A 12ª edição da Festa dos Contos começa hoje, em Montemor-o-Novo, com uma programação que decorre até sábado, promovida pela Trimagisto.
Carlos Marques, diretor artístico da Trimagisto explica que “este já se realiza há 13 anos, embora esta seja a 12ª edição, teve um ano de paragem, apenas pela pandemia”, sendo totalmente gratuito e que “tenta tratar da palavra como uma espécie de defesa da condição humana”, numa altura em que o contexto mundial é delicado. Segundo o diretor artístico este é “um festival da palavra cantada, da palavra poética, da palavra dita e da palavra também omitida”, acrescenta.
A programação é vasta, estando planeado, para hoje, às 21 horas, no Pátio dos Contos, na Biblioteca Municipal da cidade, “Livre Canto”, com Pedro Moreira e Lúcia Caroço e de seguida, Stand Up Comedy com Pedro Luzindro. Carlos Marques acrescenta que as apresentações acontecem “na Biblioteca Municipal, no Mercado Municipal e também no Cineteatro Curvo Semedo”, adiantando ainda que para os restantes dias estão programadas atividades como “stand up comedy, stand up poetry, vamos ter muita poesia, vamos ter uma romaria, pelas ruas da cidade, com imensos agentes culturais e musica, caminhando e dizendo poesia, com outras surpresas”, revela Carlos Marques.
Quanto às inscrições, o diretor artístico refere que “não é preciso inscrições, a festa é um lugar de encontro”, convidando todos a visitar “a Biblioteca, que é um lugar quentinho, um lugar onde tentaremos cuidar de toda a gente, com muito amor em volta da palavra”.
Amanhã, o dia começa às 10.30 horas na Biblioteca de Montemor-o-Novo, com várias iniciativas que se estendem até às 18 horas. A partir das 22 horas há uma romaria pelas ruas de Montemor e Stand Up Poetry. Pode ver o programa completo aqui.