O Município de Montemor-o-Novo e a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), assinaram esta quarta-feira, 25 de maio, no Auditório Municipal Augusto Cabrita, no Barreiro, uma Declaração de Compromisso para Adaptação e Mitigação das Alterações Climáticas, em particular no que se refere aos serviços de águas, para garantia das gerações futuras. A concretização desta assinatura, que surgiu a convite da APDA, foi realizada pelo Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão.
A APDA é uma organização da sociedade civil com mais de 30 anos que representa e defende os interesses dos agentes responsáveis pelos sistemas de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais, bem como de todos os demais intervenientes neste domínio.
Os principais objetivos desta Comissão, como a própria denominação indica, consistem na promoção e sensibilização para o tema das alterações climáticas e na disponibilização aos serviços de abastecimento de água e de saneamento e à comunidade em geral, de informações e ferramentas para que estes serviços melhorem os modelos e a capacidade de resposta e de adaptação aos efeitos das alterações climáticas.
A importância capital do setor da água ficou refletida em 2010, quando a ONU declarou o abastecimento e o saneamento como um Direito Humano, incluindo-os em 2015 na Agenda 2030 como o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 6.
Neste âmbito, e em linha com o Acordo de Paris, Pacto Ecológico Europeu, Nova Estratégia da União Europeia para as Alterações Climáticas, onde se inclui a nova Lei Europeia do Clima, entre outros instrumentos europeus, também já implementados em Portugal, a APDA está a convidar os Municípios e Entidades Gestoras para assinatura da “Declaração de Compromisso para Adaptação e Mitigação das Alterações Climáticas nos Serviços de Águas”.
Este documento, indo ao encontro dos referidos objetivos definidos nas várias estratégias europeias e nacionais, visa o compromisso de todos os envolvidos na implementação de medidas de adaptação e mitigação, entre as quais se destacam as relacionadas com a economia circular e a melhoria da eficiência hídrica e energética, bem como as que visam reduzir a vulnerabilidade atual e futura aos efeitos das alterações climáticas.


A companhia belga Mossoux-Bonté apresenta hoje no 14º Encontro Internacional de Marionetas, com o espetáculo “Whispers”, às 21.30 horas, no Cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo.
A Festa da Flor, no Montijo, regressa em 2022, no seu habitual formato, com algumas novidades e surpresas para toda a família.
O Andanças está de regresso este verão. O festival vai renascer em Campinho, no concelho de Reguengos de Monsaraz, para quatro dias de muita música e dança, num reencontro de culturas, com organização da Pé de Xumbo. Os primeiros bilhetes gerais, com desconto, já se encontram disponíveis 
A Feira de Maio regressa a Montemor-o-Novo nos próximos dias 27, 28 e 29, de sexta-feira a domingo, numa organização da 
O National Geographic Summit está de volta a Lisboa e no decorrer de “Um dia para mudar os próximos”, entre palestras e debates liderados por nomes reconhecidos na área da investigação, a Delta Cafés irá proporcionar a todos os visitantes a oportunidade de experimentarem e saborear o café preferido dos portugueses inspirando para uma maior consciência para mudar o ambiente.
Os Bonecos de Santo Aleixo vão regressar, na próxima sexta-feira, dia 27, a Rio de Moinhos, no concelho de Borba.
Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços está esta sexta-feira, dia 27, pelas 11 horas, de visita à Estação Náutica de Avis.
Está a decorrer até ao final do mês, em Arraiolos, o Mês do Coração, que conta com várias atividades desportivas e no âmbito da saúde, para todas as idades.
Hoje no 14º Encontro Internacional de Marionetas a companhia francesa Mecanika apresenta “Pour Bien Dormir”, um espetáculo que se destina ao público infantil.