Pina Polar leva circo a Foros de Vale de Figueira

Pina Polar leva uma Oficina de Circo e Animação à Escola Primária dos Foros de Vale de Figueira, amanhã, às 14 horas.

Pina é pedagoga de circo e nesta oficina a artista visita as escolas com a personagem de palhaço Pina e desenvolver algumas brincadeiras com crianças a fazer malabarismo, hulahoops e fazer algumas animações.

A atividade decorre no âmbito das celebrações do Dia Mundial da Criança, no concelho de Montemor-o-Novo e destina-se ao público escolar

Radar 360° fez “A Feira” em Montemor-o-Novo

A companhia Radar 360° fez acontecer “A Feira”, a 28 de maio, junto à Praça de Touros de Montemor-o-Novo, com duas sessões absolutamente fantásticas, de um espetáculo de artes de rua, inspirado nos fluxos nómadas e itinerantes das Festas e das Romarias, e das Histórias das suas gentes.

Para a Companhia Radar 360º, “as gentes e as histórias locais são uma imensa fonte de inspiração” e, desta forma, estas sessões em Montemor contaram com a participação do Grupo Motard de Montemor-o-Novo, Theatron – Associação Cultural, Filhoses de Cabrela e Doces da D. Emília (Escoural).

Quem viveu esta Feira refere que “foi belíssimo, maravilhoso! Para além da vossa arte inquestionável, brilhou o amor com que trabalham e com que envolveram as gentes e a história locais”. Este testemunho diz tudo e muito do que foi este serão!

Este espetáculo é uma coprodução da companhia Radar 360° com a Artemrede, e resulta numa experiência imersiva que percorre 12 dos municípios da rede: Abrantes, Alcanena, Alcobaça, Almada, Montemor-o-Novo, Montijo, Palmela, Pombal, Santarém, Sobral de Monte Agraço, Tomar e Torres Vedras. A Feira tem Direção Artística de Julieta Rodrigues e inclui um documentário cinematográfico sobre todo o processo de criação da autoria de Patrícia Poção.

Patrem Meum ganha prata no Concurso de Vinhos de Portugal

O vinho Patrem Meum, uma produção da empresa montemorense RM Vinhos, ganhou uma medalha de prata no Concurso de Vinhos de Portugal, ficando entre os melhores vinhos do país.

A CEO da empresa, Joelma Rodrigues Santanita, revela que este vinho é “o nosso cartão de visita, foi na nossa primeira colheita, em 2018, quando iniciámos com colheita própria”, acrescentando que “foi um vinho muito particular porque colhemos três vezes porque desejávamos um melhor vinho, naquele ano”, realçando as dificuldades dessa colheita pois, “as uvas não amadureceram tão bem, mas aquelas que amadureceram tinham características extraordinárias” explica.

Este vinho foi colocado “na melhor barrica que havia na adega, carvalho francês”, tendo ficado lá “por 24 meses, na barrica, depois ficou 12 meses na garrafa repousando”, para mais tarde, ir para o mercado.

Joelma Rodrigues Santanita explica que “Patrem Meum vem do latim e quer dizer “meu Deus, meu pai””, uma expressão muito utilizada na igreja Católica, estando também a cor da garrafa relacionada com este lado litúrgico.

Assim, a CEO da empresa revela que “a primeira garrafa foi entregue “ao Papa antes mesmo de sair para o comércio, a dia 8 de junho de 2019”, ficando desta forma conhecido como o Vinho do Papa.

Patrem Meum, segundo Joelma Rodrigues Santanita, este “não é um vinho que vamos colocar muito em concurso, porque esse tipo de vinho não se pontua”, acrescentando que “para nós foi gratificante, num concurso como este da Vinhos Portugal, em que concorreram mais de 500 produtores, ficarmos nos 30% delegados”, adianta.

Patrem Meum é fruto da união da natureza e do homem, com inspiração divina. É inspirado na figura paterna na sua verdadeira essência. Uma homenagem a todos os pais pela dedicação e amor aos seus filhos.

Torneio de Seleções Regionais Femininas de Andebol em Montemor-o-Novo

A Fase Final do Torneio de Seleções Regionais de Iniciados Femininos – Grupo B, onde participaram as seleções de Santarém, Algarve e Setúbal decorreu durante o dia de sábado, 28 de maio, no Pavilhão Gimnodesportivo de Montemor-o-Novo.

A iniciativa foi organizada pela Associação de Andebol de Setúbal e pela Federação de Andebol de Portugal e contou com o apoio da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo.

