Batalha de Montes Claros assinala-se amanhã em Borba

O Município de Borba comemora os 357 anos da Batalha de Montes Claros, travada em 17 de junho de 1665 e incluída na Guerra da Restauração, entre Portugal e Castela.

O programa começa às 11 horas de sexta-feira, dia 17, com a cerimónia militar de homenagem aos mortos, no Padrão da Batalha, nos arredores de Rio de Moinhos. Nesse dia, às 17 horas, tem lugar uma Reprise a Cavalo, pela escola de Mafra, no Largo da Fonte das Bicas, em Borba. Nesse local, às 22 horas, a Orquestra Ligeira do Exército apresenta-se em concerto.

Para António Anselmo, presidente da Câmara Municipal de Borba afirma que este é um momento de grande importância, uma vez que “foi graças a esta batalha que Portugal se afirmou como país independente em relação a Espanha”, e com estas comemorações pretende-se “preservar a memória, respeitar a história e acima de tudo perceber que acima de tudo perceber só somos alguma coisa porque muitos trabalharam para sermos aquilo que somos hoje e, com tanta história e memória devemos ter orgulho em ser portugueses”, acrescenta o presidente.

No sábado, 18 de junho, às 22 horas, no Largo das Bicas, decorre o espetáculo “Filmes em Concerto”, pela Banda Euterpe, de Portalegre.

Ainda no âmbito destas comemorações, decorre no domingo, um passeio pelas memórias da Batalha de Montes Claros, num percurso de 12 quilómetros. António Anselmo afirma que “é objetivo passar por vários locais onde esta batalha decorreu”, nomeadamente em Rio de Moinhos e no Barro Branco.

Para o passeio não é necessária inscrição prévia, acrescenta o presidente, adiantando que acima de tudo o importante é que “as pessoas percebam e conheçam o que as rodeia”.

O programa encerra no domingo, dia 19, às 8.30 horas, com a saída do passeio pedestre Memórias de Montes Claros, da Ermida da Senhora da Vitória, no Barro Branco.

Retorno da tradição das Marchas Populares

As Marchas Populares 2022, numa organização da Junta de Freguesia de N. Sra. Da Vila, N. Sra. Do Bispo e Silveiras, em parceria com o Movimento Associativo da Freguesia, decorreram no passado dia 5 de junho. Esta iniciativa, que contou com o apoio do Município de Montemor-o-Novo, foi uma verdadeira festa e marcou o retorno da tradição das marchas.

“Muito nos honrou a festa, mas principalmente o calor humano que se fez sentir na Praça da República, com o público que aderiu em massa a este evento. A Ensemble Montemor, a Casa João Cidade, a Associação de Moradores de São Domingos e Quinta da Nora e a Porta Mágica, fizeram as delícias de quem se deslocou e assistiu a este grande evento. Muito obrigado a estas associações que, com resiliência, decidiram aceitar o nosso convite”, referiu a organização.

A festa seguiu no Jardim Público, com a excelente animação dos Thy Subry.

Presentes na iniciativa estiveram o presidente da Junta de Freguesia, António Danado, o secretário, Miguel Graça, a vogal Alexandra Serôdio e o vogal André Banha. Pelo Município de Montemor-o-Novo esteve presente o vice-presidente Henrique Lopes.

“Até ao Ar Livre” de Mariana Teixeira em exposição em Évora

A Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo), a CERCICA – Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Cascais e a Câmara Municipal de Évora inauguram ‘Até ao Ar Livre’, exposição de obras de Mariana Teixeira, dia 18 de junho, pelas 18h, na Galeria n.º 1 (Praça do Giraldo), em Évora.

