Henrique Leitão promove concerto a 8 de julho em Arraiolos

O músico Henrique Leitão apresenta o concerto “Singularidades da Guitarra Portuguesa: História, Repertório e Técnica”, no próximo dia 8 de julho pelas 17 horas, no Cineteatro de Arraiolos.

O músico propõe um programa em que conversa, toca, canta e desenha, nunca perdendo de vista a guitarra portuguesa, instrumento que entrou na sua vida aos 14 anos e que nunca mais largou.

O concerto insere-se na programação “Onde a Vida Acontece”, projeto cofinanciado pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER. O Município de Arraiolos é parceiro da entidade promotora, a Pedra Angular – Associação de Salvaguarda do Património do Alentejo, com sede nesta região.

Formação modelar gratuita em língua alemã

O Centro Qualifica de Montemor-o-Novo promove formações modularess, em horário pós-laboral e em formato E-learning, uma parceria com a ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários.

A formação disponível é “Língua Alemã – Serviço de Receção, Atendiento e Informação Turística” com duração de 50 horas, em formato E-learning, das 19 horas às 22 horas.

As aulas começam hoje e decorrem nos dias 5 e 7 de julho.

Para mais informações deve contactar através do 266 898 710 ou pelo email centroqualifica@aemn.pt.

Associações de Alandroal dão vida ao festival “Fora da Casca”

Termina na noite deste domingo, 3 de julho, no Castelo de Alandroal, mais uma edição do festival Fora da Casca, onde o caracol, caracoleta e lagostim são os reis, desde sexta-feira, entre os petiscos servidos pelas várias associações do concelho ao público.

Uma delas, a Associação Jovem Alandroalense, garante um dos responsáveis, André Lopes, foi até uma das principais impulsionadoras deste evento, aquando da sua primeira edição. “A Câmara fez muito bem em continuar com este festival. Para nós, mesmo nos dois anos da pandemia, tínhamos feito na mesma”, garante.

Já o Grupo Desportivo do Rosário, revela o presidente da coletividade, Rui Arrifes, participa pela primeira vez neste festival, na esperança de conseguirem angariar algumas verbas. A participar, depois de uma ausência longa, no campeonato INATEL, a adesão a este evento faz-se precisamente para conseguir dar continuidade ao trabalho recentemente retomado.

Há também um restaurante a participar neste Fora da Casca, o “Zé do Alto”. O proprietário, Edgar Careira, revela que, para este evento, preparam alguns petiscos que não integram a carta do restaurante.

As entradas neste festival são gratuitas, sendo que, para os mais novos, há insufláveis. Para hoje, estão previstas as atuações do Grupo do Projeto de Cante Alentejano da Associ’Arte e de Luís Simenta, entre as 18 e as 22 horas.

Fim de semana do Caracol em Borba com prova cega este domingo

O Fim de semana do caracol, que decorre desde sexta-feira, em Borba, termina hoje, dia 3 de julho, com animação musical e uma prova cega dos cerca de 20 a 25 pratos de caracóis dos estabelecimentos aderentes.

A prova cega está marcada para as 17.30 horas, sendo que, como revela o presidente da Junta de freguesia da Matriz, Leonel Infante, contará com “um júri que irá provar cerca de 25 pratos diferentes de caracóis, e haverá prémios para os três melhores”.

Ainda hoje, pelas 18 horas, há espetáculo com Bellota Trompetera e, a encerrar o certame, pelas 20 horas, é feita a entrega de prémios.

Esta iniciativa é uma organização das Juntas de Freguesia da Matriz e de São Bartolomeu, com o apoio do município de Borba.

Encontro Final do programa Crescer em Movimento no Parque Desportivo de Montemor-o-Novo

O Parque Desportivo Municipal de Montemor-o-Novo, recebeu no dia 2 de Julho, o Encontro Final do programa Crescer em Movimento, um projeto de animação desportiva, dinamizado pelo Município de Montemor-o-Novo e com os Clubes e Associações do Concelho.

Com o objetivo de promover a participação do maior número de crianças, num vasto conjunto de iniciativas de Atividade Física e Desportiva na 1ª infância participaram neste Encontro o Clube de Ténis de Montemor-o-Novo, a Associação dos Pequenos Alentejanitos de Cabrela, o Foros Vale Figueira Futebol Clube, a Associação de Solidariedade Social das Silveiras, num total de mais de 50 participantes.

Cante Alentejano e Poesia popular no Encontro Nacional de Rio de Moinhos

O 16º Encontro nacional Rio de Moinhos decorre desde ontem, nesta freguesia, do concelho de Borba, e termina este domingo, 3 de julho.

Numa iniciativa que junta as restantes freguesias do país, com o nome de Rio de Moinhos, com o objetivo de promover a cultura, a tradição e gastronomia das localidades.

O programa de hoje tem início às 9 horas, com uma alvorada de foguetes, seguindo-se uma missa, pelas 10.30 horas. Às 12 horas há arruada pela Banda Filarmónica de Rio de Moinhos (Penafiel), seguindo-se um almoço.

Já durante a tarde, é dado destaque “à poesia popular e ao Cante alentejano”, revela João Lopes, presidente da freguesia de Rio de Moinhos, no concelho de Borba. Assim, às 15 horas atua o Grupo de Cante “Os Garridos”, seguido, meia hora mais tarde, do Grupo Coral e Instrumental “Maravilhas do Alentejo (Aljustrel).

O encontro de poetas e tocadores populares de Rio de Moinhos (Borba) está marcado para as 16 horas e o certame encerra às 16.30 horas.

Encontro das freguesias de Rio de Moinhos, do país, que junta mais de 700 pessoas, nesta freguesia do concelho de Borba.