Segundo Roteiro Literário visitou localidades do concelho de Montemor

No passado dia 28 de maio, um grupo de viajantes oriundos de várias localidades deslocou-se desde a sede da Fundação José Saramago, em Lisboa, à cidade de Évora e daí para várias localidades do concelho de Montemor-o-Novo para conhecer algumas referências históricas da obra Levantado do Chão, assim como alguns apontamentos biográficos do autor José Saramago.

O percurso passou pela Biblioteca Pública e pela Arena de Évora, seguiu para Santiago do Escoural, São Cristóvão, São Geraldo e terminou no Ciborro.

O próximo percurso, “José Saramago em Monte Lavre”,  acontece no dia 25 de junho, em Lavre.

Mês da Juventude e do Desporto em junho em Borba

A Câmara Municipal de Borba organiza, com a colaboração de diversas instituições do concelho, o Mês da Juventude e do Desporto, entre os dias 1 e 26 de junho, numa programação muito variada.

Na quarta-feira, dia 1, a comemoração do Dia Mundial da criança é no Largo da Fonte das Bicas. No dia seguinte, decorre um workshop sobre sexualidade, da responsabilidade da Saúde Escolar.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Para sexta-feira dia 3, está marcada a gala Somos Borba, do Sport Clube Borbense, no Pavilhão de Eventos, que inclui festa durante a noite. A 4 de junho, sábado, tem lugar o Torneio Cidade de Borba, numa organização do Sport Clube Borbense, com sunset e festa durante a noite. O domingo 5 de junho é dominado por duas ações: mega aula de zumba e o fim de semana da juventude, no Largo da Fonte das Bicas.

A 10 de junho, feriado nacional e sexta-feira, há Lés-a-Lés, no Largo da Fonte das Bicas, sardinhada da Associação de Dadores Benévolos de Sangue da Orada e garraiada do Grupo Recreativo e Cultural das Festas de São Tiago e Rio de Moinhos. No sábado, dia 11, há treino militar e atividades radicais do Regimento de Cavalaria nº 3 (Estremoz) e sardinhada do Centro Cultural e Desportivo da Matriz, Borba Compassiva e Junta de Freguesia da Matriz.

Nos dias 17, 18 e 19, de sexta-feira a domingo, há as comemorações dos 367 anos da Batalha de Montes Claros. A 19 de junho, domingo, decorre o passeio pedestre Memórias de Montes Claros.

Na segunda-feira, dia 20, começa a ser disputado o Torneio de Futsal Cidade de Borba. Na sexta-feira, 24 de junho, há uma sardinhada do Sport Clube Borbense e da Junta de Freguesia de São Bartolomeu e o Baile de Finalistas no Pavilhão de Eventos. No sábado dia 25, decorre a sardinhada da Associação Jovem da Orada e da Junta de Freguesia da Orada. Por fim, no fim de semana de 25 e 26 de junho, sábado e domingo, realiza-se o passeio de cicloturismo para sócios do 33cl Bike.

[/shc_shortcode]

Resgate de Milhafre Preto em Montemor-o-Novo

O Comando Territorial de Évora, através do Núcleo de Proteção do Ambiente (NPA) de Montemor-o-Novo, no dia 28 de maio, recolheu um Milhafre Preto, Milvus migrans, na localidade de Fazendas do Cortiço, no concelho de Montemor-o-Novo.

Foi possível apurar-se que a ave encontrava-se dentro de uma piscina privada, tendo sido resgatada pelos elementos no NPA.

A ave foi entregue na Liga de Proteção da Natureza (LPN) em Évora, para tratamento, recuperação e posterior devolução ao seu habitat natural.

A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de eventuais situações de maus-tratos ou abandono. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.

Município de Montemor apoia centro de psicologia clínica

O Município de Montemor-o-Novo considera que “as iniciativas empresariais de natureza económica, capazes de contribuir para o desenvolvimento e dinamização do concelho, são importantes e essenciais”.

Assim, o Eixo 7 do Programa “Mor Solidário – Apoio à Instalação de Pequeno Comércio e de Serviços de Proximidade” tem o objetivo de incentivar o dinamismo empresarial local e a finalidade de propiciar a criação de emprego e estimular a fixação da população.

Neste âmbito, foi assinado a 30 de maio, pelo presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, e a empresária Ana Rute Rodrigues, o contrato de apoio financeiro municipal, num montante de oito mil euros, para a instalação de um Centro de Desenvolvimento e Bem-Estar na área da psicologia clínica. O Município de Montemor-o-Novo deseja “um bom e profícuo trabalho” a Ana Rute Rodrigues.

