13º Encontro Internacional de Marionetas em Montemor-o-Novo

As marionetas estão regresso a Montemor-o-Novo, com o 13º Encontro Internacional de Marionetas, promovido pela Associação Cultural Alma d’Arame. Este é um festival que une o tradicional, com o contemporâneo.

Ao longo deste dias estarão presentes doze companhias e coletivos, onde podem ser vistos 21 espetáculos de marionetas, com dança, música, artes visuais, em apresentações transdiscplinares.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Este é um evento internacional que une Montemor-o-Novo a países como Bélgica, França, Peru e Brasil. Para além das apresentações habituais estão programados dois workshops para a comunidade escolar, uma masterclass para profissionais ou interessados no trabalho do corpo como meio dramático, um concerto e uma exposição.

Haverá ainda uma extensão deste espetáculo no Teatro Ibérico, em Lisboa, com a apresentação de quatro performances e um concerto na aldeia de Casa Branca, na freguesia de Santiago do Escoural.

As restantes atividades realizam-se no Cineteatro Curvo Semedo, na Sociedade Filarmónica Carlista, no Agrupamento de Escolas, no Mercado Municipal, no Espaço da Alma d’Arame e no Parque Urbano.

[/shc_shortcode]

“Maio, Mês do Coração” assinalado em Reguengos

A Unidade de Cuidados na Comunidade Almoreg e o Município de Reguengos de Monsaraz vão assinalar no dia 26 de maio o mês do coração com atividades no Parque da Cidade. Assim, pelas 10h, haverá uma aula de ginástica pelos professores de educação física da autarquia e em seguida a enfermeira Clara Lourenço, coordenadora da UCC Almoreg, vai realizar uma sessão de meditação.

O grupo dos Seniores a Mexer vai participar nas atividades, podendo juntar-se todas as pessoas interessadas em desenvolver estas iniciativas que contribuem para a sua saúde. As atividades estão integradas na iniciativa “Maio, Mês do Coração”, da Fundação Portuguesa de Cardiologia, que visa alertar a população ao longo do mês para a problemática das doenças cardiovasculares.

Esta iniciativa é dedicada todos os anos a pelo menos um fator de risco e pretende incentivar as pessoas a terem um estilo de vida saudável e com atividade física. Este ano é dedicada às alterações climáticas na saúde cardiovascular.

“Ginástica de Manutenção” para idosos a decorrer em Cabrela

Está a decorrer na vila de Cabrela, “Ginástica de Manutenção”, atividades físicas para idosos, que são disponibilizadas de “forma gratuita, duas vezes por semana”, na Casa do Povo de Cabrela.

A presidente da Junta de Freguesia de Cabrela, Paula Martins, adianta que esta é uma atividade que “permite aos seniores que tenham o seu momento de desporto e de lazer”, ajudando à saúde física e mental, sendo que as sessões acontecem duas vezes por semana, na Casa do Povo de Cabrela.

Esta é uma atividade que “tem sido muito bem sucedida”, segundo a presidente da Junta,  tendo “pelo menos 20 pessoas, que aproveitam essas aulas gratuitas”.

As atividades desportivas destinam-se ao público sénior, sendo totalmente gratuitas.

Rádio ELVAS promove festa do Sericaia no dia 28

A Rádio ELVAS vai organizar a Festa do Sericaia, um evento de cariz solidário, no Coliseu Comendador Rondão Almeida, no dia 28 de maio, sábado, a partir das 15 horas.

A Festa terá duas vertentes: a escolha do melhor Sericaia e um espetáculo com artistas de Elvas.

Todas as pessoas podem participar com um Sericaia, estando a ficha de inscrição gratuita disponível no site, em radioelvas.com, e nos estúdios da Rádio ELVAS, na Rua dos Chilões, nº 1.

No palco do Coliseu, haverá atuações dos artistas Manuel Fria, Jorge Goes, Olinda Moriano, Raquel Guerra e dos Grupos Voz Amiga da Terrugem, Roncas de Elvas e de Cantares de São Vicente e Ventosa.

Para assistir ao espetáculo podem ser adquiridas pulseiras de acesso ao recinto no valor de cinco euros, uma vez que o evento é solidário, tendo como objetivo a aquisição de equipamentos para os Bombeiros Voluntários de Elvas.

Esta quarta-feira as Marionetas invadem Montemor-o-Novo

Montemor-o-Novo recebe pela 13ª vez o Encontro Internacional de Marionetas, na quarta-feira, uma iniciativa promovida pela Alma d’Arame, que promete animar todo o concelho.

Amândio Anastácio, diretor desta associação cultural explica que “o Encontro é de 25 de maio a 5 de junho, vai acontecer no Cineteatro Curvo Semedo, na nossa sede, no Espaço da Alma d’Arame, na Sociedade Carlista e vamos ter uma extensão ao Teatro Ibérico e vamos estar também na freguesia de Santiago do Escoural, na aldeia de Casa Branca ”.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Este é um evento internacional que conta com artistas, para além de Portugal, “de França, Bélgica, Peru, Brasil”, contando este ano com uma programação vasta e com diferentes abordagens ao mundo da marionete, desde o mais tradicional, ao mais moderno.

