora agradeceu, por último, o trabalho desenvolvido pela sua antecessora, Maria de Lurdes Brito.

A diretora cessante evidenciou sair de “consciência tranquila, assumindo os meus erros, os meus sucessos, mas sobretudo em paz” mostrando-se disponível para ajudar.

Estudos da qualidade do ar realizados em Montemor

Uma Estação Móvel de Monitorização da Qualidade do Ar está instalada na Avenida Gago Coutinho, em Montemor-o-Novo, com o objetivo de analisar e recolher dados sobre a qualidade do ar, neste local.

Como explica Olímpio Galvão, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo esta unidade móvel “foi colocada aqui pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Alentejo”, a pedido da autarquia, estando a realizar análises aos “níveis de dióxido de enxofre, de óxidos de azoto, de ozono, de monóxido de carbono e de partículas em suspensão”.

Este é um estudo que se insere “no trabalho em curso de desvio de tráfico de pesados, na avenida”, sendo que, Olímpio Galvão pretende que “este processo seja discutido por todas as entidades que devem ser consideradas”.

Esta é uma iniciativa promovida pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Alentejo. Esta unidade móvel estará a realizar as sãs análises até final deste mês.