Feira de Maio tem tudo para crescer

A Feira de Maio, que se perdeu no tempo e regressou agora, numa iniciativa da APORMOR, com o apoio do Município de Montemor-o-Novo, realizou-se no passado fim de semana, dias 27 a 29.

O evento incluiu exposição de ovinos e bovinos, música, demonstração de cães pastores, provas de vinhos e produtos locais, poule de obstáculos e corrida de touros.

Foi também durante a Feira de Maio, mais precisamente na manhã de sábado, dia 28, que foi assinado entre a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e a APORMOR o Protocolo referente à Feira da Luz/Expomor 2022.[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Na sexta-feira, dia 27, teve lugar a sessão solene de abertura da Feira de Maio que, para além do presidente da APORMOR, Joaquim Capoulas, contou com as presenças de Olímpio Galvão, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Carmen Carvalheira, presidente da Assembleia Municipal de Montemor-o-Novo, e do vereador António Pinto Xavier.

Joaquim Capoulas explicou que a Feira de Maio é uma reedição, nos tempos modernos, da antiga Feira de Maio, uma Feira que representava muito para o concelho, onde se vendiam produtos do campo, animais e também onde as gentes do campo compravam aquilo que lhes fazia falta para as suas tarefas. Para o Presidente da APORMOR, sendo esta uma parceria com a Câmara de Montemor, “é muito importante estarmos próximos do Poder Local”, garantindo que “iremos trabalhar todos juntos na valorização do nosso concelho e do nosso tecido económico”, até porque “o trabalho em conjunto resulta sempre muito bem”.

António Pinto Xavier felicitou a APORMOR pela coragem que teve nesta organização, com a alteração de estatutos, afirmando-se defensora, protetora e promotora das tradições do mundo rural e da economia do mundo rural. O vereador considera que “esta edição é um ano zero, de lançamento”, referindo que acredita que “a Feira de Maio pode voltar a ser uma grande Feira como já foi”, acreditando igualmente que “há muito potencial, até porque esta Feira tem uma ligação muito forte à nossa cultura, às nossas tradições, e acredito que as pessoas vão corresponder bem e que nas próximas edições ela vai crescer e somar muito mais associações e empresas”.

Olímpio Galvão revelou sentir um “grande orgulho em participar na abertura da Feira de Maio, neste que é o ano zero de uma Feira que se quer grande e tem tudo para correr bem e ser maior nos próximos anos, com as coisas a ser mais bem pensadas”. Segundo o Presidente de Câmara, a Feira “tem tudo para ser um bom evento em Montemor, dos produtos locais, dos produtos endógenos, da cultura montemorense”. Olímpio Galvão acredita também, que nas próximas edições, “quando a Câmara Municipal tiver um pouco mais de folga orçamental, iremos ter aqui uma grande mostra daquilo que é o mundo rural, do que é viver no Alentejo, a nossa identidade, a nossa qualidade de vida, a qualidade dos nossos produtos”, em suma, este evento “tem tudo para crescer e para ser um grande evento a nível regional e a nível nacional”.

Também presente na abertura da Feira esteve Carmen Carvalheira, que referiu que “todos juntos podemos fazer um trabalho muito produtivo, colocando Montemor no topo e nos exemplos de boas práticas”.

Após 3 dias de Feira de Maio, o balanço foi positivo, celebrando-se o que de melhor se produz no concelho de Montemor-o-Novo, nomeadamente através da II edição Montemor Golden; houve espaço para o debate e troca de ideias, como é exemplo a conferência sobre “O Agroalimentar como condição essencial de Soberania”; e momentos de animação e lazer, como foram as noites de música, a Demonstração de Cães Pastores, a Poule de Obstáculos e a Corrida de Touros.

[/shc_shortcode]

 

Reações alérgicas no programa De Boa Saúde

As reações alérgicas são respostas inadequadas do sistema imunológico a uma substância que normalmente é inofensiva. Geralmente, “as alergias causam tosse, nariz a pingar, comichão ou olhos a chorar”, de acordo com o médico Pintão Antunes.

O médico explica, na edição desta semana do programa De Boa Saúde, que “a reação alérgica manifesta-se consoante a zona do corpo onde acontece. Se uma pessoa for picada por uma abelha, por exemplo, causa reação nessa zona. No entanto, o organismo pode reagir de diversas dimensões, podendo inclusive ser muito grave e mortal”.

