O Município de Borba comemora os 357 anos da Batalha de Montes Claros, travada em 17 de junho de 1665 e incluída na Guerra da Restauração, entre Portugal e Castela.
O programa começa às 11 horas de sexta-feira, dia 17, com a cerimónia militar de homenagem aos mortos, no Padrão da Batalha, nos arredores de Rio de Moinhos. Nesse dia, às 17 horas, tem lugar uma Reprise a Cavalo, pela escola de Mafra, no Largo da Fonte das Bicas, em Borba. Nesse local, às 22 horas, a Orquestra Ligeira do Exército apresenta-se em concerto.
Para António Anselmo, presidente da Câmara Municipal de Borba afirma que este é um momento de grande importância, uma vez que “foi graças a esta batalha que Portugal se afirmou como país independente em relação a Espanha”, e com estas comemorações pretende-se “preservar a memória, respeitar a história e acima de tudo perceber que acima de tudo perceber só somos alguma coisa porque muitos trabalharam para sermos aquilo que somos hoje e, com tanta história e memória devemos ter orgulho em ser portugueses”, acrescenta o presidente.
No sábado, 18 de junho, às 22 horas, no Largo das Bicas, decorre o espetáculo “Filmes em Concerto”, pela Banda Euterpe, de Portalegre.
Ainda no âmbito destas comemorações, decorre no domingo, um passeio pelas memórias da Batalha de Montes Claros, num percurso de 12 quilómetros. António Anselmo afirma que “é objetivo passar por vários locais onde esta batalha decorreu”, nomeadamente em Rio de Moinhos e no Barro Branco.
Para o passeio não é necessária inscrição prévia, acrescenta o presidente, adiantando que acima de tudo o importante é que “as pessoas percebam e conheçam o que as rodeia”.
O programa encerra no domingo, dia 19, às 8.30 horas, com a saída do passeio pedestre Memórias de Montes Claros, da Ermida da Senhora da Vitória, no Barro Branco.


As Marchas Populares 2022, numa organização da Junta de Freguesia de N. Sra. Da Vila, N. Sra. Do Bispo e Silveiras, em parceria com o Movimento Associativo da Freguesia, decorreram no passado dia 5 de junho. Esta iniciativa, que contou com o apoio do Município de Montemor-o-Novo, foi uma verdadeira festa e marcou o retorno da tradição das marchas.
A Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo), a CERCICA – Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Cascais e a Câmara Municipal de Évora inauguram ‘Até ao Ar Livre’, exposição de obras de Mariana Teixeira, dia 18 de junho, pelas 18h, na Galeria n.º 1 (Praça do Giraldo), em Évora.
A Assembleia Municipal de Borba reúne este sábado, 18 de junho, às 10 horas, em sessão ordinária, no Pavilhão de eventos do município.
Até sábado, o Convento de São Francisco torna-se palco das Noites Curtas, um evento teatral, promovido pelo Projeto Ruínas, inserido na programação da Preocupada, das Oficinas do Convento.
As Piscinas Recreativas Municipais de Montemor-o-Novo abrem dia 21 de junho de 2022. Para que tal seja possível, é necessário um esforço por parte de diversos serviços da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo para que tudo esteja pronto para receber os muitos visitantes deste equipamento. Fundamentais são também todos os trabalhadores e trabalhadoras que irão trabalhar neste equipamento Municipal.
Ao longo de cerca de 3 meses, várias dezenas de milhares de visitantes vão perder-se em horas de lazer e contentamento, nas nossas Piscinas Recreativas, cujo encerramento está previsto para 10 de setembro de 2022.
O Dia da Gastronomia Sustentável celebra-se este sábado, dia 18 de junho, entre as 8 horas e as 13 horas, no Mercado Municipal, uma iniciativa integrada na SMEA – Semear em Montemor Estratégia Alimentar, promovida pela Câmara Municipal da cidade.
O Festival Contra-Corrente regressa agora a Montemor-o-Novo com uma programação dedicada em especial aos jovens, onde para além da programação musical, contará ainda com exposições, feiras, biblioteca itinerante e desporto.
O Clube de Automóveis e Motas Antigas de Montemor-o-Novo assinala esta quinta-feira, dia 16, os seu 15º aniversário.