Este ano a novidade, neste encontro de marionetas é a programação que acabou por ser alargada ao público escolar, “com workshops, com vários espetáculos, com vários espetáculos para o público escolar.

Amândio Anastácio deixa o convite “à população para que venham assistir ao espetáculo”.

O 13º Encontro Internacional de Marionetas conta com um vasto programa que será apresentado pela cidade de Montemor-o-Novo e freguesias, sendo possível assistir a workshops e concertos.

Dia 25 de maio as marionetas regressam a Montemor-o-Novo, pela Associação Cultural, Alma d’Arame.

[/shc_shortcode]

“Estamos a preparar um grande festival” do Crato, garante Joaquim Diogo

A edição deste ano do Festival do Crato, que acontece entre os dias 23 e 27 de agosto, promete muita animação, sendo que já foram divulgados alguns dos nomes dos artistas que compõem o cartaz do evento: Miguel Araújo e convidados (Ana Bacalhau, António Zambujo e César Mourão), Dino d’Santiago, The Happy Mess e Gabriel O Pensador, com o convidado especial Carlão.

Segundo o presidente da Câmara do Crato, Joaquim Diogo, estão a ser pensadas “novas as metodologias de segurança”, para o recinto, tendo em conta a pandemia, para que este possa acolher as pessoas com “a maior dignidade”, assegurando ainda que está a ser preparado “um grande festival”. “As pessoas têm muita ânsia de, ao fim de dois anos, poder estar juntas e de festejar e esperemos que haja condições para que assim seja”, comenta.

Quanto aos concertos, Joaquim Diogo revela que o espetáculo de Miguel Araújo, será “único”, entre a música e alguma diversão e humor. Dino d’Santiago, por sua vez, “muito referenciado”, por esta altura, “acabou de ganhar um prémio, sendo um dos melhores autores do nosso país”. Gabriel O Pensador, para além de “uma referência”, é muito acarinhado pelos festivaleiros, que apresentará um espetáculo também único.

O autarca adianta que, dentro em breve, começarão a ser desvendados os artistas internacionais que participarão este ano no Festival do Crato. “Será uma surpresa para muitos e, este ano, há uma grande aposta em trazer uma vertente internacional a este festival, que é um dos maiores do país e que já começa também a ganhar raízes internacionais”, assegura Joaquim Diogo.

Quanto ao espaço do festival dedicado ao artesanato, Joaquim Diogo revela que haverá, para além de um restaurante oficial, tasquinhas e um segundo palco, onde a música e a cultura do Alentejo estarão em destaque. “Este ano pretendemos fazer uma homenagem a todas aquelas dinâmicas do Alentejo que foram consagradas como Património da Humanidade e que será uma novidade, dentro do espaço de artesanato”, revela ainda o autarca.

Já os campistas vão poder começar a conviver ainda antes do arranque do festival: “no domingo antes do arranque do festival, já vamos ter dinâmicas próprias direcionadas para estes visitantes, que vão estar connosco cerca de uma semana”.

“Armado em Palhaço” na Oficina da Criança com mais uma atividade

A Oficina Criança em Montemor-o-Novo começa hoje mais uma atividade, “ Armado em Palhaço”, que pretende explorar a parte mais cómica da personalidade de cada jovem.

Maria Galego, coordenadora do Espaço da Oficina da Criança explica que esta é “uma oficina de clowning e de emoções, dinamizado pela Catarina Caetano”, sendo uma proposta de iniciar “a procura do palhaço de cada criança, na exploração das características físicas e psicológicas”.

Para além destas propostas, as crianças vão explorar ainda “como é que o palhaço pode falar, pensar, como se movimenta”, adianta a coordenadora, descobrindo assim uma nova forma de comunicação.

Esta atividade é livre, acontece na Oficina da Criança, a partir de hoje e até dia 27 de junho. A oficina destina-se a crianças dos 6 aos 14 anos, sendo totalmente gratuita. Acontece das 16 horas às 17.30 horas e contará com uma apresentação pública final.

Alice Robbe vence 19ª edição do Montemor Ladies Open

A tenista francesa Alice Robbe, sagrou-se, ontem, domingo, 22 de maio, vencedora da 19.ª edição do Montemor Ladies Open, ao derrotar na final a turca, Pemra Ozgen, por claros 6-1 e 6-2.

Muito forte desde o primeiro ponto do encontro, Robbe, de 22 anos, esteve sempre no comando das operações, impedindo que a experiente Ozgen, de 36 anos, não conseguisse entrar sequer em jogo.

Perante um número considerável de adeptos nas bancadas do Clube de Ténis de Montemor-o-Novo, a jovem gaulesa foi deliciando os presentes com um ténis ofensivo e pontos de belo recorte técnico.

Este foi o primeiro título da carreira de Alice Robbe, que espera regressar no próximo ano para defender o troféu conquistado: “Fui melhorando a minha prestação ronda a ronda e consegui superar os objetivos que tinha para este torneio. Fui muito bem recebida e sinto-me em casa, em Portugal”, declarou, no final, a tenista que vai ascender algumas posições no ranking mundial.

A prova fica igualmente marcada pelo triunfo das irmãs Francisca e Matilde Jorge na final de pares.