Constituída por pinturas de acrílico sobre tela de grandes formatos, da autoria da artista plástica Mariana Teixeira, a exposição resulta de uma proposta apresentada por CERCICA à DRCAlentejo, que foi desde logo acolhida, atendendo à qualidade dos trabalhos sugeridos e à natureza e missão da Cooperativa em questão, além de ajudar a cumprir a missão de Serviço Público da DRCAlentejo.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Ana Paula Amendoeira, Diretora Regional de Cultura, salienta que Mariana, “através do seu extraordinário exemplo, pode-nos contaminar positivamente, a todos, sempre que perdemos o ânimo e a vontade, sempre que não encontramos força para continuar a ter projectos, a vencer desafios, a ultrapassar tantas barreiras para viver, para ser livre, partindo sempre de um mundo interior, tão profundo e belo quanto a nossa vontade e determinação para o construir, com a riqueza que a complexidade de cada ser humano permite”.

Segundo Raquel Henriques da Silva, Professora Jubilada de História da Arte, “As pinturas de Mariana Teixeira interpelam-nos: fazem-nos parar e ficar a contemplá-las. A sua energia advém do que é próprio da pintura: são cores com grande variedade de tons e de timbres que, na superfície plana da tela, inventam movimentos, sugerem formas, criam ritmos, propondo uma espécie de labirintos felizes”.

A exposição ficará patente ao público até 31 de julho, de segunda a sexta-feira das 14h às 19h e ao sábado das 10h às 13h.

[/shc_shortcode]

Assembleia Municipal de Borba reúne este sábado

A Assembleia Municipal de Borba reúne este sábado, 18 de junho, às 10 horas, em sessão ordinária, no Pavilhão de eventos do município.

Esta sessão tem a seguinte ordem de trabalhos:

1 – Período antes da ordem do dia

1.1- Apresentação de Projeto de ORU/PERU de Borba

1.2.1 – Outros assuntos de interesse para o Município

2 – Período de intervenção do público

3 – Período da ordem do dia

3.1. – Aprovação da ata nº 2 de 23 de abril de 2022

3.2. – Aprovação da ata nº 3 de 25 de abril de 2022

3.3. – Proposta de Regimento da Assembleia Municipal

3.4. – Proposta de Revogação do Plano de Pormenor da Área de intervenção Norte de Borba.

3.5. – Apreciação da Câmara

3.5.1. – Relatório do Presidente

3.5.2. – Situação Financeira

Noites Curtas com Switch Pitch, Nosso Instante e Esboço

Até sábado, o Convento de São Francisco torna-se palco das Noites Curtas, um evento teatral, promovido pelo Projeto Ruínas, inserido na programação da Preocupada, das Oficinas do Convento.

Catarina Caetano, coordenadora do Projeto Ruínas explica que, este ano, a grande novidade é o alargamento do programa, “que pela primeira vez, em vez de três dias de duração, terá quatro”, onde serão apresentados uma mostra de curtas teatrais.

Com uma programação inserida no Festival Preocupada, promovido pelas Oficinas do Convento, hoje, a partir das 21.30 horas, apresentam no “Convento de São Francisco, Sofia Vitória, Maria Caetano Vilalobos e Sofia Skavotski”.

Em modo de convite, Catarina Caetano apela a todos os que quiserem visitar o Convento de São Francisco, em Montemor-o-Novo, para que o façam e “aproveitem esta programação, nas noites mais curtas do ano”.

Hoje, a partir das 21.30, no Convento de São Francisco nas Noites Curtas apresentam-se os projetos Switch Pitch, Nosso Instante e Esboço.

Funcionários das piscinas recebidos por membros do executivo

As Piscinas Recreativas Municipais de Montemor-o-Novo abrem dia 21 de junho de 2022. Para que tal seja possível, é necessário um esforço por parte de diversos serviços da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo para que tudo esteja pronto para receber os muitos visitantes deste equipamento. Fundamentais são também todos os trabalhadores e trabalhadoras que irão trabalhar neste equipamento Municipal.

Ao início da tarde da passada terça-feira, 14 de junho, o presidente da Câmara Municipal, Olímpio Galvão, e o vereador do pelouro do desporto, António Pinto Xavier, efetuaram uma receção de boas vindas a todos aqueles que vão trabalhar neste equipamento municipal, desejando-lhes um bom desempenho nas suas funções. Na mesma ocasião foi efetuada a assinatura do contrato de trabalho de cada trabalhador.