Conhecer os diferentes sintomas de uma reação alérgica leve ou aguda pode fazer toda a diferença para o doente, sobretudo se estivermos a falar de um choque anafilático. O tempo de reação é extremamente importante em casos graves de asma ou anafilaxia, pois alguns minutos e uma ação correta salvarão a vida da pessoa se esta correr perigo.

Vila de Cabrela tem aulas de ioga gratuitas

A Junta de Freguesia de Cabrela, no concelho de Montemor-o-Novo, está a promover aulas de ioga, de forma gratuita, que acontecem todas as semanas, na terça-feira, no primeiro andar da sede da Junta de Freguesia.

Segundo Paula Martins, presidente da Junta de Freguesia de Cabrela, adianta que esta é “uma parceria com a professora Cândida, o horário ainda não é muito apetecível para quem trabalha”, no entanto, “existe uma possibilidade de daqui a dois ou três meses, essa mesma aula passar para o final do dia, ou até de se fazer duas turmas”.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas para os contactos da Junta de Freguesia.

Núcleo Museológico de Viana distinguido com menção honrosa nos Prémios APOM

O Núcleo Museológico do Concelho de Viana do Alentejo foi distinguido com uma menção honrosa pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM) 2022, numa cerimónia que teve lugar no passado dia 27 de maio, na Academia Militar, na Amadora.

A distinção, na categoria “Transporte de Património”, foi atribuída pela forma exemplar como foi executado o transporte do pelourinho de estrela-menir para o Núcleo Museológico do Concelho de Viana do Alentejo.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Na cerimónia estiveram presentes o chefe de gabinete do presidente da Câmara, Eduardo Luciano, o arqueólogo e historiador Francisco Baião, a professora Joana Baião e Joaquim Fonseca.

De salientar que o Núcleo Museológico está instalado no piso térreo dos antigos Paços do Concelho, na Praça da República, em Viana do Alentejo, em três pequenas salas que outrora albergaram a prisão concelhia.

A primeira exposição do Núcleo Museológico incide no património arqueológico identificado até ao momento e recolhido em todo o concelho, proveniente das várias intervenções de requalificação patrimonial e urbanística, realizadas pela Câmara desde 2013, bem como dos trabalhos de prospeção do território, efetuados no âmbito da Carta Arqueológica do Concelho de Viana.

[/shc_shortcode]

Colisão na EN18 provoca um ferido grave e dois feridos leves

Foto: Hugo Jordão

Uma colisão entre três veículo ligeiros de passageiros e um ligeiro de mercadorias provoca dois feridos leves e um ferido grave, na Estrada Nacional (EN) 18, perto do entroncamento para a Barragem do Monte Novo, entre Évora e Reguengos.

O alerta foi dado às 9.10 horas, tendo estado no local um total de 19 elementos e oito viaturas, entre Bombeiros Voluntários de Évora, GNR de Évora e a VMER.

Segundo informação avançada pelo Comando Distrital de Operações de Socorro de Évora, os feridos foram encaminhados para o Hospital do Espírito Santo, em Évora.

Marca promove Peddy Paper para celebrar o Dia Mundial dos Vizinhos

A Celebração do Dia Mundial dos Vizinhos irá ser assinalada em Montemor-o-Novo, no dia 31 de maio, às 18 horas, com começo no Largo das Palmeiras em Montemor-o-Novo, com um Peddy Paper a pensar na comunidade local.

Esta iniciativa, tal como explica Rosa Coelho, vice-presidente da Marca – adl, tem como objetivo a aproximação dos moradores do centro histórico, o combate ao isolamento entre a população envelhecida e a promoção de valores como o respeito, a cooperação e a solidariedade. Nesta atividade, “através de um conjunto de questões e desafios será possível conhecer melhor o centro histórico da cidade”, explica Rosa Coelho, alertando ainda para “questões ambientais, nomeadamente para as questões climáticas e também para a escassez do recurso água, na nossa região”.

Apesar de as inscrições serem obrigatórias, quem quiser participar pode aparecer, hoje, às 18 horas, no Largo das Palmeiras e realizar inscrição no local para participar neste evento. Rosa Coelho refere ainda que as questões feitas neste Peddy Paper terão todas a ver com o património do Centro Histórico e com o ambiente

Integrada no projeto Verde Bairro – sensibilização ambiental e dinamização social no Centro Histórico de Montemor-o-Novo, a iniciativa é coordenada pela Marca ADL, em parceria com a União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras, Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e Oficinas do Convento.