O Município tem tido dificuldade em preencher as vagas disponíveis e necessárias, em termos de recursos humanos, necessários para o funcionamento das Piscinas Recreativas, havendo, pois, falta de pessoal! A Câmara Municipal e os seus serviços está a tentar minimizar estas questões, podendo acontecer que o número de entradas neste equipamento sejam adaptadas ao número de trabalhadores existentes, já que em primeiro lugar está a segurança de todos e a boa fruição deste equipamento!

Ao longo de cerca de 3 meses, várias dezenas de milhares de visitantes vão perder-se em horas de lazer e contentamento, nas nossas Piscinas Recreativas, cujo encerramento está previsto para 10 de setembro de 2022.

Dia da Gastronomia Sustentável no Mercado Municipal de Montemor

O Dia da Gastronomia Sustentável celebra-se este sábado, dia 18 de junho, entre as 8 horas e as 13 horas, no Mercado Municipal, uma iniciativa integrada na SMEA – Semear em Montemor Estratégia Alimentar, promovida pela Câmara Municipal da cidade.

Durante a manhã é possível comprar no Mercado Municipal e, pelas 10h30, participar na Oficina da Sazonalidade, com receitas sazonais da dieta mediterrânica, pela nutricionista da UCC de Montemor-o-Novo.

O Dia da Gastronomia Sustentável foi estabelecido pela Assembleia Geral da ONU em 2016. A decisão reconhece a gastronomia como uma expressão cultural relacionada à diversidade natural e cultural do mundo.

A ONU afirma que a gastronomia pode desempenhar um papel nesta área devido às suas ligações com as três dimensões do desenvolvimento sustentável, economia ambiente e sociedade. Esta organização refere que o tema também pode ajudar a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS, promovendo desenvolvimento agrícola, alimentação segura, nutrição, produção sustentável e conservação da biodiversidade.

Fora d’Oras e extensão do Festival Indie no Contra-Corrente

O Festival Contra-Corrente regressa agora a Montemor-o-Novo  com uma programação dedicada em especial aos jovens, onde para além da programação musical, contará ainda com exposições, feiras, biblioteca itinerante e desporto.

Tal como explica Sofia Pinto Sá, membro da organização do Festival Contra-Corrente e da Make Noise, este ano o festival conta com uma vertente de desenvolvimento de projetos jovens. Este foi um evento que começou por ser organizado pela Câmara Municipal e União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras, estando agora a cargo da Make Noise.

Apesar deste ser um Festival pensados para os jovens, hoje a programação é alargada para toda a família estando planeada “logo às 10 da manhã o Ioga, para famílias, com a Raquel Shakti, depois temos contos infantis, pela Biblioteca”, uma parceria que foi feita este ano, “temos depois animação circense e pinturas faciais para crianças”. Na parte da tarde está planeado uma conversa sobre negócios e uma atuação do grupo de Cante Alentejano, Fora d’Oras

Este ano, durante a noite de hoje, serão exibidos curtas premiadas, uma extenção do Festival Indie de Cinema, numa parceria com o Cineclube e Filmoteca de Montemor-o-Novo, tal como adianta Sofia Pinto Sá, onde serão exibidos “”Escasso”, que ganhou o prémio de Melhor Curta de Ficção, “The Parents Room”, que ganhou o Prémio de Grande Curta Metragem e Melhor Curta de Animação, o “Urban Solution”, prémio de Melhor Curta de Documentário e o Prémio da Amnistia Internacional e um “Caroço de Abacate”, que ganhou o prémio Novo Talento do Yellow Color, mais o prémio do Público de Curta Metragem”.

Hoje a animação musical começa às 15 hora com o Grupo Fora d’Oras, às 18 horas o DJ Slowminded anima o Sunset e, a partir das 21.30 horas há exibição de curtas no jardim, uma extenção do Festival Indie.